Veículos são específicos para o atendimento de ocorrências em terrenos de vegetação e de mata
O Corpo de Bombeiros receberá três viaturas tipo viaturas Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF). O valor do investimento é de R$ 2.054.400,00, provenientes do convênio n° 906668/2020 com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com verbas de Emenda da Bancada Federal do Estado. A previsão é que duas viaturas cheguem até o dia 11 de janeiro e a terceira até o final deste mês.
As viaturas foram adquiridas por meio de processo licitatório de adesão à Ata de Registro de Preço ARP n° 229/2020 – SEGEP/MA (Maranhão), para combate a incêndios em vegetação. As viaturas serão alocadas no Quartel do Comando Geral (QCG), em Aracaju, e em Itabaiana e Estância.
As novas viaturas são específicas para atender esse tipo de ocorrência já que possuem Tração 4 X 4, estruturas tipo quebra galhos e matos, aspersores de proteção, possibilidade de combate ao incêndio em movimento, carretéis traseiros, laterais com 100 metros para combate aos incêndios, tanque de 7.500 litros e bomba com capacidade de 500 galões por minuto.
Os novos veículos levam em consideração a intensidade de um incêndio e a velocidade com que ele avança estão ligados à umidade relativa, a temperatura e à velocidade do vento, dados vitais que os corpos de bombeiros utilizam para o planejamento de prevenção e combate aos incêndios florestais, já que uma das consequências desses incêndios é uma preocupação mundial quando da queima de biomassa vegetal que contribui para o aquecimento global.
Com a aquisição das novas viaturas o Corpo de Bombeiros irá reduzir o tempo de atuação no combate a incêndios em vegetação evitando a propagação do incêndio, reduzir os danos ambientais e diminuir gastos com manutenção de viaturas de salvamento, garantindo também a segurança e a proteção das guarnições de bombeiro militar das unidades atendidas no projeto.
Fonte: https://www.ssp.se.gov.br/Noticias/Detalhes?idNoticia=20271
Nenhum comentário:
Postar um comentário