sexta-feira, 7 de junho de 2024

CBMSE realizou treinamento de resgate veicular voltado a atendimento de ocorrências envolvendo veículos híbridos e elétricos



O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou o I Minicurso Estadual de Salvamento Veicular. A atualização visa preparar os integrantes da corporação para o atendimento a ocorrências envolvendo veículos híbridos e elétricos, que já estão circulando no Estado. Participam desse primeiro curso 60 bombeiros de várias unidades da corporação que estiveram em instruções teóricas e práticas realizadas no Quartel Central, em Aracaju.

“Sergipe hoje é referência em Resgate Veicular no país. Isso aconteceu graças a militares que há mais de duas décadas pensaram em trazer essa especialização para a nossa instituição. Então, eu registro meus agradecimentos ao Coronel Max, o tenente-coronel João Adauto, o Subtenente Jadilson e vários outros que foram se somando ao longo desse processo de vanguarda e de aprimoramento do conhecimento, entre eles todos os que hoje integram a Comissão Estadual de Salvamento Veicular e estão viabilizando esse curso”, afirmou a subcomandante do Corpo de Bombeiros durante a abertura do curso, coronel Maristela Xavier.

Entre os temas abordados no curso os impactos das novas tecnologias empregadas em veículos e seus impactos na atividade de salvamento, padronização técnica operacional da instituição, e capacitação dos operadores quanto a uma atuação segura, eficaz e atualizada.

“Houve a reestruturação da Comissão Estadual de Salvamento Veicular, na qual foi criada uma Subcomissão de Pesquisa e Desenvolvimento dentro do Corpo de Bombeiros. A primeira meta da subcomissão foi desenvolver um trabalho de procedimento operacional para esse tipo de ocorrência, já que essa era uma demanda urgente. O grupo pesquisou bastante, procurando evidências científicas e técnicas ao redor do mundo e estamos trazendo nesse curso o resultado desse trabalho”, afirmou o integrante da Subcomissão, sargento Jean Vasconcelos.

O curso contou com a parceria da inciativa privada. “As concessionárias entenderam a importância desse curso e disponibilizaram diferentes tipos veículos disponíveis. Contamos com a participação das concessionárias BYD Terra Santa, Toyota Toyolex Sergipe, Renault Renovel Sergipe, Samam Jeep, Samam Fiat e Gwm Cycosa Sergipe. São modelos com componentes diferentes, cada um com uma configuração. A gente tem um procedimento operacional padrão que pode ser executado em qualquer carro, mas se o bombeiro tem acesso aos componentes específicos daquele veículo, ele vai ganhar tempo durante o salvamento veicular”, concluiu o sargento.

A tenente Hellen Gama falou sobre a importância de estar participando do curso. “É fundamental estarmos fazendo esse curso, nos atualizando em relação às novas tecnologias que têm chegado ao mercado, visando proporcionar segurança aos consumidores desses veículos, bem como aos bombeiros durante os resgates”, disse.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário