sexta-feira, 31 de maio de 2024

Secretaria de Estado da Transparência e Controle realiza visita técnica à Polícia Militar de Sergipe


Ocorreu uma visita técnica itinerante, por parte da Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC), à Polícia Militar do Estado de Sergipe.

De acordo com a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Maria Lisboa Lima, a reunião teve por objetivo promover o diálogo com o Comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe- Coronel Alexsandro Ribeiro, e outros oficiais da corporação. Com o fito de colocar a Secretaria e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) à disposição das pastas, para fornecer orientações preventivas sobre procedimentos administrativos, auxílio aos servidores das áreas administrativa, bem como na área financeira sobre execução das prestações de contas em conformidade com a lei.

Fonte: ASCOM/PMSE.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) do Corpo de Bombeiros realiza abertura da quarta turma do Programa Reformação





Preparar bombeiros para a reserva remunerada. Esse é o objetivo do Programa Reformação, realizado pelo Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), que teve a abertura da quarta turma. A solenidade no Quartel Central contou com uma palestra com o tema “Reforma: crise ou liberdade?”, ministrada pela professora e administradora Sylvia Helena.

“O Reformação faz parte da nossa política institucional de valorização da tropa e está inserido no Planejamento Estratégico. O objetivo é cuidar do nosso militar no momento que ele está prestes a ir para a reserva, proporcionando uma organização, um planejamento para que essa nova fase da vida possa ser aproveitada da melhor forma, cuidando de si mesmo, da família e de novos projetos”, afirmou o comandante-geral, coronel Fábio Cardoso.

São cinco meses de programa, abordando temas por módulos: “Sentido da vida: trabalho x aposentadoria”, “Aspectos jurídicos e financeiros”, “Qualidade de vida e bem-estar”, “Empreendedorismo” e “Projeto de futuro”. Os encontros são quinzenais e participam bombeiros com 28 anos ou mais de serviço.

O tenente José Filho contou sua experiência no programa. “Eu tive a felicidade de participar do Reformação e foi algo fantástico. Há um sentimento em alguns de que tudo acaba com a reforma, mas na verdade tudo continua. O projeto traz isso pra quem participa. Com as palestras, vivências a gente vai percebendo que a caminhada pode ser muito mais agradável. Eu louvo a Deus por toda essa equipe do programa que desperta e abre novos horizontes”.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Polícia Militar realiza formatura da primeira turma do Estágio Operacional Raio 2024

 A capacitação foi coordenada pelo BPRp com a finalidade de padronizar a doutrina de policiamento tático operacional no Estado de Sergipe


A sede do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha(BPRp) foi palco da cerimônia de formatura do Estágio Operacional Raio da Polícia Militar de Sergipe. O evento reuniu autoridades, familiares e membros da corporação para celebrar a conquista dos 35 militares.

Durante a cerimônia, o Comandante-Geral, coronel Alexsandro Ribeiro, foi representado pelo Subcomandante-Geral da PMSE, coronel Carlos Rollemberg.

O Estágio Operacional Raio (EOR) foi concebido pelo BPRp com a finalidade de padronizar a doutrina de policiamento tático operacional no Estado de Sergipe, especialmente entre as equipes de policiais militares que integram a diversas Forças Táticas da PMSE.

Ao final do evento, os formandos foram parabenizados pelos instrutores e comandantes presentes, que ressaltaram a importância do trabalho em equipe, da disciplina e do comprometimento com a segurança da sociedade. Após 15 dias de treinamento árduo, os militares estão ainda mais preparados para enfrentar os desafios que a profissão exige.

A primeira turma do EOR qualificou 29 integrantes da Força Tática do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUr) e 6 policiais do BPRp. Já a segunda turma, capacitará militares do 1º Batalhão da PMSE. 

Segundo a coordenação do EOR, a intenção da Corporação é qualificar todas as equipes de Força Tática da Instituição ao longo do ano.

Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DO ESTADO DE SERGIPE, convoca seus associados a participarem de ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA da entidade no dia 10 de junho de 2024, segunda-feira , às 15h em primeira chamada e às 15.30h em segunda chamada (caso não ocorra o quórum de 1/5 do número de associados)  na Rua Boquim, nº 159. Em pauta: - Alteração estatutária visando à de cobrança da mensalidade de servidores públicos civis.


Aracaju, 27 de maio de 2024

 

Atenciosamente,

 

ILDOMARIO SANTOS GOMES – TEN CEL PM

Presidente da AMESE

Militares do CBMSE participaram como instrutores do 1° Workshop de Emergências em Veículos Híbridos e Elétricos do CBMPB



Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participaram como instrutores do 1° Workshop de Emergências em Veículos Híbridos e Elétricos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). O curso contou com instruções teóricas e práticas realizadas em João Pessoa.

“Existe um alto risco envolvido nas operações de salvamento em veículos híbridos e elétricos. Esse evento foi realizado com o objetivo de capacitar e atualizar os instrutores desta área operacional, no sentido de entender e gerenciar os riscos, bem como montar um procedimento operacional eficiente e seguro tanto para os bombeiros quanto para as vítimas”, afirmou o tenente Acrux, instrutor de Sergipe. Também ministraram instruções no evento pelo Estado o subtenente Jadilson e o sargento Vasconcelos.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Corpo de Bombeiros orienta população sobre períodos com maior risco de acidentes envolvendo abelhas e formas de prevenção




Primavera e verão são estações do ano nas quais acontecem mais acidentes envolvendo abelhas. O alerta é do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), que orienta ainda a população sobre como prevenir esse tipo de acidente, que pode levar à morte de pessoas e animais. “Em geral esse é o período migratório das abelhas, quando elas saem em busca de alimentos, para reproduzir e fazer novas colmeias. A atenção deve ser redobrada nesse período, mas vale ressaltar que os cuidados devem ser observados durante todo o ano”, afirma o coordenador do projeto SOS Abelhas na corporação, tenente José Filho.

A orientação geral, ao identificar abelhas em algum local, é manter distância. “Nunca tente eliminar o enxame por conta própria, porque ao se sentirem ameaçadas elas vão atacar. Mantenha distância e acione o Corpo de Bombeiros, que tem os equipamentos de proteção adequados para atuar em situações como essas”, explicou.

Em rodovias, especialmente em áreas rurais, alguns cuidados específicos devem ser adotados. “Os condutores de carros devem circular com os vidros fechados para evitar o acesso das abelhas. Já no caso de condutores de motocicletas, a orientação é usar capacete com viseira fechada, além de proteger ao máximo o corpo com calça, camisa de manga longa, jaquetas e luvas, aumentando a condição de segurança”, apontou.

Outras situações também demandam cuidado. “Na limpeza de terrenos, tanto na área rural quanto em áreas urbanas, é necessário observar se há algum enxame no local antes. Elas podem se alojar em troncos de árvores, latas, garrafas, buracos, entre outros. Além disso, nos reparos em telhados é necessário o mesmo cuidado, já que é um local onde elas costumam se alojar”, disse.

Já no caso do ataque de abelhas acontecer, o bombeiro orienta a população sobre o que fazer. “A ação mais eficaz é buscar se afastar ao máximo do local onde houve a primeira ferroada. Quando isso acontece, além de injetar toxinas na vítima, elas indicam para as demais o alvo a ser atacado. Como elas têm um raio de defesa, quanto mais longe a pessoa for, menor a probabilidade de novas ferroadas. É preciso alertar ainda para não buscar um local com água como rios ou cisternas, porque o desespero pode levar a um afogamento”, explicou.

Projeto socioambiental SOS Abelhas

Visando reduzir o número de acidentes com abelhas nas áreas urbanas, o CBMSE desenvolve um projeto socioambiental que é referência no Brasil. Em pontos estratégicos são colocadas caixas-iscas (para atrair as abelhas), nas quais elas são capturadas e levadas por apicultores a locais seguros, além de serem realizados estudos sobre o tema.

“Evitamos acidentes, preservamos as abelhas, tendo um impacto positivo sobre o meio ambiente, e ainda estimulamos a economia local, já que as abelhas são destinadas a apicultores. Esse trabalho é realizado em parceira com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, a Associação Sergipana de Apicultores e a Federação Apícola de Sergipe”, concluiu o tenente José Filho.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

O BLOG DA AMESE PARABENIZA O SARGENTO ALEXINALDO SANTOS BORGES PELO SEU ANIVERSÁRIO.




O blog da AMESE parabeniza o Subtenente PM Alexinaldo Santos Borges, diretor do Conselho Fiscal da AMESE, pelo transcurso do seu aniversário nesta quarta, dia 23, rogando a Deus que a abençoe cada vez mais, dando-lhe muita paz, saúde, prosperidade e alegria ao lado dos seus familiares e amigos.

Homenageamos ao amigo com a mensagem abaixo:

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e uma grande pessoa.
Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.
Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

Bombeiras de Sergipe participaram da equipe de arbitragem no II Torneio de Busca e Obediência com cães de resgate realizado em Pernambuco



Integrantes do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participaram da equipe de arbitragem do II Torneio de Busca e Obediência com cães de resgate. O evento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foram realizadas provas de obediência e busca por vítimas vivas e em óbito, no cenário de estruturas colapsadas.

Participaram do torneio militares dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. “Foi uma honra atuar como árbitra nesse torneio. A pista de busca colocando uma situação próxima da realidade permite ao militar analisar se o treinamento está a contento ou precisa melhorar em algo. É um incentivo a mais e só faz com que o rendimento do binômio (cão e condutor) melhore. Os binômios estão de parabéns e isso se reflete nas boas atuações em ocorrências reais do canil do CBMPE”, afirmou a sargento Cláudia Cruz, que atuou na arbitragem junto com a aspirante Mirian Oliveira, representando Sergipe.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

terça-feira, 21 de maio de 2024

Bombeiro de Sergipe é eleito presidente do Comitê Nacional de Combate a Incêndio


Integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), o tenente-coronel Douglas Morais foi eleito presidente do Comitê Nacional de Combate a Incêndio. O órgão de assessoramento da Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM) é formado pesquisadores da área de todo o país. A eleição aconteceu no dia 9 de abril, durante encontro do Comitê realizado no Distrito Federal. O vice-presidente eleito foi o coronel Cristiano Correa, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.


“São 23 anos de carreira dedicados a estudos na área de combate a incêndio. Fui vice-presidente em 2023 e é uma honra ser eleito como presidente do Comitê, representando o meu Estado, que hoje é uma referência no país na aquisição de equipamentos nessa área. Sergipe é o quinto do Brasil a adquirir um Sistema de Desenvolvimento de Incêndio (SDI-05), o mais moderno do país, e o primeiro a adquirir uma torre modular de container para treinamento em atividades de salvamento. Quero agradecer a confiança em mim depositada e vou empenhar todos os esforços nos novos desafios do Comitê, em especial na necessidade mundial no que se refere a elaboração de normas e protocolos de intervenção em incêndio em veículos elétricos”, afirmou o tenente-coronel Morais.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

ASSESSORIA DA AMESE, ATRAVES DE DR PLINIO KARLO OBTEM GRANDE VITORIA NO PROCESSO DE DESVIO DE FUNÇÃO

A ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE, através de Dr PLINIO KARLO obtém uma grande vitória em favor do policial militar que exercia função de auxiliar do CSMP, cargo este que é, nos termos da legislação de COMPETÊNCIA de subtenentes e sargentos, pois trata-se de função administrativa. 

Na brilhante sentença a juíza do TJ/SE JULGA PROCEDENTES os pedidos contidos na inicial condenando o ESTADO DE SERGIPE a reconhecer o desvio de função do militar e condenando a pagar a diferença entre a remuneração de 3º Soldado e 3ª sargento, enquanto o requerente permanecer na função de AUXILIAR DO CSMP.

sexta-feira, 17 de maio de 2024

CBMSE participa de evento da ONU sobre busca e resgate urbano em estruturas colapsadas





O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) esteve presente na reunião técnica do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), da Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA)/Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo é especializado em busca e resgate urbano em estruturas colapsadas (terremotos, inundações, entre outros desastres) e o evento reuniu representantes de 39 países, em Belo Horizonte (Minas Gerais).

O objetivo desse encontro foi a revisão das diretrizes do INSARAG, com definição de protocolos internacionais a serem seguidos em situações de desastres. Estiveram reunidos líderes de equipes de busca e resgate dos cinco continentes, autoridades de proteção e defesa civil, além de militares de todos os corpos de bombeiros do Brasil. Do Corpo de Bombeiros de Sergipe, participaram o tenente-coronel Luis Hipólito, representante da corporação no Conselho Nacional de Busca e Resgate Urbano da Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. (Ligabom) e o capitão Valter Alves, membro da Comissão Técnica de Busca e Resgate em estruturas colapsadas do CBMSE.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Bombeiros recebem homenagens na passagem para a reserva remunerada




O major Raimundo Brito e os subtenentes Marcelo Oliveira, Lucas Oliveira e Lafaiete Silveira foram homenageados, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), por ocasião da passagem para a reserva remunerada. Os bombeiros foram recebidos pelo comandante-geral, coronel Fábio Cardoso, e pela subcomandante, coronel Maristela Xavier, dentre outros integrantes da corporação. Os militares foram agraciados com um brinde especialmente produzido para homenagear os profissionais do CBMSE que ingressam na reserva remunerada. E mantendo a tradição, a homenagem foi encerrada com um banho de mangueira no pátio do Quartel.

O comandante ressaltou a alegria de poder homenagear os militares. “Esse momento tem um papel muito importante no sentido de agradecimento, reconhecimento e valorização por tudo que foi feito por esses militares que agora passam pra reserva remunerada. Desejamos toda sorte para esses profissionais nesse novo ciclo e reafirmamos que nossa instituição estará sempre de portas abertas”, destacou o coronel Fábio Cardoso.

O major Raimundo Brito falou sobre a homenagem recebida. “Agradeço a Deus por esse momento. Pela recepção dos amigos de corporação, pessoas maravilhosas que contribuíram para que chegássemos a esse novo ciclo. É um momento especial de muita felicidade e agora ficam a saudade e as recordações”, afirmou emocionado, o bombeiro.

A emoção e o sentimento de dever cumprido marcaram a fala do subtenente Marcelo Oliveira. “ Essa despedida depois de tantos anos de serviços prestados é uma honra e uma alegria. Termos feito parte dessa corporação que é uma família muito respeita pela sociedade é motivo de grande satisfação, destacou. Sentimentos também compartilhados pelos subtenentes Lucas Oliveira e Lafaiete Silveira, que agradeceram as homenagens prestadas pela corporação.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

terça-feira, 14 de maio de 2024

Corpo de Bombeiros realiza solenidade de promoção de oficiais





O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou uma solenidade de promoção de oficiais, no Quartel Central, em Aracaju. Foram doze promovidos, sendo dez aspirantes ao posto de 2o tenente, um 1o tenente a capitão e um de capitão a major. Participaram o comandante da corporação, coronel Fábio Cardoso, acompanhado da subcomandante, coronel Maristela Xavier, entre outras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos promovidos.
“Esse é um momento muito importante na vida militar. A promoção é um momento de referência na nossa carreira, em que a gente se motiva para um novo ciclo, com novos desafios. Parabéns a todos os promovidos e sucesso nesse novo momento da carreira, bem como aos familiares que dão todo o suporte necessário e são parte fundamental nessas conquistas”, afirmou o coronel Fábio Cardoso.
O tenente Reneé Dante falou sobre o significado da promoção. “Esse momento tem uma importância muito grande pessoalmente nas nossas carreiras e para a própria corporação, porque é uma renovação da carreira do oficialato. A gente tem muito a contribuir para o Corpo de Bombeiros e com a sociedade sergipana”.

Para os familiares, foi um momento de muito orgulho. “É um momento único na vida, porque eu sei o quanto ele batalhou para chegar até aqui. Ele passou dois anos no Estado do Mato Grosso do Sul, distante da família, dos amigos, mas eu estou muito satisfeita pela profissão dele, porque salvar vidas é algo extraordinário. Tenho dois filhos bombeiros, então só tenho orgulho e gratidão a Deus por permitir que eles venham a esse mundo para servir”, disse a mãe do tenente Dante, Dagmar Barbosa. 

Fonte: ASCOM/CBMSE.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Corpo de Bombeiros lança Projeto São João Seguro 2024 que vai levar prevenção de acidentes com fogos de artifício a escolas





O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), através da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), realizou o lançamento do Projeto “São João Seguro” 2024. O objetivo é orientar alunos das escolas públicas e particulares sobre a prevenção de acidentes com fogos de artifício, além de repassar conhecimentos de primeiros socorros. O lançamento aconteceu no teatro Atheneu, em Aracaju.

“É a terceira edição do projeto que está alinhado com nosso Planejamento Estratégico, voltado a levar prevenção a um dos períodos mais importantes na nossa cultura nordestina, dos festejos juninos. Levamos dicas de prevenção através de palestras, teatro de fantoches e da musicalidade, visando reduzir o número de acidentes com fogos de artifício”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

A programação do lançamento contou com teatro de fantoche voltado ao público infantil, palestra para adolescentes, além de apresentações de trio pé de serra e da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, com um repertório especialmente feito para o período junino. O projeto é desenvolvido durante os meses de maio e junho em todo o Estado e as escolas interessadas em participar podem fazer a solicitação através do site da corporação (www.cbm.se.gov.br), na aba serviços/solicitação de palestras. No ano passado, a ação alcançou um público de cerca de 33 mil crianças e adolescentes.

“É uma iniciativa muito importante trabalhar com a prevenção de incidentes traumáticos voltados para as lesões térmicas nesse período junino. A gente sabe que a maior parte das vítimas desse tipo de acidente é formada por crianças, então levar informações para esse público é fundamental”, apontou o superintendente do SAMU Estadual, subtenente BM Denisson Pereira, que representou no evento o Secretário Estadual de Saúde, Walter Pinheiro.

O criador do projeto, subtenente Luiz Marinho, falou sobre as novidades desse ano. “No ano passado nós tivemos o teatro de fantoches como novidade e esse ano estamos trazendo o cordel para levar prevenção de uma forma bem regional. Um livreto com cordel feito por bombeiros para ser distribuído com os alunos participantes do projeto”, disse.

O lançamento contou com a presença de cerca de 300 alunos de escolas públicas municipais, estaduais e particulares. Também prestigiaram o evento o secretário de Educação de Aracaju, Ricardo Nascimento, e o presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe, José Sebastião. 

Fonte: ASCOM/CBMSE.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Comandante-Geral faz reunião e avalia ações policiais da Corporação

O comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro de Souza, reuniu-se com os Grandes Comandos para avaliar as ações realizadas na última semana e planejar as próximas estratégias de trabalho da Corporação. A reunião aconteceu no gabinete do comando, no Quartel do Comando Geral (QCG), Centro de Aracaju.

A reunião teve como objetivo avaliar as ações policiais que ocorreram durante essa semana na capital e no interior do estado, e traçar novas operações policiais da Polícia Militar.

De acordo com o comandante-geral, é importante que se faça uma análise minuciosa das ações desenvolvidas para aprimorar as próximas estratégias de trabalho, e proporcionar à sociedade sergipana um serviço de segurança pública de excelência, explicou.

O coronel ainda destacou que as ações focam na prevenção e combate à violência, a fim de que Sergipe continue diminuindo os índices de criminalidade.

Fonte: ASCOM/PMSE.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Bombeiros militares de Sergipe que estão indo ajudar em resgates no RS sofrem acidente de trânsito na Bahia

Segundo a SSP, não houve feridos.

Quatro dos nove bombeiros militares de Sergipe e um cão farejador, que estão a caminho do Rio Grande do Sul, para ajudar no resgate e cuidados com as vítimas das enchentes causadas pelas chuvas, sofreram um acidente no KM 660 na BR-116, na cidade de Jequié (BA), na manhã da última segunda-feira (6). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, não houve feridos. Ainda não há informações sobre como ocorreu o acidente, mas a viatura chegou a capotar.

O deslocamento começou às 17h desse domingo (5), por terra, devido à quantidade de equipamentos que serão utilizados durante as buscas. Além de duas viaturas, eles estavam levando botes para salvamento, drones e outros equipamentos. O veículo envolvido no acidente ficou danificado e um outro será levado para que eles continuem a missão. Os demais materiais não sofreram danos.

Os bombeiros enviados são especialistas em situações de catástrofes e já atuaram em situações similares, como Brumadinho (MG). Cinco dos militares são especialistas em atendimentos em cenário de inundações. Um cão farejador e o bombeiro que o acompanha também foram encaminhados para a missão.

As fortes chuvas no estado começaram na última semana de abril. Mais de 80 pessoas morreram. Ao todo, 332 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 707,1 mil pessoas. Os meteorologistas explicam que a catástrofe é resultado de pelo menos três fenômenos que afetam a região e foram agravados pelas mudanças no clima.


Fonte: https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2024/05/06/bombeiros-militares-de-sergipe-que-estao-indo-ajudar-em-resgates-no-rs-sofrem-acidente-de-transito.ghtml

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Governo de Sergipe envia bombeiros para missão de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul


O Governo de Sergipe enviou neste domingo (5) bombeiros para uma missão de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nove integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), especialistas em situações como inundações e outros desastres, um cão de salvamento, viaturas e equipamentos estão a caminho da capital gaúcha, Porto Alegre.

“Todo apoio necessário foi colocado à disposição do Governo do Rio Grande do Sul pelo Governo de Sergipe. O Corpo de Bombeiros fez toda uma estruturação para prestar esse apoio e no domingo pela manhã fomos acionados pelo Gabinete de de Crise do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). Estamos nos somando para contribuir no que for preciso, porque o povo gaúcho está precisando de toda colaboração possível e o compromisso do Corpo de Bombeiros é ajudar a sociedade”, afirmou a diretora operacional do CBMSE, coronel Maria Souza.

Segundo a diretora, o apoio enviado pelo CBMSE, quantitativo de militares a equipamentos, foi de acordo com a solicitação do Gabinete de Crise. “O local de apresentação inicialmente será em Porto Alegre, mas o Gabinete informou que pode haver alteração de acordo com a necessidade, com as demandas que vão surgindo. As atualizações de movimentação de militares são feitas a cada seis horas”, explicou.

Ela falou ainda sobre o tempo de atuação e a possibilidade de envio de outras equipes. “A previsão inicial é de que os bombeiros de Sergipe fiquem dez dias, mas eles estão preparados para ficar o tempo que for preciso. Considerando ainda que há previsão de mais chuvas na região, talvez seja necessário o envio de outras equipes, a depender da evolução, e nós já estamos nos preparando para isso”, concluiu a coronel Maria.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Polícia militar realiza encerramento de cursos promovidos pela Agência Central de Inteligência (ACI)

 


A Polícia Militar de Sergipe, por meio da 2ª Seção do Estado Maior, promoveu solenidade de encerramento dos Cursos de Analista de Dados de Inteligência de Segurança Pública (CADISP) e o Curso de Habilitação de Tiro. O evento reuniu familiares e concludentes para celebrar a conquista dos 13 militares e 14 policiais judiciais da Justiça Federal no prédio da Justiça Federal, em Aracaju.

O coronel Wembley, chefe da 2ª Seção do Estado Maior e da Agência Central de Inteligência (ACI) agradeceu a parceria estabelecida com a Justiça Federal e ressaltou a importância de qualificação cada vez maior da tropa. “As parcerias nos fortalecem. Agradeço ao nosso comandante-geral, ao apoio da Justiça Federal e aos nossos instrutores que foram fundamentais para o sucesso dessa etapa. Estamos cada vez mais preocupados em capacitar porque a inteligência não dorme”, ressaltou o oficial.

A 1ª edição do Curso de Analista de Dados de Inteligência de Segurança Pública (CADISP) promovido pela 2ª Seção do EMG teve a duração de 160 horas, com abrangência multidisciplinar, e finalizou com 13 concludentes.

Durante o curso foram ministradas as disciplinas de Fundamentos de Análise de Dados com Excel; Fundamentos de Banco de Dados; Geoprocessamento de Dados, dentre outras, voltadas à completa capacitação de profissionais de inteligência da PMSE.

Já o Curso de Habilitação de Tiro foi realizado pela 2ª Seção para os policiais judiciais da Justiça Federal e finalizou com 14 concludentes.

Durante a cerimônia de encerramento dos cursos, o Comandante-Geral, coronel Alexsandro Ribeiro, foi representado pelo Subcomandante-Geral da PMSE, coronel Carlos Rollemberg.

Na ocasião, o coronel destacou que é uma felicidade estar presente em mais uma solenidade de encerramento de curso. “A valorização profissional sempre foi uma preocupação do nosso comandante e fico feliz em ver nossos policiais se qualificando, voluntariamente, para prestar sempre um serviço de excelência à sociedade sergipana”, finalizou o subcomandante.

Fonte: ASCOM/PMSE.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

GOVERNO DO ESTADO AUTORIZA OBRAS DE MELHORIAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

 


Dentre as obras autorizadas, estão a reforma e ampliação do Cope e construção da nova sede do Corpo de Bombeiros em Itabaiana

Como parte das ações de investimento na melhoria da segurança pública de Sergipe, o Governo do Estado assinou diversas ordens de serviços para reformas, construções e ampliações de unidades das instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os recursos são fruto do Fundo a Fundo. As assinaturas ocorreram durante a solenidade de inauguração da reforma e ampliação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e Abigeato (Dercra).

Dentre as assinaturas feitas nesta quinta-feira, estão a de ordem de serviço para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros em Itabaiana, para a obra do novo prédio  do Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast), para reforma e ampliação da Central de Flagrantes e para reforma e ampliação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

O governador Fábio Mitidieri destacou que as assinaturas fazem parte do compromisso do Governo do Estado com a população sergipana. “A gente vem entregando obras e começando outras. Isso é o mais relevante no dia de hoje e durante toda a nossa gestão. O Governo tem o compromisso com o trabalho e com as políticas públicas que vão desenvolver o nosso estado”, salientou.  

As assinaturas também representam mais um passo para materializar os investimentos em segurança pública, assim como evidenciou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso. “Após a ordem de serviço, vem a execução propriamente dita. Estamos na região Agreste de forma consolidada, e a nova sede faz com que a gente possa promover melhorias na região em razão de uma melhor estrutura”, enfatizou.

Corpo de Bombeiros

Com um investimento de R$ 2.944.584,45, a nova sede do Corpo de Bombeiros em Itabaiana ficará localizada na avenida Nivalda Lima Figueiredo, Bairro Anísio Amâncio de Oliveira. No pavimento térreo haverá recepção, garagem, lavabos, casa de bombas, compressor, casa de lixo,atendimento SAT, sala de comunicação, sala de instrução, sala de vistoriantes, DML e reserva.

Também no térreo, a nova sede do Corpo de Bombeiros em Itabaiana contará com sala de chefe de serviço, área de serviço, recepção de expurgo, esterilização, desinfecção, descontaminação, além de depósito de APH. Já no segundo pavimento, haverá refeitório, copa, academia, sala de estar, subcomando, comando, seção administrativa e sala de reunião.

Cirast

Fruto de investimento de R$ 1.691.675,40, o Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast) receberá uma nova sede. O empreendimento conta com um total de 26 ambientes. São 12 ambientes no primeiro pavimento (térreo) e 14 ambientes no segundo pavimento. A unidade contará com recepções, salas de espera, ambulatórios, consultórios e miniauditório. O Cirast ficará no bairro Ponto Novo, em Aracaju.

Central de Flagrantes

A partir de um investimento de R$ 1.072.044,73, a Central de Flagrantes da Polícia Civil também passará por reforma e ampliação. A reforma e ampliação da unidade que atua em regime plantonista para o recebimento e registro de ocorrências policiais resultará em adequações estruturais para garantir a melhoria do trabalho policial e o atendimento ao público.

Cope

Resultado de investimento de R$ 2.651.389,40, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) também passará por reforma e ampliação. A unidade, que também sedia a Divisão de Inteligência (Dipol), atua no combate aos crimes de repressão qualificada, como roubos a banco, organizações criminosas e tráfico de entorpecentes. Com as obras, o trabalho policial será incrementado para garantir a segurança pública em Sergipe.

 Fonte: ASCOM/SSP/SE