Entre janeiro e maio de 2019 e 2024 houve queda de 37% na quantidade de
homicídios registrados no município de Nossa Senhora do Socorro. Segundo os
dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da
Secretaria de Segurança Pública, a redução é ainda mais expressiva em relação
ao mês de maio dos últimos cinco anos, com uma diminuição de 80% no índice de
mortes violentas, contabilizada no município situado na Região da Grande
Aracaju.
De acordo com o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), o novo momento vivenciado pela segurança pública do segundo município mais populoso de Sergipe, com dados tão positivos, é fruto do trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, especialmente com a 5ª e a 7ª Delegacia. Além disso, o batalhão responsável pelo policiamento preventivo da localidade também destaca a cooperação diária desenvolvida com as unidades especializadas da PMSE, a exemplo do Batalhão de Choque, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Radiopatrulha e do Getam, que reforçam as rondas na região.
O comandante do 5º BPM, major Fábio Alcântara, ressalta que a redução nos índices de homicídios no município de Socorro, em 2024, reflete não apenas uma estatística, mas uma mudança substancial impulsionada por uma gestão humanizada que prioriza o policial militar, compreendendo as especificidades da sua condição, somada a ênfase na técnica policial. Nesse sentido, a PM, através do 5º Batalhão, investiu no modelo de instrução continuada, proporcionando o aperfeiçoamento da tropa em questões relacionadas a utilização do armamento, e em ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.
“Quando interpretamos a ocorrência de apenas uma morte violenta no mês de maio, em Nossa Senhora do Socorro, percebemos que o planejamento das operações policiais na área está sendo eficaz. Logo, a nossa missão de realizar o policiamento ostensivo, por meio da ação de presença contínua, vem resultando não apenas no aumento da sensação de segurança da população, mas em uma efetiva melhoria na condição de vida dos socorrenses. Tal constatação enaltece esta instituição militar por saber do genuíno cumprimento de sua missão, que é manter a paz social e a ordem pública”, declara o major Alacântara.
Por fim, o 5º BPM ainda chama atenção para a mais atual capacitação dos integrantes da unidade militar. Na última terça-feira (28), 21 componentes da Força Tática concluíram o Estágio Operacional Raio. A qualificação teve o objetivo de padronizar técnicas e táticas operacionais da Polícia Militar de Sergipe, promovendo atualização profissional com o que há de mais moderno em patrulhamento tático na Corporação.
Fonte: ASCOM/PMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário