quinta-feira, 18 de maio de 2017

CORPO DE BOMBEIROS INICIA VISTORIAS EM BARRACAS DE FOGOS.

Para solicitação basta se dirigir ao DAT, na sede do CBM/SE


Com a aproximação dos festejos juninos, aumenta o número de vistorias em barracas de fogos de artifício no Estado. O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) é o órgão responsável pela liberação de áreas para a comercialização do material pirotécnico.

Para a devida legalização e funcionamento das barracas, os responsáveis pela venda do material devem dar entrada na Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros, localizada na rua Siriri, n° 805, Centro de Aracaju, e solicitar a vistoria para emissão do atestado de regularidade, o qual permite a comercialização por tempo determinado. Para informações quanto à padronização das instalações de barracas de fogos no Estado de Sergipe, a Instrução Normativa 001/2016-CBMSE trata sobre o assunto e está disponível para download.

Segundo o tenente Isaac Melo, vistoriante da DAT, sete áreas funcionam permanentemente na região da grande Aracaju, essas têm os alvarás renovados periodicamente para o funcionamento. Os locais temporários, quando cumprem os requisitos, são liberados para funcionarem pelo período de dois meses.

Além das vistorias solicitadas, o CBMSE também atende às denúncias de estabelecimentos que vendem fogos de artifício irregularmente. Nesses casos, qualquer pessoa pode ir à DAT e fazer a denúncia anonimamente.

O Sr. Erivaldo Santos, responsável pelas barracas da Avenida Maranhão, zona norte de Aracaju, ressalta a importância da atuação dos bombeiros para a comercialização dos fogos de artifício. “O Corpo de Bombeiros é o nosso parceiro, o que garante um bom funcionamento para as barracas, com o menor risco possível. Se nós fazemos nossa parte, eliminamos os riscos de acidentes com fogos, que na maioria dos casos são causados pelo fator humano, porque os fogos, em si, são seguros. Estou aqui há onze anos e nunca houve nenhuma emergência, isso graças aos bombeiros e a nós, que cumprimos as ordens deles”, afirma o comerciante.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe alerta para o uso adequado de fogos:

- Somente deve soltá-los longe das redes elétricas e em ambientes abertos;

- Se você comercializa fogos de artifício, não venda a menores de idade;

- Transportar fogos de artifícios nos bolsos ou junto ao corpo é muito
perigoso, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido;

- Leia e siga as instruções contidas nos rótulos das embalagens dos fogos de artifício;

- Fogos de artifício só devem ser utilizados em locais apropriados, com roupas adequadas, luvas e óculos de proteção;

- Os efeitos da bebida alcoólica no organismo aumentam o risco de acidentes;

- Soltar balões é crime e pode causar graves acidentes;

- Nunca tente reaproveitar fogos que falharam;

- Não pule fogueira , não jogue fogos dentro dela e nunca utilize combustíveis líquidos para acendê-la;

- Supervisionar sempre as crianças e deixá-las apenas utilizar fogos
adequados à idade, bem como evitar que elas fiquem próximas às
fogueiras. 

Fonte e foto: SSP/SE

Postado por ESPAÇO MILITAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário