sexta-feira, 15 de setembro de 2017

AMESE, EM PARCERIA COM O DEPUTADO GILMAR CARVALHO, ADENTRAM COM REPRESENTAÇÃO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, SOLICITANDO INTERDIÇÃO DA 3ª CIA/4º BPM.

Na manhã desta sexta-feira, dia 15, a AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), através da seu assessor jurídico, Dr. Márlio Damasceno, em parceria com o deputado estadual Gilmar Carvalho, adentraram com representação junto à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nossa Senhora da Glória, do Ministério Público Estadual, responsávle pela Curadoria do Controle Externo da Atividade Policial naquele município, que tem à frente o Promotor de Justiça Dr. Alex Maia, solicitando a interdição da 3ª Companhia do 4º Batalhão, face as condições degradantes e insalubres que estão sendo expostos os policiais militares que trabalham na citada unidade militar.

Na representação protocolada foram destacadas as principais irregularidades encontradas na 3ª CIA/4º BPM, quais sejam:


- Prédio extremamente velho de madeira e com buracos na estrutura, cujas divisórias são feitas de material tipo papelão/compensado;

- Local infestado por ratos e morcegos (inclusive com depósito de fezes destes animais), onde até cobra já penetrou pelos buracos na estrutura de madeira do imóvel;

- Diversas janelas velhas e quebradas;

- Vidros das janelas quebrados;

- Alojamento feminino sem banheiro e extremamente apertado; 

- Diversos locais sem iluminação;

- Mobiliário velho;

- Armários velhos e enferrujados;

- Diversos locais com fiações expostas;

- Diversos buracos nas divisórias por toda unidade;

- Banheiros apertados e em situação precária;

- Equipamentos de informática abandonados, pois o telecentro que existia para cursos foi desativado;

- Local sem muro e cerca elétrica, deixando os policiais militares vulneráveis. Só existe um muro na parte da frente da unidade e mesmo assim baixo;

- Uma única parede de alvenaria existente na unidade não foi sequer rebocada e muito menos emassada e pintada;

- Pintura do local totalmente deteriorada.

Foi destacado pelo Dr. Márlio e pelo deputado Gilmar Carvalho, de que os problemas existentes da Companhia de Glória não surgiram agora, visto que já se arrasta por mais de 05 (cinco) anos, sem que providências sejam tomadas por parte do Governo do Estado, da Secretaria de Segurança Pública e por parte do Comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe, sendo imperiosa a interdição da unidade militar, que está colocando em risco a vida e a saúde dos PMs que lá trabalham.

Junto com a representação foram anexadas fotos e vídeo que mostram as condições degratantes e insalubres da 3ª CIA/4º BPM.

Confiram abaixo o teor da representação protocolarda pela AMESE e pelo deputado Gilmar Carvalho, junto à Promotoria da Comarca de Nossa Senhora da Glória:






Matéria e imagens do blog Espaço Militar

AMESE, CORAGEM PARA DENUNCIAR E LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS MILITARES SERGIPANOS. VENHA FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA E ASSOCIE-SE A UMA ASSOCIAÇÃO QUE LUTA POR VOCÊ.

"ATÉ QUANDO O GOVERNO, AUTORIDADES E A SOCIEDADE FIRARÃO INERTES À VIOLÊNCIA QUE CAMPEIA EM NOSSO ESTADO?", QUESTIONA O DR. MÁRLIO DAMASCENO, ASSESSOR JURÍDICO DA AMESE.


Infelizmente mais um policial militar perdeu sua vida, vítima da marginalidade e da violência que campeia em nosso Estado.

Como foi agora o Sargento Djalma, também foram outros mais policiais militares e civis, além do caso da professora recentemente morta em Campo do Brito, e tantas outras pessoas anônimas da sociedade que diuturnamente são vítimas da crescente violência.

Necessário se faz uma reflexão por parte dos governantes, autoridades, inclusive do judiciário e da própria sociedade, de se indignar com a situação que estamos vivenciando no que concerne ao aumento assustador da criminalidade.

Vemos uma Polícia Militar e uma Polícia Civil com baixo efetivo, apesar do concurso realizado, que não supriu a carência das corporações, principalmente em se tratando do interior.

Segurança Pública, infelizmente, só é lembrada em período eleitoral, por isso, compete também a sociedade, cobrar, que quem elege, que sejam desenvolvidas ações concretas e planejadas, no combate à criminalidade, pois nos dias atuais, o cidadão de bem fica "preso" dentro de suas casas, com muros, grades, enquanto os marginais andam livremente.

Vivemos uma inversão de valores, onde existe direitos humanos para infratores da lei, enquanto para o cidadão de bem que é vítima, não existe qualquer direito humano, pois vira uma mera estatística na crescente violência.

Por isso deixamos as seguintes perguntas para reflexão: quem será a próxima vítima? Até quando iremos assistir a esta crescente violência e matança existente em nosso Estado sem nada fazer, ficando inertes?

Minha solidariedade aos policiais militares sergipanos, que infelizmente, perdem mais um irmão de farda para a triste e crescente estatística de policiais mortos no Estado de Sergipe, isso sem contar os inúmeros anônimos mortos diariamente, vítimas de latrocínios e homicídios.

Artigo escrito pelo Dr. Márlio Damasceno, advogado da AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe)

Para o Espaço Militar

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A AMESE AVISAM SOBRE O HORÁRIO DO SEPULTAMENTO E VELÓRIO DO SARGENTO DJALMA.


O blog Espaço Militar e a AMESE avisam que o horário do sepultamento do Sargento Djalma será às 17 horas no cemitério da cidade de Nossa Senhora da Glória, cujo corpo está sendo velado na casa da sua genitora, naquele município.

Desde já familiares e amigos agradecem a todos que comparecerem.

Matéria do blog Espaço Militar

QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA DA VIOLÊNCIA?


A violência continua devastando nosso Estado: na semana em que uma professora foi assassinada dentro das dependências de uma escola estadual, agora um Policial Militar é morto dentro de um veículo de transporte alternativo.

O Sargento Djalma, lotado na 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM, em Nossa Senhora da Glória, foi baleado por marginais ao tentar evitar um assalto a um veículo da Coopertalse, no município de Siriri. O PM foi conduzido ao Hospital João Alves na capital, mas não resistiu e veio a óbito.

A Secretaria de Segurança Pública fala em números, em investimentos, em prisões, mas o crime continua a todo vapor no Estado. O governo já solicitou o reforço da Força Nacional de Segurança, mas até agora nada mudou. Ontem foi uma professora, hoje foi um policial e amanhã? Quem será a próxima vítima da violência?

Fonte: iSergipe (Habacuque Villacorte)

SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR É MORTO APÓS SER ALVEJADO A TIROS NAS PROXIMIDADES DA VALE DO RIO DOCE NO MUNICÍPIO DE SIRIRI, DURANTE ASSALTO A VEÍCULO DA COOPERTALSE.




Lamentavelmente mais um policial militar perde a sua vida, vítima da insegurança que assola o Estado de Sergipe.

O Sargento PM Djalma, que estava lotado na 3ª CIA/4º BPM, sediada em Nossa Senhora da Glória, encontrava-se em um veículo da Coopertalse, quando nas proximidades da Vale do Rio Doce, no município de Siriri, dois marginais anunciaram assalto, tendo o militar sido alvejado pelos meliantes.

O militar foi socorrido ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), porém não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

O blog Espaço Militar e a AMESE, lamentam a morte do Sargento PM Djalma, policial correto, dedicado e comprometido, que, infelizmente, é mais uma vítima da marginalidade. O mesmo era associado da AMESE.

Rogamos a Deus que possa confortar os familiares e amigos neste momento difícil de perda.

Segundo informações preliminares levantadas pela polícia, os marginais são do município de Siriri.

Até quando policiais vão continuar morrendo, sem que nada seja feito?

Na última segunda, dia 11, o Dr. Márlio Damasceno, assessor jurídico da AMESE e o deputado estadual Gilmar Carvalho, foram recepcionados pelo Sargento Djalma, quando estiveram na Companhia de Glória, verificando as condições de trabalho dos PMs 

Matéria do blog Espaço Militar

AVANÇA PROJETO QUE MUDA COMPETÊNCIA PARA JULGAR CRIME DE MILITARES CONTRA CIVIS.


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou nesta quinta-feira (14), em votação simbólica, o polêmico Projeto de Lei da Câmara (PLC) 44/2016, que atribui à Justiça Militar competência no julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por militares contra civis, em atividades de garantia da lei e da ordem, dentre outras.

Após um ano parada na Casa, a proposta ganhou celeridade a partir de apelos do comandante do Exército, general Villas Bôas em redes sociais. Em agosto, por meio de sua conta no Twitter, o general cobrou: “A Op GLO [Operação de Garantia da Lei e da Ordem] no RJ exige segurança jurídica aos militares envolvidos. Como Cmt [comandante] tenho o dever de protegê-los. A legislação precisa ser revista”, disse.

Na mesma semana, conforme noticiou a Agência Brasil, o ministro da Defesa, Raul Jungmann também tratou do assunto em uma reunião com o presidente do Senado, Eunício Oliveira. Com a aprovação de hoje na CRE, o texto seguirá para análise no plenário da Casa com pedido de tramitação em regime de urgência.

Relatado pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS), o texto retira a cláusula de vigência, originalmente vinculada à organização dos Jogos Olímpicos, e transfere definitivamente o julgamento destes crimes do tribunal do júri para a Justiça Militar. Chaves observou que seu texto apenas reconhece uma jurisprudência já definida no Superior Tribunal Militar (STM), de que, no caso de eventuais delitos provenientes de missões de garantia da lei e da ordem, “o julgamento deve se dar no âmbito da Justiça Militar, haja vista a necessidade de se garantir aos militares uma justiça especializada e com conhecimento específico”.

Ainda pela proposta, além das missões de garantia da lei e da ordem, caberá à Justiça Militar o julgamento de delitos praticados por militares contra civis em outras situações específicas: no cumprimento de atribuições que lhes forem estabelecidas pelo presidente da República ou pelo ministro da Defesa; em ações que envolvam a segurança de instituição militar ou de missão militar, mesmo que não beligerantes; e em atividades de natureza militar, de operação de paz ou de atribuição subsidiária, realizadas em conformidade com a Constituição, o Código Brasileiro de Aeronáutica ou o Código Eleitoral.

Veto

Como o projeto foi apresentado em 2016 para assegurar que os atos praticados por militares durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 seriam da competência da Justiça militar, a dúvida era como resolver a redação do Artigo 2º que diz que a “Lei terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2016 e, ao final da vigência desta Lei, retornará a ter eficácia a legislação anterior por ela modificada”. A atualização da data poderia reenviar o texto à Câmara dos Deputados, mas para que isso não aconteça o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que se fosse retirada a emenda com a correção, o governo se comprometeria a vetar o Art. 2º. Dessa forma, segundo Jucá, prevalecerá apenas o Art. 3º: “Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação”.

Divergência

O senador Lindbergh Farias (RJ) condenou a proposta. “Eu acho que é um equívoco. Inclusive, eu queria dialogar com o pessoal das Forças Armadas. Passando isso aqui, sabe o que vai acontecer? Vão pegar os senhores para colocar em tudo que é conflito. Ao invés de a gente separar a função das Forças Armadas de força de segurança pública, a gente, ao aprovar isso, está reforçando o uso das Forças Armadas como força de segurança pública”, disse ao ressaltar que as Forças Aramadas não têm treinamento para atuar como polícia.

Na mesma linha de Lindbergh, para o ex-juiz federal e professor da Escola FGV de Direito Luciano Godoy uma legislação com essa finalidade certamente terá a constitucionalidade questionada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Esse já foi um instrumento que serviu na época da ditadura contra os civis e acho que seria um retrocesso voltar a dar essa competência à Justiça Militar em operações de segurança pública”, avaliou à Agência Brasil.

O problema todo, segundo o professor, é que as Forças Armadas não foram treinadas para serviços de segurança pública. “Essa é uma distorção no sistema. No mundo inteiro o serviço de segurança pública é da polícia. Então, você já está em um regime de exceção à regra. No caso de aprovação de uma lei como essa, seria criada uma exceção dentro da exceção e, nesses casos, não se trata de crime militar, mas de um crime civil que qualquer um pode cometer”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

CARRO CAPOTA COM DELEGADO DE POLÍCIA.


O delegado de polícia de Tobias Barreto, Fábio Alan, perdeu o controle do veículo, que capotou nas proximidades do povoado Tanque Novo, em Riachão do Dantas.

O delegado estava sozinho no veículo.

Fábio Alan Pimentel não precisou ser socorrido pelo Samu, pois sofreu leves ferimentos.

Fonte: NE Notícias

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA APREENDE ADOLESCENTES EM POSSE DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO AEROPORTO.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha efetuou nessa quarta-feira, 13, a apreensão de uma dupla de adolescentes em posse de arma de fogo no bairro Aeroporto, zona sul de Aracaju.

Durante o patrulhamento ostensivo, a equipe da RP recebeu informações que dois jovens numa bicicleta, portavam um revolver e haviam praticado alguns assaltos nas proximidades da Escola Alceu Amoroso, no bairro Aeroporto. Imediatamente, os militares seguiram ao local onde encontraram a dupla impedida pela população. Com os adolescentes foi encontrado um revolver calibre 38. O caso foi encaminhado à Delegacia do Menor para adoção dos procedimentos legais.

Fonte e foto: PMSE

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DR. JOÃO ELOY RECONHECE O BAIXO EFETIVO DA PM E DA PC DURANTE ENTREVISTA AO CIDADE ALERTA SERGIPE. SÓ NA PM, SEGUNDO ELE, SERIAM NECESSÁRIOS NO MÍNIMO MAIS 2.000 PMs PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA EM SERGIPE.


Fonte: Cidade Alerta Sergipe/TV Atalaia

Nota do blog: Parabéns ao Dr. João Eloy pela sinceridade e por mostrar a realidade da falta de efetivo na área da segurança pública.

VIOLÊNCIA ASSUSTA.

O assassinato da professora Ivânia Oliveira, em Campo do Brito, monopolizou os debates ontem na Assembleia. A deputada Maria Mendonça (PP) lembrou que “de janeiro até agora, 45 mulheres já foram assassinadas no estado”. O deputado Georgeo Passos (PT) lamentou a falta de uma política de segurança, enquanto a petista e professora Ana Lúcia disse que a violência contra a mulher começa psicologicamente e termina de forma física, brutal. É vero!

Fonte: Blog do jornalista Adiberto de Souza

EQUIPE DO CIDADE ALERTA E AMESE VISITAM A COMPANHIA DE CAATINGA.


Fonte: Cidade Alerta Sergipe/TV Atalaia

BOMBEIROS SÃO ACIONADOS PARA CONTROLAR INCÊNDIO NA VALE.

Ainda não se sabe a causa do incêndio.


Em meados da tarde desta quarta-feira (13), por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio na Vale Fertilizantes, localizada no município de Rosário do Catete. Segundo a empresa, o incêndio foi na área de filtragem da usina da unidade operacional do Complexo Mineroquímico Taquari-Vassouras. Ainda não se sabe as causas do ocorrido. 

A unidade está em funcionamento desde 1992 e é a única produtora de cloreto de potássio no Brasil, formada por um complexo que abrange mina subterrânea e usina de beneficiamento.

Em nota, a Vale afirmou que Plano de Atendimento à Emergência (PAE) foi acionado. “Foi realizada a imediata evacuação dos empregados e a produção da unidade foi paralisada. As causas do incêndio estão sendo apuradas. Não há feridos ou impactos aos empregados, prestadores de serviços e comunidades. A empresa está atuando com o Corpo de Bombeiros e tomando providências necessárias para a manutenção da segurança e mitigação de impactos”, frisou em comunicado. 

Fonte: Jornal da Cidade

4ª CIPM APREENDE DUAS ARMAS DE FOGO NA ZONA RURAL DE SIMÃO DIAS.


Policiais lotados na 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM) prenderam na tarde desta quarta-feira, 13, João de Santana, 83 anos de idade, por porte ilegal de arma de fogo. O idoso foi flagrado com uma espingarda e uma garruncha calibre 38, em uma residência na zona rural de Simão Dias.

A prisão ocorreu no povoado Paracatu e o fato foi encaminhado para o Centro Integrado em Segurança Pública (Cisp) no município de Simão Dias, onde foram realizados os procedimentos legais.

Fonte: PMSE

BPRp PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prendeu nesse domingo, 10, um homem por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Santo Antônio, zona Norte da capital sergipana.

A equipe policial realizava rondas nas imediações do mercado central de Aracaju, quando recebeu informações do núcleo de inteligência do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati), sobre um homem, em posse de uma arma de fogo, saindo de um bar próximo ao mercado central em um veículo de marca Celta, cor prata e placas KKL-0831, juntamente com mais quatro pessoas.

Na Avenida Simeão Sobral, os policiais localizaram o carro e iniciaram a abordagem, dando voz de parada, no entanto, não foram atendidos. Nas proximidades do Hospital São José, o motorista colocou um dos braços para fora do veículo, segurando uma arma, momento em que o policial efetuou um disparo atingindo o pneu traseiro do automóvel. Não conseguindo que o Celta parasse, o militar efetuou mais dois disparos em direção ao pneu dianteiro, momento em que o condutor largou a arma e parou o carro.

Todos desceram e foram identificados, sendo dois homens e três mulheres. O motorista do veículo confirmou que adquiriu a arma para matar um desafeto que estava no bar, informou ainda que havia três munições picotadas. Uma das passageiras caiu ao descer do veículo, vindo a lesionar a cabeça. O caso foi encaminhado à 3ª Delegacia Metropolitana para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte: PMSE

CABO DA PM SOFRE TIRO ACIDENTAL DE FUZIL E SE ENCONTRA NO HUSE.


Nesta quarta, dia 13, o Cabo PM Edson, lotado no BPTur, sofreu um disparo acidental de fuzil no pé, enquanto trabalhava.

O militar foi socorrido ao HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe) e encaminhado ao centro cirúrgico. Médicos da HPM foram acionados e já se encontram no HUSE prestando atendimento ao Cabo Edson.

O Comandante do BPTur, Major Jorge Cirilo, encontra-se no HUSE neste momento, prestando todo auxílio possível ao militar.

O Cabo Edson está consciente e não corre risco de morte.

Com informações de Sandoval Notícias

Matéria do blog Espaço Militar

GILMAR AFIRMA QUE SEGURANÇA E PREVIDÊNCIA EXIGE PRIORIDADE DA ALESE.


O deputado Gilmar Carvalho usou a tribuna durante a sessão na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, 12, para advertir sobre os crescentes casos de violência registrados em Sergipe. O parlamentar fez referência ao assassinato de seu tio Edson, fato ocorrido na segunda-feira, 11, em Poço Redondo. “Sou sobrinho do gerente do posto de combustíveis, Edson, que foi morto quando se dirigia ao banco para fazer o depósito da renda obtida no estabelecimento durante o final de semana”, contou Gilmar.

O parlamentar disse ainda que a cúpula da Secretaria de Segurança Pública, apesar de sofrer com a desestrutura existente no órgão, não é culpada direta pelos acontecimentos. “Segurança e previdência merecem prioridade nesta casa”, ressaltou Gilmar. Ele esclareceu que ligou para o secretário de Segurança Pública, João Eloy, solicitando que ele dispensasse a devida atenção ao caso, exatamente como faz com todos os outros acontecimentos de pessoas que ele não conhece fisicamente ou tem qualquer intimidade.

Gilmar explicou que, na segunda-feira, realizou visitas as unidades de polícia em alguns municípios sergipanos e quando chegava ao Pelotão de Glória, na Caatinga, foi informado do crime. Segundo o deputado, inicialmente a identidade da vítima era desconhecia, mas logo que tomou conhecimento da gravidade dos fatos, seguiu para Poço Redondo. “Este caso é mais uma confirmação que vivemos, um momento de instabilidade na segurança pública. Esse é o instante de maior violência da história de Sergipe. A culpa, é da expansão das drogas”, disparou o deputado, frisando que a raiz dos crimes em 90% das situações é o tráfico e uso de entorpecentes.

Ao finalizar sua fala, o deputado enfatizou que a polícia nunca prendeu tanto como agora e que a marginalidade nunca agiu com tanta violência. “Volto a dizer: temos de priorizar, na Alese, as questões relacionadas à Previdência e Segurança Pública”, concluiu Gilmar Carvalho.

Fonte: Alese

ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE ABSOLVE MAIS UM ASSOCIADO PERANTE A JUSTIÇA MILITAR.


A assessoria jurídica da AMESE, atrravés do Dr. Márlio Damasceno, advogado da área criminal, conseguiu na manhã desta quarta, dia 13, absolver mais um associado da entidade, desta feita o sargento Niceu Barroso Moura, da suposta acusação de desacato e amaeça (artigos 299 e 223 do Código Penal Militar), perante a Justiça Militar (6ª Vara Criminal), referente ao processo nº 201620600822.

Durante a instrução processual a defesa do militar alicerçou a negativa de autoria em provas escritas e testemunhais, que asseveraram que não houve a suposta prática dos delitos imputados ao acusado.

Hoje, durante a sustentação oral das alegações finais, o Dr. Márlio pugnou pela absolvição do Sargento Moura, com base no artigo 439, alínea "e", do Código de Processo Penal Militar, mostrando claramente que não restou provada as práticas delitógenas imputadas ao associado da AMESE.

Após as sustentações orais, o Conselho Permanente de Justiça Militar, fulcrado no artigo 439, alínea "e", do CPPM, por unanimidade (5x0), absolveu o Sargento Niceu Barroso Moura da imputação que pairava contra a sua pessoa.

Matéria do blog Espaço Militar
Vítima foi alvejada com três tiros na cabeça

Inicialmente o homicídio de professora está sendo investigado como execução (foto: Facebook Informações policiais)

A coordenadora do Colégio Estadual Guilherme Campos, no município Campo do Brito, identificada como Ivânia Santana Souza Oliveira, de 45 anos, foi assassinada, com três tiros na cabeça, na noite de terça-feira, 12, no estacionamento da instituição.

De acordo com as informações da assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima saía da escola quando dois homens chegaram em uma moto preta. Um deles teria se aproximado e atirado contra a educadora, que já estava dentro do seu veículo.

Os primeiros levantamentos sobre o caso foram iniciados ainda na noite de ontem, na Delegacia do município e segundo a SSP algumas pessoas já foram ouvidas. A polícia estaria tratando inicialmente como crime de execução, por conta da atuação dos criminosos, mas outras linhas de investigação não estão descartadas.

O caso está sendo investigado pela delegada Michelle Araújo, que deverá ouvir outras pessoas ao longo do dia. O corpo de Michele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) na madrugada dessa quarta-feira, 13.

Fonte: Infonet (Alcione Martins)

GRUPAMENTO MARÍTIMO DO CORPO DE BOMBEIROS REALIZA BUSCA NA CAPITAL E NO INTERIOR.

Bombeiros procuram por dois homens que teriam se afogado.

O Corpo de Bombeiros informou na tarde desta terça-feira (12), que equipes do Grupamento Marítimo realizam buscas por duas pessoas que teriam se afogado.

Segundo os Bombeiros, um homem desapareceu após entrar uma espécie de tanque, no Bairro Santa Maria, em Aracaju.

E outro caso foi registrado no município de Santa Luzia do Itanhy, onde um homem desapareceu em um dos rios que corta o município.

Fonte: G1 SE

MÃOS AO ALTO.


Mais de 100 cobradores e motoristas de ônibus da Grande Aracaju largaram os empregos com medo da violência. Segundo publica hoje o Jornal da Cidade, um dos demissionários foi ameaçado de morte após reagir a um assalto dentro do coletivo. O Sindicato da categoria informou que somente em agosto passado, 85 ônibus foram assaltados na capital e em Socorro. Misericórdia!

Fonte: Blog do jornalista Adiberto de Souza

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

ATENÇÃO ASSOCIADOS DA AMESE PARA AVISO SOBRE TROCA DO PLANTÃO DO ADVOGADO DR. MÁRLIO DAMASCENO.


A AMESE avisa aos seus associados que o plantão do Dr. Márlio Damasceno, advogado da área criminal, que seria realizado nesta segunda, dia 11, foi transferido para a próxima quarta-feira, 13, no mesmo horário de sempre, em virtude de trabalho realizado para a entidade.

Agradecemos a todos pela compreensão.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

LOROTA.

Não é verdade que a extração de petróleo das camadas de água ultraprofundas em Sergipe começará a partir de 2020. A cigana que disse isso enganou Rosman Pereira, secretário estadual do Planejamento Orçamento e Gestão. Mesmo que se recupere a médio prazo da roubalheira em que foi vítima, a Petrobras levará muito tempo para retomar o projeto de águas ultraprofundas em Sergipe. Portanto, quem sonha em dispor dos royalties desta exploração nos próximos anos, deve esperar sentado. Marminino!

Fonte: Blog do jornalista Adiberto de Souza

3º BPM DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O MÊS DE AGOSTO.




O 3º Batalhão, sediado em Itabaiana, divulga as principais ações realizadas no mês de agosto.

A intensificação das ações de policiamento ostensivo tem marcado a atuação dos policiais militares do Agreste Sergipano, com foco nas operações “Sergipe Mais Seguro” e “Saturação de Áreas Críticas”, que acontecem em dias e horários de maior probabilidade de ocorrências de delitos. A estratégia tem apresentado resultados positivos, com redução dos principais índices de criminalidade.

Foram realizadas 4.719 abordagens que resultaram nos seguintes números:
– Apreensão de 10 armas de fogo;
– Apreensão de 51 Kg de maconha, 04 kg de cocaína e 50 comprimidos de êxtase;
– Recuperação de 27 veículos com restrição de roubo/furto;
– Prisão de 39 infratores em flagrante delito;
– Confecção de 117 Relatórios de Ocorrência Policial (ROP);
– Atendimento de 6.870 chamados da população através do 190.

As ações adotadas foram planejadas pelo comando do 3º BPM em consonância com as diretrizes operacionais do Comando do Policiamento Militar do Interior e do Comando Geral da Corporação e resultaram na redução dos índices de criminalidade na região, com destaque para a redução de 42,86% no número de homicídios (em relação a agosto/2016) na área do 3º BPM e redução do mesmo percentual na cidade de Itabaiana.

No acumulado do ano, o 3º BPM apresenta redução no número de homicídios de 13,39%, em relação ao mesmo período de 2016. Já na cidade de Itabaiana, a redução no número de homicídios em relação ao ano anterior é mais robusta e representa uma diminuição da ordem de 19,72% dos homicídios no comparativo entre 2017 e 2016.

Fonte e fotos: PMSE

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A AMESE LAMENTAM O FALECIMENTO DA FILHA DO SARGENTO PINTO E APROVEITAM PARA AVISAR SOBRE LOCAL DO VELÓRIO E SEPULTAMENTO.


O blog Espaço Militar e a AMESE lamentam o falecimento da filha do Sargento PM Pinto, Juliana de Jesus Pinto. A jovem foi submetida a um transplante de coração há pouco tempo e neste último domingo foi acometida de uma parada cardíaca.

O corpo está sendo velado no velatório OSAF, situado na Rua Itaporanda, nº 436, Centro, na sala 02, pavimento térreo.

O sepultamento dar-se-á às 10:00 horas desta terça-feira, dia 05, no cemitério da Cruz Vermelha, situado na Praça Dr. Ranulfo Prata, s/n, bairro Getúlio Vargas.

Rogamos a Deus que receba a alma da jovem Juliana e que possa dar o devido conforto aos familiares e amigos por tamanha perda.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26)

Matéria do blog Espaço Militar

PRECÁRIA SITUAÇÃO DA DELEGACIA DE MACAMBIRA, CUJO MUNICÍPIO BANDIDOS EXPLODIRAM DUAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS.


Fonte: Cidade Alerta Sergipe/TV Atalaia

BANDIDOS ARMADOS FAZEM FAZEM GUARDA MUNICIPAL E SUA FAMÍLIA DE REFÉM EM NOSSA SENHORA DO SOCORRO.

O agente de segurança pública foi rendido na manhã desta segunda-feira, 04/09, no conjunto Marcos Freire em Nossa Senhora do Socorro(SE). 

Segundo informações, a vítima que é Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro chegava em sua residência saindo do plantão de serviço, quando foi rendido por dois bandidos armados.

Os assaltantes entraram na casa da vítima com armas apontadas o tempo para a cabeça da família do GM. Após aterrorizar o servidor sua esposa e sua filha em busca de arma, os indivíduos fugiram levando um colete balístico, três aparelhos celulares e um veículo Celta de cor Cinza, placa: NVK-7034.

Fonte: Coisas de Socorro

COMISSÃO APROVA INCLUSÃO DO CRIME DE ASSÉDIO MORAL NO CÓDIGO PENAL MILITAR.


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou proposta que inclui o crime de assédio moral no Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69).

Segundo o Projeto de Lei 2876/15, do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), poderá ser punido com multa e detenção de seis meses a dois anos o militar que submeter um subordinado repetidamente a tratamento degradante, cujo efeito seja a degeneração das condições de trabalho, de forma a afetar gravemente a dignidade física ou mental do militar.

Hierarquia e disciplina

O relator na comissão, deputado Rocha (PSDB-AC), recomendou a aprovação da matéria. Ele concordou com o argumento de Subtenente Gonzaga de que os militares, por serem pautados pela hierarquia e pela disciplina, são muitas vezes vítimas de assédio psicológico. “Deve-se adotar norma específica para o delito de assédio moral, trazendo para a esfera penal militar a tendência modernizante já apontada para legislação penal comum”, afirmou Rocha.

O crime de assédio moral no trabalho civil também não tem ainda uma definição jurídica específica, apesar de quem o pratica poder ser responsabilizado. Um projeto de lei (PL 4742/01) em análise na Câmara, há 16 anos, faz a devida inclusão no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

A Comissão de Relações Exteriores rejeitou dois outros projetos (PLs 4384/16 e 5719/16) que tramitam em conjunto com o de Subtenente Gonzaga e tratam do mesmo assunto.

Tramitação

O PL 2876/15 e seus apensados serão analisados ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem votados pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara

SITUAÇÃO DO GRUPAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA CIDADE DE PROPRIÁ É PRECÁRIA, DENUNCIA O BLOG ESPAÇO MILITAR E A AMESE.


Área do Grupamento do CBM de Propriá está na cor roxa

O blog Espaço Militar e a AMESE, através da sua assessoria jurídica, denunciam, mais uma vez, a situação precária que passa o Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Propriá.

Além do baixíssimo efetivo detectado (cerca de 4 a 5 BMs por dia), que é recorrente em todo estado, outro fato extremamente grave, é que a unidade de Propriá possui uma viatura ABS (Auto Busca e Salvamento), que só dispõe de 2.000 litros de água, o que é muito pouca água para se combater incêndios, até porque, a região abrangida pelo CBMSE da cidade ribeirinha, vai de Porto da Folha a Brejo Grande, o que corresponde a 21 municípios, tendo que ter também uma viatura ABT (Auto Bomba Tangue), que tem maior capacidade de armazenamento de água, para uma ocorrência de combate a incêndio.

Outro problema detectado, é a falta de EPIs (equipamentos de proteção individual), que como o próprio nome já diz, individualizado, pois tais equipamentos são compartilhados entre os bombeiros militares, o que pode gerar problemas de pele e outras doenças, como hepatite.

Além destes problemas denunciados, existem também outros fatores importantes que dificultam o trabalho dos BMs na região da unidade de Propriá, quais sejam, o não mapeamento dos hidrantes nos municípios; não possui um castelo de água (local de armazenamento) para abastecimento rápido da viatura, ficando a unidade dependente da DESO de Propriá, e em caso dos demais municípios, ficam a mercê de lagoas, açudes e tanques, contando assim com a sorte.

Espera-se que providências sejam urgentemente tomadas pelo comando do CBMSE e por parte do Governo do Estado, para que estas graves irregularidades sejam sanadas, para depois, em caso de um incêndio de graves proporções, não se venha alegar que foi uma fatalidade, pois não é de hoje que se denuncia a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, e neste particular, da unidade de Propriá.

Matéria corrida às 17:43 horas, com dados mais atualizados.


Matéria do blog Espaço Militar

INDIVÍDUO LEVA MATERIAL DE CAMINHÃO EM FRENTE À DELEGACIA.


Fonte: NE Notícias/Os Tops das Notícias

POLICIAIS MILITARES FEMININAS SÃO DESTAQUE NA CORRIDA DUQUE DE CAXIAS.



O público feminino da Polícia Militar do Estado de Sergipe foi destaque na 20ª Corrida Duque de Caxias, nesse domingo, 3, no bairro 18 do Forte. O evento, promovido pelo 28º Batalhão de Caçadores, levou ao pódio cinco integrantes da Corporação.

Centenas de corredores militares e civis tomaram conta das ruas do 18 do Forte na manhã do domingo, competindo nas modalidades 5 ou 10 quilômetros. Entre estes, cerca de 15 integrantes do Grupo de Combate ao Sedentarismo e Promoção da Saúde Física da PMSE.

PFens no pódio

Para o orgulho da PM, ao final da competição, cinco policiais femininas ocuparam o pódio nas duas categorias de prova. Assim, a sargento Genivalda conquistou o 3º lugar geral; a cabo Sueli ficou com o 2º lugar na categoria 10 quilômetros; a soldado Ana com o 3º lugar também na 10 quilômetros e a cabo Grace com o 3º lugar na categoria 5 quilômetros.

Combate ao Sedentarismo

O Grupo de Combate ao Sedentarismo e Promoção da Saúde Física da PMSE está em funcionamento desde o início do comando do coronel Marcony e oferece treinamento funcional e corrida, três vezes por semana, no Parque da Sementeira, na capital sergipana. Vale frisar que as policiais vencedoras participam do Grupo.


Fonte e fotos: PMSE

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA PRENDE HOMEM ARMADO NA ATALAIA.


Nesse domingo, 3, a Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), prendeu Vinicius Nascimento Santos, de 20 anos, portando ilegalmente uma arma de fogo e droga, na Travessa Apolinário, no Bairro Atalaia.

Durante patrulhamento ostensivo, Vinicius, ao avistar a chegada da viatura, mudou de direção onde caminhava, tentando se esconder atrás de um poste na travessa, próximo ao cemitério da localidade. Os policiais visualizaram Vinicius tirando um objeto da cintura e tentando arremessar no telhado de uma residência que estava em construção.

Na abordagem, os militares flagraram com o suspeito com uma pequena quantidade de maconha e uma quantia de R$75,00. Na busca pela residência, os policiais encontraram no telhado, uma arma tipo garrucha, sem munições, que ele havia arremessado.

Fonte e foto: PMSE

POLICIAIS MILITARES DO PCSv DO 4º BPM FRUSTRAM TENTATIVA DE SUICÍDIO EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO.



Por volta das 11h30min deste domingo, dia 03, policiais do 4º batalhão foram informados por populares que uma mulher estava tentando tirar a própria vida na rua Antônio Figueira, centro. 

Chegando ao local, familiares informaram que a senhora Vânia após tentar se enforcar com um casaco e sendo impedida por eles, agora trancada em sua casa, tentava tirar sua vida com uma faca no pescoço. 

Após isolar a área, a equipe entrou em contato com comandante do batalhão, Tenente Coronel Fábio Rolemberg, que se encontrava a passeio com sua família na cidade e de imediato se dirigiu ao local do fato para gerenciar a situação. Após quase duas horas de tentativas de demover a senhora Vânia do seu intento, e observando que ela partiria para concretizar sua vontade, o Tenente Coronel Fábio Rolemberg, aproveitando um momento de descuido, conseguiu imobilizar a mão que empunhava a faca, desarmando-a, possibilitando que o resto da equipe policial fizesse a contenção de forma segura para todos.

As negociações que inicialmente foram realizadas por policiais militares do PCSv e da 1º CIA/4º BPM, Sgts Hamilton e Ednilson, Cb Almeida, soldados Barbosa, Santos Gomes, Hector, Gonçalves e Anchieta, e posteriormente pelo TC Rolemberg, contaram também com o apoio da psicóloga do CAPS de Canindé e de pessoas próximas a vítima. 

A paciente possui transtornos psicológicos e depois de contida foi encaminhada pela equipe policial ao Hospital de Canindé para os cuidados especializados.

Fonte e fotos: 4º BPM

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O SARGENTO PM SILVANIO ALVES LIMA POR COMPLETAR MAIS UM ANO DE VIDA.



O blog Espaço Militar parabeniza o Sargento PM Silvanio Alves Lima, pelo transcurso do seu aniversário nesta segunda, dia 04, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais, dando-lhe muita paz, saúde, prosperidade e alegria ao lado dos seus familiares e amigos.

Homenageamos o amigo com a mensagem abaixo:

Caro amigo, a vida é um presente do Pai e cada aniversário é um novo começo. Desejamos que venha de Deus a mais completa renovação que ela flua interiormente e contagie a todos que tenham o privilégio de estar ao seu redor.
Faça com que cada dia seja encarado com esperança de modo que as sombras do ontem não sejam levadas para a luz do amanhã.
Um olhar amigo alegra o coração, uma boa notícia nos faz sentir bem.
Que a luz do Pai ilumine sua vida, guie seus passos e alegre seu caminho em toda sua existência. Não só hoje, mas sempre.

Matéria do blog Espaço Militar

O BLOG ESPAÇO MILITAR PARABENIZA O POLICIAL MILITAR ROBERVAL ISMERIN PELO SEU ANIVERSÁRIO.



O blog Espaço Militar parabeniza o policial militar Roberval Ismerin por completar mais um ano de vida neste domingo, dia 03, rogando a Deus que o abençoe cada vez mais, dando-lhe muita paz, saúde, prosperidade e alegria, ao lado dos seus familiares e amigos.

Prestamos esta singela homenagem ao amigo:

Como é bom compartilhar momentos especiais com uma pessoa amiga. Alguns dias são mais alegres, outros nem tanto, mas os verdadeiros amigos sempre estão ao nosso lado.
Hoje é um desses dias felizes, e o sol nasceu ainda mais radiante para saudar você pelo seu aniversário.
Se pudéssemos lhe presentear da melhor forma, o presente seria que todos os seus maiores sonhos se realizem.
Você merece tudo que há de melhor. Deus te abençoe sempre.
Mais uma vez, feliz aniversário! Muitos e muitos anos de felicidade para você.


Matéria do blog Espaço Militar

ASSALTANTES MATAM ADOLESCENTE DE 16 ANOS APÓS ELE DIZER QUE NÃO TINHA NADA PARA ENTREGAR.

Crime aconteceu no município de Japaratuba.



Um adolescente e 16 anos foi assassinado no final da tarde do sábado (2), no Povoado Encruzilhadas, localizado no município Japaratuba, região leste do Estado. Segundo o sargento José Antônio, do destacamento da Polícia Militar do município, três homens anunciaram assalto e como o adolescente disse que não tinha dinheiro, um dos assaltantes disparou um tiro nele.

A polícia disse ainda que o adolescente estava com uma irmã menor, os dois iriam desligar uma bomba d'água.

Após o disparo, os assaltantes fugiram sem levar nada. A guarnição da PM tem três policiais por dia para atender todo o município.

O sargento reconhece que têm ocorrido muitos assaltos, na maioria os bandidos levam aparelho de celular, especialmente nos povoados do município, que possuem estradas em péssimas condições o que dificulta ainda mais o trabalho policial no município.

Fonte: G1 SE

HOMENS ARMADOS EXPLODEM AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM MACAMBIRA.

População despertou na madrugada com barulho de explosivos

Explosãode caixa deixa moradores aterrorizados (Foto: Facebook Aracaju Notícias)

Homens fortemente armados explodiram duas agências bancárias na cidade de Macambira. A população, segundo a versão de uma moradora que prefere o anonimato, despertou, na madrugada desta segunda-feira, 4, com forte barulho de tiros e de explosivos. “Eles tocaram o terror como nunca visto aqui”, desabafou a moradora da cidade. “Foram muitos homens, muitos tiros e muita explosão, parecia uma guerra”, ressaltou.

De acordo com a moradora, os explosivos também atingiram imóveis vizinhos às agências bancárias e há pessoas que acordaram com o forro do quarto desabando sobre a cama, onde dormiam. Equipes das Polícias Militar e Civil estão na região, mas não há identificação de suspeitos.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que ainda nesta segunda-feira, 4, forneceria detalhes sobre a ação dos bandidos e a operação desencadeada pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil, que permanece na região.

Fonte: Infonet (Cássia Santana)

RIO: VIÚVAS SOFREM PARA RECEBER PENSÃO DE PMs MORTOS; GRÁVIDA TERÁ QUE FAZER DNA.

25.jul.2017 - Viúva de Hudson Silva relata demora para ter acesso a pensão; na foto, o enterro do PM no cemitério Jardim da Saudade, na zona oeste do Rio
Sandro Vox/Estadão Conteúdo

Além de conviver com a dor da perda, mulheres de policiais militares assassinados no Rio de Janeiro relatam dificuldade para conseguir dar entrada em pedidos de pensão. Viúvas relataram ao UOL demora de até sete meses para receber o benefício e até exigência de exame de DNA.

O Estado registrou 101 mortes de PMs neste ano -- a maioria deles foi assassinada durante a folga (40% reagiram ou foram vítimas de assalto) . As reclamações das famílias miram a burocracia e a falta de agilidade da Polícia Militar para acessar o benefício.

É o caso da designer gráfica Wania Braga, que ficou viúva há sete meses. O marido dela, o PM Artur Fernando Ribeiro Moura, vítima de uma saidinha de banco no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio, morreu em 27 de janeiro. Até hoje a família não conseguiu concluir a solicitação de pensão.

"Meu marido não se tornou policial só porque apareceu um emprego. Ele tinha vocação e foi morto. Agora, você dá entrada na documentação e o processo fica parado, pois falta alguém para carimbar e assinar. Os funcionários que têm que fazer isso são deslocados para outras funções o tempo todo, o que acaba complicando. Sempre tem alguma coisa. O sistema não funciona, alguém coloca um número errado ou morre. Aí passa para outro oficial e tem que começar tudo de novo", relata.

Desde que o marido morreu, Wania passou a ser atendida por uma psicóloga. As consultas ocorrem uma vez por semana no Batalhão da Polícia Militar da Tijuca, na zona norte do Rio, onde o policial era lotado. Apesar de o atendimento ser custeado pelo Estado, ela alega que o serviço funciona de maneira precária.

"Eu estou fazendo tratamento com uma psicóloga do batalhão, mas ela tem que se virar em mil. Ela está muito sobrecarregada. Antigamente o tratamento psicológico era oferecido em todos os batalhões. Com o corte do governo, os psicólogos que ainda restam se desdobram para dar conta de atender a todos."

Pai e marido assassinados

Moura foi o segundo policial militar da família de Wania a ser morto no Rio de Janeiro. No ano de 1983, a viúva já havia perdido o pai que era soldado da corporação. Adhemar Braga Filho foi executado em Olaria, zona norte, onde era lotado. 

"Eu tive sequelas da morte do meu pai e achava que já estava recuperada, mas agora estou passando pela mesma situação. Meu pai faleceu quando tinha 48 anos e meu marido com 47." 

O marido de Wania --o 16º PM morto neste ano no Rio-- trabalhava há 17 anos na corporação. O policial morreu no mesmo local onde nasceu, em Copacabana. O caso ainda não foi solucionado.

Governo exige DNA, diz grávida

Outra família que tem enfrentado dificuldades para dar entrada no pedido de pensão é a do soldado Samuel Oliveira da Silva. Ele foi baleado em março durante um assalto na linha Vermelha, umas das principais e mais movimentadas vias expressas do Rio.

Michele Lima está grávida de oito meses e conta que será necessário esperar o filho nascer para fazer um exame de DNA e, aí sim, dar entrada no pedido de pensão.

"O governo diz que auxilia as famílias, mas só se forem as legalizadas. As que tem a união estável não têm auxílio nenhum. Estou grávida, mas só posso dar entrada nos documentos depois do exame de DNA, então vou esperar a criança nascer para fazer o teste." 

Michele conta que, além dos gastos com a gestação, ainda precisa ajudar os pais do policial que eram dependentes dele financeiramente. 

"O que mais me revolta é que ele tinha pai e mãe que eram dependentes financeiros dele e até hoje não conseguiram receber nada. Cada certidão que você vai emitir no batalhão, tem que esperar um prazo de 30 dias. A mãe dele está entrando em depressão profunda e não consegue sequer tocar no nome do filho. Ela só chora. O pai dele teve uma isquemia cerebral e não está mais 100% consciente. Eles dependem muito desse dinheiro. Hoje sou eu quem estou ajudando eles." 

Samuel Oliveira era lotado na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Vidigal, na zona sul da cidade. O 38º agente morto no Estado estava na corporação há menos de um ano. Segundo Michele, até agora, ninguém foi identificado como responsável pela morte do marido.

Outra viúva de PM é a dona de casa Fernanda Ursolino. O marido, sargento Hudson Silva, foi baleado em um confronto no mês de julho na comunidade do Vidigal, zona sul do Rio . O PM estava há 16 anos na corporação e deixou duas filhas de oito e 13 anos. 

Abalada, ela conta que não sabe como vai arcar com as despesas a partir de setembro.

"No mês de agosto, o pagamento do meu marido chegou a cair na conta e eu consegui pagar tudo. Mas agora em setembro eu não sei como vai ser. Não tem ninguém me ajudando", disse ela, que no enterro de Hudson questionou o secretário de Segurança, Roberto Sá, sobre a violência contra os PMs. 

Fernanda foi agendada para dar entrada no pedido de pensão nesta sexta-feira (30), mais de um mês após a morte do marido.

O UOL procurou a Polícia Militar na última quarta-feira (30) sobre os problemas relatados, repetindo o contato na quinta (31) e sexta. Na sexta, a corporação orientou a reportagem a procurar a Rioprevidência, que ainda não se manifestou sobre a demora na concessão de pensões às viúvas.

Também nesta sexta, viúvas e mulheres de policiais feridos em confrontos com criminosos foram recebidas no Palácio Guanabara, sede do Executivo fluminense, pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Pezão prometeu agilizar o processo de pagamento de pensão às famílias das vítimas mortas em serviço e o processo de documentação dos filhos dos policiais nascidos após a morte dos agentes.

"Atenderemos cada uma delas (esposas) de forma individualizada e disponibilizaremos auxílio jurídico e psicológico. Ao perderem o marido de forma violenta, essas mulheres ficam fragilizadas emocionalmente, e, por isso, a importância de acompanhamento psicológico. Vamos alinhar com o Rioprevidência para que a gente consiga uma solução muito mais rápida para esses familiares conseguirem receber a pensão, um dos principais pedidos destas mulheres hoje", afirmou o secretário de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila A. Nunes.

Segundo ele, serão agendados para este mês encontros com parentes dos PMs mortos em confronto.

Fonte: UOL Notícias/Jornal de Floripa

A AMESE E A EQUIPE DO CIDADE ALERTA SERGIPE VISITAM 2º BATALHÃO SEDIADO EM PROPRIÁ E MOSTRAM A FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO.


Fonte: Cidade Alerta Sergipe/TV Atalaia

A AMESE, EM PARCERIA COM O DEPUTADO ESTADUAL GILMAR CARVALHO, DENUNCIA AS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DO 2º BPM SEDIADO NA CIDADE DE PROPRIÁ.

Na manhã desta sexta-feira, dia 01, a AMESE, através da sua assessoria jurídica na pessoa do Dr. Márlio Damasceno, em parceria com o deputado estadual Gilmar Carvalho, estiveram visitando o 2º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Propriá, com o objetivo de denunciar as precárias condições daquela unidade militar e a falta de condições de trabalho.

A AMESE recebeu denúncia de policiais militares acerca dos problemas existentes no 2º BPM e após colher as informações devidas, resolveu fazer a devida vistoria na unidade, juntamente com o deputado Gilmar e comprovar in loco a situação que está sendo vivenciada diariamente pelos PMs.

No 2º BPM foram encontrados os seguintes problemas: banheiros com vasos sanitários e mictórios quebrados; geladeira sem condições de higiene; salas com lâmpadas queimadas e outras sem; alojamento dos cabos e soldados com muitas infiltrações e mofo, chegando as paredes a ficarem esverdiadas, prejudicando a saúde dos policiais militares, além do pvc no teto estar cedendo; ares-condicionados quebrados; salas com muitas teias de arranha nos tetos; único bebedouro existe está em péssimas condições de higiene e sem o filtro ser trocado; viatura ranger das antigas que quebra constantemente; motocicletas sem intermitente, sem sirene e com a placa caindo; muro que cerca a unidade muito baixo, com rachaduras e parte dele já desabou, deixando os policiais militares vulneráveis, inclusive gado já entrou na unidade, bem como meliantes que chegaram a subtrair duas motos apreendidas; apesar de ser um batalhão em uma região de fronteira, dispõe diariamente de uma média de 5 a 6 policiais militares por dia, onde já se chegou a ter 21; ar-condicionado do alojamento feminino foi instalado com recursos das PMs, que fizeram uma cota, pois nunca enviaram ninguém para instalar e cansaram de esperar; mato tomando conta da unidade.

Esclarecemos mais uma vez que a culpa não é do Comandante do Batalhão, que vem tentando equacionar tais problemas, encaminhando ofícios e solicitando as devidas providências, porém, até a presente data, os problemas persistem.

Esperamos que o Comando da PMSE possa adotar providências urgentes para sanar tais problemas.

Confiram abaixo as imagens que comprovam o descaso em que se encontra o 2º BPM:

Alojamento dos cabos e soldados com infiltrações e mofo, que bem prejudicando a saúde dos PMs 


Parte do muro desabou, expondo a segurança dos policiais militar, onde gado já adentrou a unidade, bem como, marginais que subtraíram duas motos que foram apreendidas.

 
Armários velhos e com portas quebradas



 
Rachaduras no muro do batalhão

 
Ares-condicionados sem funcionarem há um bom tempo


PVC do alojamento dos cabos e soldados começando a se soltar

Moto sem intermitente e sem sirene, e uma delas com a placa já caindo

 
Marquise com infiltrações e rachaduras

Fiação exposta em local de infiltração, podendo ocorrer um curto-circuito

Salas sem lâmpadas e outras com lâmpadas queimadas

Cozinha sem a devida higiene e com infiltrações e mofo

 
Cupins em vários locais da unidade

Cadeiras rasgadas e em péssimo estado de conservação

Mictórios quebrados

 
Vasos sanitários quebrados

Banheiro sem registro

Mato tomando conta da unidade

Mais infiltrações


Matéria e imagens do blog Espaço Militar

MAIS UMA VEZ A AMESE MOSTRA SUA LUTA EM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A CLASSE MILITAR. VENHA FAZER PARTE DESTA FAMÍLIA. ASSOCIE-SE.