Considerando que a prática constante da atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental, a Polícia Militar de Sergipe implementou a prática de treinamentos físicos gratuitos para a tropa, sob a orientação de profissionais capacitados. As sessões de atividade física são promovidas por meio do Pró-Vida e do Núcleo de Combate ao Sedentarismo e Promoção da Saúde Física na PMSE, sempre às terça e quintas-feiras, das 6h30 às 7h30, no Parque da Sementeira.
O coordenador do núcleo, tenente Edmo Oliveira, detalhou que o projeto tem o intuito de agregar a atividade física a família policial militar, combatendo o sedentarismo. “Esse é o ponto central da iniciativa, que partiu do nosso comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, participante assíduo das atividades. Vale destacar que o aparato disponibilizado pela Corporação inclui equipamentos para aplicação de treino funcional com ludicidade em campo aberto. Os frequentadores ainda contam com a oferta gratuita de água e frutas”.
“Unindo o útil ao agradável, o comandante-geral propôs a prática da atividade física para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos policiais aqui no Parque da Sementeira, um ambiente arborizado e agradável. Lembrando que o policial militar da Ativa ou da Reserva Remunerada pode vir tranquilo com os familiares, que serão bem acolhidos e terão acesso ao treinamento físico com professores capacitados, profissionais graduados e pós-graduados em Educação Física, para preparar um treino individualizado, incluindo o monitoramento do início ao fim da atividade, respeitando as limitações e restrições de cada participante. Além disso, também contamos com uma equipe do Hospital da Polícia Militar (HPM), com médicos e enfermeiros que dão o suporte necessário para o policial militar sair daqui feliz e satisfeito. Pois é como eu sempre digo: a atividade física tem que ser satisfatória e prazerosa para que haja efeitos positivos até na saúde mental”.
Ainda de acordo com o tenente Edmo, o que está em andamento é um projeto piloto, com previsão de expansão para incluir os policiais militares do interior. “Nesse sentido, estamos monitorando integralmente o efetivo do Pelotão Ambiental para mensurar os resultados efetivos e em seguida aplicarmos as melhores estratégias com o restante da tropa”.
“No final de tudo, ganha o policial militar, ganha a Polícia Militar e ganha a sociedade sergipana, pois terá um policial mais saudável, mais ativo, apresentando uma melhor performance durante a execução do trabalho de policiamento ostensivo”, concluiu o coordenador do Núcleo de Combate ao Sedentarismo e Promoção da Saúde Física na PMSE.
Um dos participantes dos treinamentos, sargento Alex, falou sobre a importância do projeto. “Além do prazeroso momento de convivência entre colegas farda, a gente tem a oportunidade de cuidar da saúde, melhorando a nossa qualidade de vida por meio da prática de atividade física com profissionais qualificados da Polícia Militar. Aproveitando o ensejo, convido os colegas da Corporação que ainda não conhecem a proposta para participarem, porque vale muito a pena. Além disso, é uma boa oportunidade para prestigiar a iniciativa do Comando da PMSE em promover atividade física para a tropa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário