quarta-feira, 31 de julho de 2024

NOTA DE PESAR


É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da senhora Edith Lima, mãe do diretor da AMESE, o SubTenente Edilberto Lima. Que Deus possa acalentar o seu coração neste momento tão difícil. Sabemos que não conseguiremos remover a dor que está no seu peito, mas te oferecemos os nossos ombros para quando você precisar.

 

Velório: OSAF – Sala 3

Rua Itaporanga D’ajuda, nº 436, Centro, Aracaju Se

Sepultamento: Dia 31/07/2024 às 16:00 hrs, Cemitério São Benedito, Bairro Santo Antônio, Aracaju Se.

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do curso que vai formar 33 novos soldados

 




O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), realizou a aula inaugural de mais uma turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD). Serão 33 novos bombeiros, que irão reforçar o efetivo da corporação para atuação em todo o Estado. A formação será realizada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), com previsão de duração de onze meses. A solenidade aconteceu no auditório do Quartel Central, com a presença dos alunos e familiares.

“Aos nossos novos soldados, sejam bem-vindos, e quero lembrá-los da importância da missão que está sendo assumida no dia de hoje: vocês são o futuro da nossa instituição. Então valorizem esse momento, se dediquem e aprendam o máximo. Para isso, nós temos uma equipe preparada para dar a melhor formação, para que o atendimento à sociedade seja feito de forma técnica, eficiente e humanizada, nas situações mais adversas, atuando com segurança”, afirmou o comandante-geral, coronel Fábio Cardoso.

Na solenidade, foi apresentada a equipe responsável pela formação e a Diretora de Ensino e Pesquisa, tenente-coronel Yana Thalita, falou sobre o planejamento. “O curso tem previsão de 2.300 horas-aula, com término previsto para maio de 2025. Os alunos terão acesso a diversas instruções como “Técnicas de Combate a Incêndio”, “Salvamento Terrestre”, “Salvamento em Altura”, “Salvamento Aquático”, “Atendimento Pré–hospitalar”, entre outras. O objetivo é a assimilação dos saberes necessários para o bom desempenho técnico do bombeiro militar”, apontou.

O capitão Valter Alves falou sobre a formação militar. “Nós temos profissionais com capacidade técnica para guiar nesse caminho de transformação de homens e mulheres em soldados do fogo. Que vão mostrar que é possível vencer as barreiras e dificuldades, o que exige tempo e preparo, passando mais tempo no curso que em casa nesse período. Além das informações técnicas, vamos ensinar que somos um corpo, e tudo que é feito tem um motivo, porque sabemos onde queremos que os senhores cheguem. A formação é difícil, exige condicionamento físico e mental, mas os senhores vão chegar lá. É uma jornada que não é só uma formação técnica, é uma experiência de vida apaixonante de salvar vidas”, explicou.

A data marcou o início não só de um curso, mas de realização de sonhos. “A expectativa é muito grande para o início do curso. Sei que será exigido tanto físico quanto mentalmente, mas já venho me preparando para isso. Sempre quis seguir a carreira militar e estou realizando um sonho de servir ao meu Estado salvando vidas no Corpo de Bombeiros”, disso o aluno Vanberto de Jesus.

Fonte: ASCOM/CBMSE.


terça-feira, 30 de julho de 2024

PM prende dois homens suspeitos de receptação em Riachuelo

 


Policiais da 3º Companhia Independente prenderam dois homens suspeitos de receptação. O fato aconteceu no centro da cidade de Riachuelo.

Durante patrulhamento, a equipe fez a consulta veicular de uma motocicleta e constatou haver restrição de furto/roubo.

O condutor da moto relatou não ter ciência da restrição e mostrou o suposto vendedor, que também afirmou não saber e disse ter conhecimento apenas que a moto foi adquirida por meio de leilão.

Diante dos fatos, os suspeitos foram presos sob a suspeita do crime de receptação, que é o ato de adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime. O caso foi encaminhado à Delegacia de Itabaiana.

Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

AVISO IMPORTANTE


PREZADOS ASSOCIADOS,

Comunicamos que, por motivos de saúde, o serviço de barbearia ficará suspenso durante o dia de hoje.

A direção.

PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em São Cristóvão

Policiais do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (GETAM) prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo, em São Cristóvão.

Durante patrulhamento, a equipe do GETAM notou um casal transitar em uma motocicleta. Ao realizar a busca pessoal neles, uma arma de fogo, calibre .32, e seis munições foram encontradas em posse do homem.

Diante do flagrante, o suspeito afirmou que utilizava o armamento para defender-se, pois já havia sido vítima de assaltos em seu estabelecimento comercial.

Por isso, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia local para adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte: ASCOM/PMSE.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Polícia Militar prende mulher por tentativa de homicídio em Ribeirópolis


Militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) prenderam uma mulher por tentativa de homicídio, na região central de Ribeirópolis.

A equipe foi acionada para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio, na rua Manoel Passos. Segundo a denúncia, uma mulher tinha atentado contra a vida do seu ex-companheiro, com o auxílio de uma arma branca, em um quiosque. Ela tingiu a vítima, que estava no local do ilícito, com marcas da agressão.

A suposta autora alegou ter agido de forma violenta em decorrência da interferência do denunciante em sua vida pessoal.

O homem foi conduzido à unidade hospitalar e, logo após, os envolvidos foram encaminhados à delegacia para adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte: ASCOM/PMSE.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Bombeiros de Sergipe retornam de missão junto à Força Nacional do SUS no Rio Grande do Sul



Bombeiros de Sergipe que seguiram no dia 17 de junho para uma missão no Rio Grande do Sul junto à Força Nacional de Saúde retornaram a Aracaju. Os sargentos Edivan José e Perla Viera, além da soldado Manuela Pimentel, que são enfermeiros, foram enviados para dar apoio às equipes de saúde nos municípios de Três Coroas, Canoas, São Leopoldo. Eles foram recepcionados pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), no Quartel Central.

“Sejam bem-vindos de volta. Queremos dar os parabéns a cada um dos senhores e dizer que estamos muito orgulhosos, externar a satisfação em ver a nossa corporação bem representada em mais uma missão fora do Estado, dessa vez em auxílio aos nossos irmãos gaúchos. Agora faremos o trabalho de desmobilização com avaliação de saúde e acompanhamento psicológico”, coronel Fábio Cardoso.

A soldado Manuela falou sobre o acionamento e as ações realizadas. “Devido à devastação no Estado, eles não tinham equipes suficientes de profissionais de saúde e a Força Nacional do SUS criou equipes de voluntários para atuar. Fomos 14 sergipanos nessa equipe, distribuídos em hospitais de campanha montados em barracas e outros em equipes volantes para atendimentos domiciliares. Realizamos atendimentos a doenças relacionadas com o acúmulo de água, escombros e lixo, como leptospirose e dengue, bem como covid, além de aplicação de vacinas, curativos, entre outros procedimentos”, contou.

Acionados por serem da área de saúde, a atuação deles foi muito além. “Fez muita diferença ser bombeiro, além de ser da área de saúde. Foi colocado um bombeiro em cada equipe justamente por ter uma visão macro, atuar na segurança como um todo da cena. Queremos agradecer a Deus que permitiu nossa ida e à corporação, na pessoa do comandante, coronel Fábio Cardoso, bem como os assessores, na pessoa da diretora operacional coronel Maria Souza, pela oportunidade e confiança”, apontou o sargento Edivan.

Os bombeiros atuaram em equipes diferentes e por isso retornaram entre os dias 1o e 3 de julho. Foram momentos que vão ficar marcados na história desses bombeiros e do povo gaúcho. “Quando eles sabiam que nós viemos do Nordeste para ajudar, eles ficavam muito emocionados. Tinha o momento do choro, depois o abraço forte. Não era só a situação clínica que estava envolvida ali, de sinais e sintomas, era a perda de histórias, de tudo que foi construído durante a vida. É impressionante a destruição, mas também o poder daquele povo de lutar, de se ajudar, e a gente pôde diminuir um pouco o sofrimento deles”, disse a sargento Perla.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

CBMSE realiza solenidade de formatura em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro




O Dia Nacional do Bombeiro, 2 de julho, foi marcado por uma solenidade de formatura realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Foram promovidos 45 bombeiros, sendo 30 oficiais e 15 praças, além de entregues medalhas de mérito a militares e civis. A data foi instituída em 1954, pelo então presidente Getúlio Vargas. A comemoração aconteceu, no Quartel Central, em Aracaju.

“Essa é uma data em que todas as corporações do país homenageiam os bravos soldados do fogo, que no seu dia a dia labutam com o propósito de salvaguardar vidas e o patrimônio da sociedade, atuando de forma integrada, a exemplo da atuação no Rio Grande do Sul. É momento de valorizar o empenho da nossa tropa, através da promoção de oficiais e praças, bem como da entrega de medalhas. Aproveitamos ainda para reconhecer o trabalho realizado pelas autoridades civis e militares que contribuem direta ou indiretamente para o cumprimento da nossa missão”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

Uma das bombeiras promovidas na solenidade, major Adriana Passos, estava emocionada com mais um momento marcante em sua carreira. “Só tenho a agradecer a Deus por saber o quanto estou contribuindo para a sociedade. Ser bombeira é uma dádiva de Deus, ser instrumento dele é uma realização. Nosso coração se enche de emoção ao salvar uma vida e ser reconhecida por isso é muito especial”, contou.

O subtenente José Cordeiro falou sobre o significado da promoção. “É uma alegria ser promovido, valorizado. Isso significa também assumir novas responsabilidades no cumprimento do nosso dever de servir à sociedade”, ressaltou.

Medalha de Mérito

Integrantes da corporação foram agraciados com a medalha do Mérito Bombeiro Militar. “É uma honra fazer parte dessa corporação. Receber uma medalha de mérito entre tantas pessoas excelentes que a gente tem na corporação é muito valoroso para mim como profissional”, disse o tenente Antônio Dória.

O secretário de comunicação do Governo do Estado, Cleon Menezes, foi uma das autoridades civis agraciadas com a medalha de Mérito. “Para mim é uma honra muito grande receber essa medalha de uma instituição tão séria quanto o Corpo de Bombeiros. Saber que de alguma forma colaborei, estou ajudando para que a gente consiga melhorar a qualidade de vida da nossa população. Estar nessa função enquanto secretário e ser reconhecido é um momento de muita alegria e agradeço ao comando pela honraria”, concluiu. 

Fonte: ASCOM/CBMSE.

terça-feira, 23 de julho de 2024

Polícia Militar realiza solenidade de promoção à graduação de subtenente

 


A Polícia Militar promoveu trinta integrantes da Corporação à graduação de subtenentes pelo critério de antiguidade. A solenidade aconteceu no Centro de Ensino e Instrução (CEI), no Bairro América, em Aracaju.

Logo após a leitura do decreto e da portaria que efetivaram as promoções, o comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, comentou sobre a importância da valorização da carreira dos policiais militares.

“É um momento único na carreira de cada um dos senhores. Tenham certeza que tudo isso está sendo possível graças a um trabalho de planejamento do Estado Maior da Corporação, no sentido de que fosse aprovado Projeto de Lei Complementar, gerando a ‘requerida’ e abrindo vagas para eventuais promoções. Também é importante reconhecer o esforço do Governador Fábio Mitidieri para sancionar a lei com a finalidade de dar fluidez à carreira das praças da Polícia Militar. Que essa conquista seja repleta de muita felicidade, mas de muito engajamento e comprometimento com a segurança pública de Sergipe”, ressaltou o comandante-geral.

Na presença de amigos e familiares, cerca de 30 praças da Polícia Militar foram promovidos de 1º sargentos à graduação de subtenentes. A valorização é um grande avanço na carreira dos profissionais de segurança pública, como evidenciou o agora subtenente Cicero Azevedo.

“Eu agradeço a Deus por essa promoção à graduação de subtenente. Jamais pensei que pudesse chegar até aqui, após quase 35 anos de trabalho. A partir de agora é continuar com muita dedicação e compromisso com a segurança da sociedade sergipana”, afirmou.

Além dele, o subtenente Valnei Bomfim também mostrou-se grato pela oportunidade de ascensão profissional.

“O sentimento é de muita gratidão a todos aqueles que nos proporcionaram a possibilidade de chegar a esse patamar dentro da nossa carreira. É um momento de muita alegria para todos nós e para os nossos familiares. Agora é comemorar por ter alcançado esse grande êxito na carreira militar”, comemorou.

Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

O escapamento original da motocicleta pode ser substituído pelo esportivo?


Inicialmente, precisamos entender o que é um escapamento. De acordo com a portaria 71/2022 do Inmetro, que regulariza os componentes automotivos de motocicletas e motonetas, o escapamento é um tubo metálico utilizado para conduzir os gases oriundos da combustão do motor até a atmosfera. Trata-se de um equipamento de uso obrigatório, como está previsto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), utilizado para o controle de emissão de gases, ruídos e proteção de temperatura.

Dito isso, é importante esclarecer algumas dúvidas sobre a utilização correta do escapamento. O tenente Cleyton Bispo, do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, ressalta que, segundo o artigo 20 da resolução 958/2022 do Contran, não configura infração a substituição parcial ou total do sistema de escapamento por outro similar, desde que o equipamento contenha os dispositivos de controle de poluentes e ruídos e possua a certificação do Inmetro.

“Caso os condutores de veículos resolvam substituir o escapamento original por um modelo esportivo, obrigatoriamente, o equipamento adquirido deve conter o silenciador e o catalisador. Conduzir o veículo em desacordo com essas normas é considerado infração grave, com penalidades de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, reforçou.

Uso irregular do escapamento

A Polícia Militar, por meio das diversas unidades operacionais, atua com rigor diante desse tipo de conduta, seja na capital ou no interior do estado.

No ano de 2023, somente na área de atuação da 3ª Companhia do 3º BPM, nos municípios de Ribeirópolis, Malhador, São Miguel do Aleixo, Moita Bonita e Nossa Senhora Aparecida, a Polícia Militar confeccionou cerca de 150 autos de infração. A intensificação da fiscalização foi uma resposta às constantes denúncias dessas comunidades, diante do incômodo causado pelo barulho emitido por motocicletas que transitavam com irregularidades no escapamento.

O subcomandante da unidade, tenente Gledson Menezes, chama a atenção para os tipos de infrações e penalidades que incidem no uso irregular do escapamento.

“Uma vez que o escapamento da motocicleta esteja com o escapamento aberto ou cortado, a chamada descarga livre, o condutor responderá com base no inciso XI do artigo 230 da lei 9.503, do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos acrescidos na Carteira Nacional de Habilitação. Também de acordo com o CTB, em situações as quais o veículo apresenta equipamentos em desacordo com as normas do Contran, a exemplo dos conhecidos torbais, a multa prevista continua sendo de R$195,23 e cinco pontos na carteira”, explicou.

O tenente completou informando que durante a constatação das infrações graves citadas anteriormente, caso o condutor do veículo consiga sanar a irregularidade no local e a motocicleta não apresente qualquer outro tipo de restrição, os agentes podem liberar o veículo, mas as autuações contra o condutor devem ser confeccionadas.

Esfera Ambiental

Além de infringir em infração de trânsito, também é bastante comum a utilização do escapamento de maneira irregular ou defeituosa causar a emissão de poluentes e ruídos acima dos níveis permitidos pela legislação. Nesse sentido, o tenente Cleyton Bispo reforça a importância da integração entre órgãos ambientais e de trânsito como uma forte aliada no combate ao uso irregular do escapamento de veículos.

“Alguns municípios brasileiros estão incluindo multas, dentro de suas legislações ambientais, para auxiliar na fiscalização do uso irregular dos escapamentos. A partir daí, as operações passam a ser realizadas de maneira conjunta, com a Polícia Militar realizando a fiscalização das infrações de trânsito, seja dos escapamentos livres, irregulares ou inoperantes, enquanto os órgãos ambientais ficam responsáveis pela inspeção dos ruídos emitidos pelos equipamentos, de acordo com as portarias do Conama e do Ibama”, comentou.

Fonte: ASCOM/PMSE.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Polícia Militar divulga balanço operacional dos festejos juninos em Sergipe


 A Polícia Militar de Sergipe divulgou o balanço operacional das ações preventivas e ostensivas realizadas durante o período dos festejos juninos na capital e interior do estado. Durante os dias 26 de maio e 1º de julho foram realizados 230 eventos na capital e região metropolitana de Aracaju, além de 77 eventos em 46 municípios do interior do estado. Para aumentar a sensação de segurança dos sergipanos e prevenir a prática de diversos delitos, cerca de 540 policiais militares atuaram diariamente, num total de 8 mil durante todo o mês de junho, em escalas ordinárias e extraordinárias.

Nesse período, o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) registrou 71 ocorrências policiais que resultaram em 39 prisões, com destaque para apreensões de 01 arma de fogo, 08 armas brancas e 463 gramas de entorpecentes, além de 01 veículo com restrição de roubo recuperado. Em relação às autuações de trânsito, foram 78 notificações e 04 veículos apreendidos.

No que diz respeito aos números registrados nos eventos realizados no interior sergipano, o Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI) contabilizou 50 relatórios de ocorrências, com um total de 44 pessoas conduzidas à delegacia, 07 armas de fogo apreendidas, 07 armas brancas apreendidas, 1.250 gramas de entorpecentes apreendidos e 03 veículos recuperados. As estatísticas também confirmaram que 03 condutores de veículos foram presos por embriaguez ao volante e 07 tiveram que assinar Termos Circunstanciados.

Durante todo o período dos festejos juninos, a Polícia Militar esteve empenhada para que as comemorações acontecessem com muita alegria e segurança. Além dos grandes eventos, a exemplo do Forró Caju e Arraiá do Povo, em Aracaju; do Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro; do Festival dos Caminhoneiros, em Itabaiana; do Festival da Mandioca, em Lagarto; do São Pedro de Capela e dos Festejos Juninos de Estância, a Corporação também intensificou o policiamento nas cidades que não realizaram eventos alusivos aos festejos juninos, contudo estavam sendo impactadas pela movimentação das festividades de outros municípios.

Fonte: ASCOM/PMSE.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Segurança Pública é indicador avaliado em estudo inédito que atribui melhor qualidade de vida no NE a Aracaju e Sergipe

 


Taxa de mortes violentas apresentou queda de mais de 64%, o que levou a capital e o estado aos patamares de locais com qualidade de vida no país

Em levantamento inédito divulgado pelo jornal O Globo, Sergipe e Aracaju conquistaram o posto de estado e capital com as melhores qualidades de vida na Região Nordeste. Dentre os indicadores que avaliam a qualidade de vida nos mais de 5,7 mil municípios brasileiros, está o de Segurança Pública. Nesse componente, é avaliado o dado de taxa de homicídio – que representa a quantidade de mortes por 100 mil habitantes. O levantamento, que leva em consideração o Índice de Progresso Social (IPS). 

É no quesito taxa de homicídios que Sergipe apresenta uma performance positiva, ao registrar uma tendência de queda que vem desde 2016 – ano em que houve alta nos indicadores de violência no estado.

A taxa de crimes violentos saiu de 57,64 mortes por 100 mil habitantes – em 2016 – para 20,41 mortes por 100 mil habitantes – em 2023. No período da taxa de mortes violentas caiu 64,6%, conforme o levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da SSP (CEAcrim).  

Em avaliação recente feita pelo coordenador do Atlas da Violência, importante estudo sobre violência no Brasil, o doutor em Economia pela PUC do Rio de Janeiro, Daniel Cerqueira, analisou a queda dos homicídios em Sergipe desde 2016, como um caso que merece destaque a nível nacional.

“Sergipe é um caso muito interessante, porque a taxa de homicídio crescia a passos largos desde 1998 até 2016. [Sergipe] encabeçou a lista do Estado mais violento da federação. [E agora é] Um dos estados que mais conseguiu reduzir homicídios, de modo que hoje a taxa de letalidade violenta no Estado é equivalente à que existia lá nos idos de 2010”, avaliou Daniel Cerqueira, coordenador do Atlas da Violência.

Para o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, o reconhecimento da qualidade de vida de Sergipe e de Aracaju a nível regional é mais uma forma de ressaltar o resultado do planejamento estratégico de segurança pública. “Não tem como se pensar em qualidade de vida quando se tem medo de andar na rua. Então, acreditamos que qualidade de vida se faz com um trabalho efetivo de segurança pública, como temos feito no enfrentamento aos crimes contra a vida”, destacou.

Componentes do estudo

O levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, e formam a média final. Mas, cada componente é formado por três a cinco indicadores, que levam à média final.

Fonte: ASCOM/PMSE

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Operação do Gaeco com apoio da PC, PM e PRF combate atividades criminosas em Sergipe

 



Ação cumpre mandados de busca na capital e no interior do estado

Uma operação conjunta entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi deflagrada, com o objetivo de desarticular atividades criminosas organizadas em Sergipe. A operação conta com equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 12ª Procuradoria de Justiça.

A operação foi intitulada ‘Societas Illicita’ e conta com a com a colaboração da Polícia Civil de Sergipe, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Sergipe. As equipes estão cumprindo 14 mandados de busca e apreensão em Sergipe, incluindo Aracaju e outras cidades. O foco da ação é combater fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e corrupção. 

Participam da operação unidades da SSP como Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), Departamento de Narcóticos (Denarc), Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) e Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), além de outras delegacias do interior do estado. 

A operação está em andamento e, logo mais, o MPSE fornecerá mais detalhes e os desdobramentos da operação. 


Fonte: ASCOM/PMSE

terça-feira, 16 de julho de 2024

Integrantes da Polícia Militar e Exército Brasileiro participam da Missa de Páscoa dos Militares na Catedral Metropolitana


Militares do Exército Brasileiro e da Polícia Militar de Sergipe se reuniram na Catedral Metropolitana de Aracaju para participar da Missa de Páscoa. O ato litúrgico foi presidido pelo arcebispo ordinário militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.

Irmanados na mesma fé católica e na partilha dos mesmos valores e ideais, no serviço de Deus e da nação brasileira, a família militar iniciou a celebração com o cântico de entrada.

Mais adiante, durante o sermão da palavra, o arcebispo Dom Marcony Vinicius enalteceu a nobre missão dos militares que arriscam suas vidas para proteger a nação e a sociedade.

“Os nossos policiais militares saem de casa e não sabem se voltam. Igualmente as nossas Forças Armadas se dispõem a dar a vida pelos seus irmãos. Isto é ser um verdadeiro militar cristão. Alguém que está pronto a dar a vida pelo seu semelhante. Que não faz simplesmente pela obrigação, pela ordem, mas faz com amor, pois Cristo nos deu a vida por amor”, comentou o arcebispo militar.

Os militares celebram a Páscoa e proclamam Jesus Ressuscitado uma vez por ano. A celebração da data fora do período pascal remete ao costume iniciado pelos antigos pracinhas que, ao retornarem da guerra, pediram para celebrar a Páscoa.

Além de oficiais e praças das diversas unidades da Polícia Militar de Sergipe e do Exército Brasileiro, participaram da celebração o coronel Carlos Rolemberg, subcomandante-geral da PMSE; o arcebispo do município de Estância, Dom José Genivaldo Garcia; o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aracaju, Dom Josafá Menezes; o capelão da Polícia Militar de Alagoas, tenente-coronel Epitácio, o capelão da Polícia Militar de Sergipe, padre major Juarez dos Santos; o capelão da Sétima Região Militar, capitão Marinho e o major Daniel, da 6ª Região Militar.

Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

BPRv divulga comparativo de sinistros e operações – entre junho de 2024 e junho de 2023

 


O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) divulga os dados comparativos de sinistros e operações realizadas no mês de junho de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Durante o mês de junho de 2024, foram realizadas 27 operações, atendendo a 30 sinistros, dos quais resultaram nove óbitos e 30 lesões. Além disso, foram efetuadas quatro prisões em flagrante objetivo, uma prisão por recusa, registrando ainda 11 recusas simples e duas administrativas objetivas.



Comparando com os dados de junho de 2023, houve uma redução significativa no número de sinistros, passando de 36 para 30, representando uma diminuição de 17%. Esse resultado positivo pode ser atribuído às operações intensificadas pelo BPRv, que visaram a prevenção de sinistros e a fiscalização rigorosa nas rodovias.


No que diz respeito aos óbitos, a redução foi ainda mais expressiva. Tendo uma queda de 40%, no período de 15 em junho de 2023 a 9 em junho de 2024. Essa diminuição substancial reflete a eficácia das campanhas educativas e das ações preventivas implementadas pelo BPRv, que buscam aumentar a segurança nas estradas e minimizar a gravidade dos acidentes.



O número de lesões também apresentou uma queda relevante, de 40- em junho de 2023, para 30- em junho de 2024; representando uma redução de 25%. Este dado reforça a importância das ações do BPRv na promoção de um trânsito mais seguro e na proteção dos usuários das rodovias.


As prisões em flagrante e por recusa indicam um aumento na efetividade das fiscalizações. Em junho de 2024, foram realizadas quatro prisões em flagrante objetivo e 1 por recusa, além de registradas 11 recusas simples e 2 administrativas objetivas. Esses números demonstram a intensificação das ações de fiscalização e o rigor na aplicação das leis de trânsito, fundamentais para coibir comportamentos imprudentes e garantir a segurança dos motoristas e passageiros.


As 27 operações realizadas em junho de 2024 foram essenciais para os resultados positivos alcançados. Essas operações incluíram blitzes, campanhas educativas e ações específicas de fiscalização, todas voltadas para a segurança nas rodovias.


Os dados comparativos mostram uma clara tendência de melhoria na segurança das rodovias sob a jurisdição do BPRv. A redução no número de sinistros, óbitos e lesões destaca a importância das operações intensificadas e das campanhas de conscientização.


O BPRv reafirma seu compromisso com a segurança nas rodovias e continuará a trabalhar de forma diligente e proativa para prevenir acidentes e garantir a tranquilidade no trânsito. Com a colaboração de todos, é possível construir um trânsito mais seguro e reduzir ainda mais os índices de acidentes e vítimas.

Fonte: ASCOM/PMSE.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Curso de Especialização de Intervenção em Produtos Perigosos do CBMDF contou com a participação de bombeiros de Sergipe


O Curso de Especialização de Intervenção em Produtos Perigosos, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), contou com a participação de dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE). O curso foi realizado em Brasília e teve duração de oito semanas, preparando os bombeiros para proteger a sociedade em caso de ocorrências envolvendo produtos perigosos. O encerramento do curso aconteceu na última quinta-feira (23).

“A área de produtos perigosos, apesar de ser relativamente nova, é extremamente abrangente e exige conhecimento técnico especializado para atuar desde situações mais simples como vazamentos de hidrocarbonetos até ocorrências complexas como acidentes radiológicos, produtos tóxicos de alta letalidade, dentre outros”, afirmou o aspirante Moacir Neto.
O aspirante Yzaque Levi também ressaltou a importância da especialização. “O curso nos trouxe uma vasta gama de conhecimentos dentro dessa área, incluindo visitas técnicas a outras instituições, visando complementar a formação com informações técnicas sobre o que há de mais moderno em equipamentos. Algumas substâncias, ainda que em concentrações bem pequenas, podem ser extremamente nocivas à saúde, elevando o grau de complexidade e alerta durante o atendimento a esse tipo de ocorrência”, apontou.

Fonte: ASCOM/CBMSE