terça-feira, 30 de abril de 2024

PM prende suspeito de corrupção de menores na Zona Sul da capital


Equipes da Força Tática do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) prenderam um homem por suspeita de corrupção de menores no Bairro Santa Maria, Zona Sul da capital.

Segundo as informações, os militares realizavam rondas de rotina, quando um cidadão relatou que a irmã, de 11 anos, estava sendo aliciada por meio de uma rede social.

Ainda de acordo com as informações, o homem usou o aplicativo para enviar mensagens de cunho sexual, e marcou um encontro com a vítima.  

Em posse das informações, os militares foram ao local do possível encontro, momento em que visualizaram o suspeito segurando um tablete, onde estavam registradas as mensagens.  

Ele foi preso em flagrante e a ocorrência encaminhada ao Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) para adoção de procedimentos cabíveis.


Fonte: ASCOM/PMSE

segunda-feira, 29 de abril de 2024

PM prende dupla por suspeita de tráfico de drogas no Bairro Atalaia



Militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prenderam dois homens por suspeita de tráfico de drogas no Bairro Atalaia, Zona Sul da capital, 96 pedras de crack foram apreendidas.

Segundo informações policiais, a dupla foi presa na Avenida Santos Dumont, próximo aos Arcos da Orla, logo após denúncia de populares. Com eles, os militares apreenderam 96 pedras de crack e R$ 75,00 em cédulas de 20, 10 e 5 reais.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Central de Flagrantes para procedimentos.


Fonte: ASCOM/PMSE

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo no Bairro Coroa do Meio



Policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) prenderam um homem pelo crime de porte ilegal de arma de fogo no Bairro Coroa do Meio, na Zona Sul da capital. 

Em meio ao patrulhamento de rotina na Rua Saturnino de Brito, a equipe do BPTur percebeu quando um homem descartou uma sacola e correu com uma das mãos na cintura. Dentro da bolsa, os agentes encontraram 10 gramas de maconha.

Os policiais interceptaram o suspeito e iniciaram a abordagem. Na revista, ele foi flagrado com uma arma de fogo calibre .28.

O homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e encaminhado à delegacia.


Fonte: ASCOM/PMSE.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

PM prende suspeito de aterrar área de mangue no Bairro Santos Dumont



Militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) prenderam um homem por suspeita de aterrar uma área de mangue no Bairro Santos Dumont, Zona Norte de Aracaju.

Segundo informações, a equipe foi acionada pelo Ciosp para atender uma ocorrência de aterramento em área de manguezal na Rua Sargento Brasiliano, onde um homem utilizava carro de mão e pá para transportar o material.

Ainda segundo os relatos, no local havia um grande volume de aterro, e um suspeito se apresentou como proprietário, afirmando que transportava o material para os fundos da residência.

Ele foi preso e a ocorrência encaminhada à 3ª Delegacia Metropolitana.


Fonte: ASCOM/PMSE

quarta-feira, 24 de abril de 2024

PM prende mulher por suspeita de tráfico ilícito na Barra dos Coqueiros



Militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prenderam uma mulher por suspeita de tráfico de drogas na Barra dos Coqueiros, Grande Aracaju.

Militares do BPRp patrulhavam na localidade, quando receberam informações de populares sobre um ponto de venda de drogas em casa próxima ao terminal de ônibus. Assim que chegaram nas imediações, uma mulher baixou a cabeça com intuito de não ser reconhecida, e tentou sair do local.

Com ela, os PMs apreenderam quatro embalagens de cocaína. Já na residência, os agentes apreenderam mais 23 invólucros da droga e mais 250 gramas de maconha, tipo skank.

Diante do flagrante, a ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes.


Fonte: ASCOM/PMSE.

terça-feira, 23 de abril de 2024

Polícia Militar prende suspeito de furto à residência em Laranjeiras



Policiais da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) prenderam um homem suspeito de furto à residência em Laranjeiras. 

A equipe da 3ª CIPM foi acionada pelo Ciosp para atender uma denúncia de invasão de domicílio no Bairro Centro, no município de Laranjeiras.

Enquanto averiguavam a informação, os policiais perceberam que o morador não estava presente no imóvel.

Assim que tomou conhecimento do fato, o proprietário foi até a casa e constatou que vários objetos haviam sido furtados.

De imediato, os policiais militares iniciaram as buscas e localizaram o suspeito próximo ao local do crime. Ele ainda estava em posse de objetos furtados do imóvel.

Após confessar o furto, o homem foi encaminhado à delegacia responsável pela investigação.


Fonte: ASCOM/PMSE

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Polícia Militar prende homem por tentativa de homicídio em Pinhão.

Vítima foi agredida com um pedaço de madeira e precisou de atendimento médico


Militares do 3º Batalhão prenderam um homem por tentativa de homicídio, no município de Pinhão, no Agreste central sergipano.

Após denúncia, os policias do 3º BPM averiguaram que um homem supostamente agrediu o próprio tio com uma espécie de madeira.

Deste modo, a vítima foi atendida no Hospital Regional de Itabaiana, e o caso encaminhado à delegacia local para adoção das medidas legais. 

Fonte: ASCOM/PMSE.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Instituto de Identificação abre novos turnos e amplia atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional em Sergipe


Além do atendimento pelo site da SSP e telefone, haverá distribuição de senhas presenciais na sede do instituto

Para ampliar os atendimentos de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Sergipe, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) estará disponibilizando três turnos de atendimento. Dentre esses turnos, no período vespertino, haverá a distribuição de senhas presenciais, de 15h às 16h30, para atendimento noturno até às 20h, mas somente na sede. Após a solicitação das senhas, os cidadãos deverão aguardar o atendimento, que será realizado no mesmo dia até o horário especificado.

O atendimento pelo site da SSP também sofre ajustes. A partir da próxima semana serão abertos os agendamentos às segundas e quintas, às 12h, para todos os postos aptos. Além disso, o agendamento por telefone, somente para a sede, permanece de segunda a sexta, a partir das 10h, pelo número 3194-2400.

De acordo com o diretor do IIWSG, Marcos Manelito, o novo sistema de emissão da CIN proporcionou uma nova alocação de servidores para a ampliar os atendimentos referentes à emissão da carteira de identidade em Sergipe. “Ou seja, a gente vai criar um novo turno de atendimento. Assim, na sede, serão três turnos: pela manhã, à tarde e à noite”, explicou.

Conforme o diretor, a mudança nos dias e horários de agendamento pelo site é uma forma de ampliar o acesso ao atendimento. No entanto, aquelas pessoas que permanecem com dificuldades, poderão optar pelo atendimento presencial com senha na sede do instituto. “Vamos abrir senhas presenciais das 15h às 16h30. Essas senhas serão distribuídas justamente para as pessoas que não conseguiram o atendimento pelo site e poderão se deslocar até o instituto e solicitar esse atendimento, que se estenderá até às 20h”, informou Marcos.

Também haverá novas alterações a serem divulgadas em breve no tocante ao agendamento da emissão da CIN em Sergipe a partir do atendimento pelo site. “A mudança está em análise junto com a SSP para procurarmos uma melhor alternativa para redefinir esse tipo de senha. Estamos com o call center e o WhatsApp para retirada de dúvidas, além dos atendimentos especiais sem limite de senhas”, complementou o diretor.

Kits de emissão da CIN

Para ampliação da emissão da CIN em Sergipe, o IIWSG recebeu 56 kits, que estão sendo configurados para implementação nos sistemas do Instituto de Identificação.

“E os CEACs vão retornar a realizar os agendamentos, também às segundas e quintas, às 12h. Temos em média 26 postos para iniciarmos, gradativamente, e voltarmos os atendimentos normais aos postos do Instituto de Identificação”, pontuou Marcos Manelito.

Fonte: ASCOM/SSP.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Integrante do CBMSE realiza defesa de mestrado com tema voltado à aptidão física de bombeiros militares.



O sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Villiney Matos, realizou a sua defesa de mestrado com o tema: “Protocolo de Teste de Aptidão Física Operacional para Bombeiros Militares Brasileiros”. A apresentação ocorreu no auditório do CBMSE e foi prestigiada por diversos integrantes da corporação. A banca avaliadora foi formada pelos professores doutores Marcos Bezerra (UFS), Roberto Jerônimo (UFS) e Nara Michele (Universidade Tiradentes).

O trabalho acadêmico apresentado por Villiney, que é mestrando em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), propõe, dentre outros aspectos, a utilização de equipamentos, espaços físicos e técnicas de atuação que já fazem parte do cotidiano dos bombeiros para fins de avaliação da aptidão física dos militares.

“Esse protocolo que apresentei hoje vem para inovar algo que já existe durante a formação dos nossos militares que são as avaliações físicas. Normalmente, os testes de aptidão física (TAF) são feitos por meio de exercícios como abdominais, corridas e flexões. E essa proposta apresentada busca avaliar o militar de forma mais específica utilizando componentes funcionais relacionados à nossa profissão”, destacou o sargento Villiney.

Fonte: ASCOM/PMSE.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Operação contra torcidas organizadas resulta na apreensão de entorpecentes, objetos utilizados em agressões físicas e celulares roubados



Ação conjunta aconteceu na sede das duas principais torcidas organizadas , com duas prisões em flagrante.

Em mais uma ação contra os crimes praticados por torcidas organizadas em Sergipe, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar foram apreendidas drogas e objetos utilizados em agressões físicas, a exemplo de soco-inglês. Duas pessoas foram presas em flagrante, portando celulares roubados. A ação policial contou com equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp).

De acordo com o diretor do Cope, delegado Dernival Eloi, desde a morte do torcedor no terminal de ônibus DIA, a SSP determinou a intensificação das ações de segurança pública em torno da apuração de crimes cometidos pelas torcidas organizadas em Sergipe. “Então, nesta quarta-feira, estamos dando cumprimento a mandados de busca e apreensão nas torcidas organizadas do Sergipe e do Confiança”, detalhou.

Os mandados de busca tiveram como objetivo a apreensão de materiais ilícitos. “Tendo em vista que torcedores presos anteriormente narram que existiam materiais ilícitos nas sedes das torcidas organizadas. Portanto, o objetivo da operação foi apreender esses materiais. Trata-se de uma das várias medidas adotadas pela SSP. As diligências irão continuar e serão intensificadas”, ressaltou Dernival Eloi.

Resultado da operação

Como resultado da operação, foram realizadas duas prisões em flagrante e apreendidos entorpecentes, celulares roubados, bastões utilizados nas brigas e soco-inglês. “O que foi apreendido será devidamente detalhado e informado à Justiça. O inquérito policial continua em andamento e novas medidas serão adotadas pela Polícia Civil, bem como pelo policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar”, descreveu Dernival Eloi, diretor do Cope.

Intensificação do policiamento

Já a partir dos próximos jogos, ficam definidas que as torcidas organizadas não poderão entrar nos estádios de futebol do campeonato sergipano com faixas, bonés, calças, agasalhos, bandeiras e quaisquer outras indumentárias similares que identifiquem os grupos organizados. A portaria passou a vigorar já nesta quarta-feira e faz parte da intensificação do policiamento em torno dos jogos de futebol e dos dias das partidas.

Conforme o subcomandante do Batalhão de Choque (BPChoque), major Josival Lima, as ações estão intensificadas já que uma nova portaria definiu normas rigorosas relacionadas com as torcidas organizadas em Sergipe. “Iremos fazer um pente-fino. Essa é uma medida que visa coibir a violência nos estádios de futebol e no entorno. O cumprimento da determinação se dará por abordagens e fiscalização de quem chega aos estádios”, detalhou.

Segundo o coronel George Melo, comandante do Policiamento Militar da Capital – CPMC, com a portaria em vigor, a partir de agora será feito o cadastramento dos integrantes das torcidas organizadas. “Vamos ter todo um controle. O intuito é resgatar a presença das pessoas de bem nos estádios e punir aqueles que desejem cometer todo o tipo de desordem”, assegurou.

Nove prisões por morte de torcedor

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu mais cinco mandados de prisão preventiva contra investigados pelo crime ocorrido no dia 4 de fevereiro, na capital sergipana, e que teve como vítima fatal um integrante de torcida organizada. Outros quatro já haviam sido presos temporariamente no dia 14 de fevereiro. Os mandados de prisão temporária foram convertidos em prisão preventiva.

As investigações sobre o caso mostraram que na tarde do domingo, 4 de fevereiro, dia de clássico do futebol sergipano, quando um ônibus repleto de torcedores do Sergipe chegava ao terminal de integração DIA, em Aracaju, foi recepcionado por membros da torcida rival, do Confiança, com bombas e pedradas. Durante a confusão, um jovem foi morto com golpes de extintor, além de outras agressões violentas praticadas por uma torcida organizada.

FONTE: SSP/SE

terça-feira, 16 de abril de 2024

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros participaram de resgate de golfinho na praia da Atalaia em Aracaju



Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros participaram do resgate de um golfinho encalhado na praia de Atalaia, em Aracaju. 

“Colocamos o animal em local seguro até a chegada do Projeto de Monitoramento de Praias Sergipe/Alagoas, que fez o transporte dele para os procedimentos necessários”, afirmou o sargento Alex Marino, que comandou a equipe que atuou no resgate.

Segundo o projeto que monitora praias do Estado, a orientação para a população ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos, além de tartarugas marinhas em atividade reprodutiva, é entrar em contato pelos telefones 0800 079 3434 ou (79) 99683-1971.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

CBMSE recebe visita de comitiva do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

 





O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) está recebendo a visita de uma comitiva do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), com o objetivo de conhecer boas práticas realizadas pela corporação sergipana. A comitiva chegou à capital, quando foi recepcionada pelo comandante-geral do CBMSE, coronel Fábio Cardoso. A visita às unidades da corporação segue durante toda a semana.

A comitiva também foi recebida pela subcomandante do CBMSE, coronel Maristela Xaxier, e outros oficiais da corporação, quando foram apresentados o Núcleo de Saúde Ocupacional do CBMSE, além de outros projetos. “É com satisfação que o Corpo de Bombeiros recebe a comitiva da Bahia, formada pelo subcomandante Piauhy e sua equipe. O Corpo de Bombeiros da Bahia é uma corporação que sempre nos acolhe, inclusive foi responsável por formar militares nossos em Cursos de Formação de Oficiais. Essa parceria é sempre muito bem-vinda, visando o aperfeiçoamento das atividades tanto em Sergipe quanto na Bahia, na entrega de serviços mais efetivos para a população”, afirmou a coronel.

Segundo o subcomandante do CBMBA, coronel Piauhy, um dos focos da visita é a reestruturação da Banda de Música da corporação. “Nosso objetivo é fazer uma interação entre as corporações, conhecer iniciativas praticadas aqui, com o interesse de levar para a Bahia, replicar e agregar valor aos nossos serviços. Nós estamos reestruturando a nossa Banda de Música e temos interesse em focar não só na atividade de Banda de Música Militar, mas também em desenvolver projetos sociais”, concluiu.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Bombeiros e cães do CBMSE participaram de curso e certificações no Rio Grande do Norte

 


Bombeiros e cães do Serviço de Busca Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participaram de um curso de Mantrailing, técnica para localização de pessoas desaparecidas a partir de um odor específico. Avaliações para certificações também foram realizadas. O curso aconteceu no Rio Grande do Norte, no período de 11 a 15 de março. Foi realizado pelo Grupamento de Busca e Resgate – Brasil (GBR Brasil), com a participação de quatro militares e dois cães representando o Estado de Sergipe.

“O curso contou com instruções teóricas e práticas. Ele não apenas fortalece as habilidades do binômio (dupla formada pelo bombeiro condutor e o cão), mas também reforça nossa capacidade operacional, oferecendo uma resposta cada vez mais eficiente à sociedade”, afirmou a chefe do SBRESC, aspirante Mirian Oliveira.

No último dia do evento foram realizadas as certificações. “São avaliações que certificam que o binômio esteja preparado, qualificado para desempenhar as funções com eficácia”, explicou a bombeira. As certificações dos condutores podem chegar ao nível V e dos cães ao nível III. Thor foi o primeiro cão da raça labrador no Brasil a ser certificado no nível II e sua condutora, sargento Cláudia, no nível IV. Os demais bombeiros de Sergipe foram certificados no nível I (aspirante Mirian, soldados Varjão e Deisiane).

Fonte: ASCOM/CBMSE.

quinta-feira, 11 de abril de 2024

AVISO IMPORTANTE

 

A AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe) comunica aos associados, que em virtude de uma audiência externa o atendimento jurídico dessa Quinta-Feira 11/04/2024 não será realizado.


Á DIREÇÃO.

Exposição sobre história do Corpo de Bombeiros no Memorial de Sergipe foi aberta ao público no dia do aniversário de Aracaju

 




“Soldados da Vida: uma longa história”. Esse é o nome da exposição através da qual a população vai poder conhecer de perto um pouco mais da centenária história do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). O Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa, na orla da Atalaia, em Aracaju, abriu ao público a exposição nas comemorações pelo aniversário da capital sergipana. Com apresentação da Banda de Música da corporação e palestra com o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento.

“Quero agradecer a um grupo que eu tenho o maior orgulho de conhecer que é o Corpo de Bombeiros. Quero de público dizer para todos que aqui estão da minha gratidão, do meu orgulho por Sergipe ter uma corporação como o Corpo de Bombeiros”, afirmou o Professor Jouberto Uchôa. A exposição conta com cerca de 200 peças. Entre elas vários uniformes, equipamentos, fotografias antigas, documentos, medalhas, broches, entre outros itens.

O material exposto é fruto do acervo pessoal de um bombeiro apaixonado pela profissão e pela história da sua corporação, o subtenente Luiz Delfino, que colecionou e cuidou com muito carinho das peças. “Esse momento me deixa muito emocionado, são anos tentando fazer acontecer e hoje nós conseguimos. Cada peça dessa é como se eu estivesse voltando ao passado, lembrando dos bombeiros que já se foram, alguns que ainda estão aqui. Só tenho a agradecer, porque o Corpo de Bombeiros é a família que eu escolhi”, disse o subtenente Luiz Delfino.

O comandante-geral do CBMSE, coronel Fábio, falou sobre a importância da exposição. “Quero agradecer ao professor Uchôa por abrir as portas do Memorial, bem como toda sua equipe. Para nós é um reconhecimento dos serviços prestados pela corporação à sociedade, a essa história centenária que merece ser conhecida pela população. Quero agradecer também a todos do Corpo de Bombeiros que fizeram com que esse momento se concretizasse, em especial ao subtenente Delfino, um homem visionário que teve a percepção de preservar a nossa história. Quero agradecer também à Diretoria de Planejamento pelo trabalho desenvolvido nessa demanda que foi colocada no nosso Plano Estratégico”, concluiu.

Fonte: ASCOM/CBMSE

quarta-feira, 10 de abril de 2024

STF MANTÉM INVASÃO DOMICILIAR POR POLICIAIS MILITARES PARA APREENDER 248 GRAMAS DE MACONHA.



O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 6 votos a 5, manter uma ação policial que incorreu em invasão domiciliar, sem autorização da Justiça, para apreender 247 gramas de maconha. O colegiado negou um pedido para invalidar a operação.

O que aconteceu

O caso julgado ocorreu em 2018, em São Paulo. De acordo com o processo, os policiais militares faziam um patrulhamento quando viram um homem correr para o interior de sua casa ao avistar a viatura. A atitude foi considerada suspeita.

Com isso, os agentes decidiram invadir a residência, onde encontraram 247 gramas de maconha. O homem foi preso em flagrante e alegou que a droga era para consumo próprio.

Ele foi denunciado por tráfico de drogas e a defesa do acusado acionou a Justiça. Ela questiona a legalidade da ação policial e justifica que as provas obtidas ocorreram em meio à entrada forçada no domicílio do homem.

O Tribunal de Justiça de São Paulo e o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negaram o pedido de encerrar o caso. A defesa ingressou então com um habeas corpus no Supremo, em 2019.

Como votaram os ministros

O relator da matéria, ministro Edson Fachin, votou pela nulidade da incursão domiciliar sem mandado judicial, além das provas obtidas com a invasão e o encerramento do caso. Mas não obteve a maioria.


Acompanharam Fachin os seguintes ministros:

Gilmar Mendes

Cármen Lúcia

Luís Roberto Barroso

Rosa Weber (aposentada em setembro de 2023)


Votaram pela validade da ação policial, por sua vez, os seguintes ministros:

Alexandre de Moraes

André Mendonça

Nunes Marques

Cristiano Zanin

Dias Toffoli

Luiz Fux


Fonte: UOL

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros realiza formatura de conclusão de Curso de Habilitação de Oficiais




O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou a formatura de conclusão do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHO) da turma coronel Max. Foram três meses de curso, 390 horas-aula e 11 concludentes. A solenidade aconteceu no auditório do Quartel Central, em Aracaju, com a presença do comandante-geral, coronel Fábio Cardoso, da subcomandante, coronel Maristela Xavier, além de outros oficiais e praças, bem como familiares dos formandos.

“Nesse momento um novo ciclo na carreira se inicia, no qual os senhores serão gestores, vão liderar uma equipe administrativa. Salvar vidas também passa também pelo trabalho administrativo. Quero parabenizar os 11 subtenentes habilitados a seguir uma nova carreira de oficial administrativo, bem como a família que deu todo o suporte, e agradecer à equipe responsável pela formação, na pessoa do diretor de Ensino e Instrução, coronel Morais”, afirmou o comandante-geral, coronel Fábio Cardoso.

A solenidade contou apresentações musicais do capitão reformado Sena (voz e violão) e sargento Meneses (sax). O orador da turma, subtenente Ronaldo Andrade, ressaltou a importância do trabalho em equipe na conclusão do curso. “Hoje é um dia de celebração e reflexão, onde olhamos para trás com gratidão pelo desafio superado e para frente com esperança pela oportunidade que nos aguarda. À medida que nos despedimos e seguimos em direção aos nossos próximos desafios, levamos não apenas lições técnicas aprendidas, mas também os valores de trabalho em equipe, sabendo que somos mais fortes juntos e que nenhum desafio é grande demais quando enfrentamos com união e determinação”, concluiu.


Fonte: ASCOM/CBMSE.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Polícia Militar apreende rifle no município de Neópolis

                                 Caso aconteceu no povoado Mondeo da Onça


Militares da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) apreenderam uma arma de fogo no Povoado Mondeo da Onça, município de Neópolis. 

De acordo com as informações policiais, os militares faziam rondas ostensivas na região, quando um popular relatou que foi abordado por homens em posse de uma arma de fogo.

Os policiais foram ao local da denúncia e viram quando os suspeitos fugiram para um matagal, ao notar a presença da equipe. Na fuga, eles abandonaram um rifle calibre .22 com quatro munições.

A arma foi apreendida e a ocorrência encaminhada à Delegacia de Neópolis para procedimentos.

 

Fonte: Ascom PM/SE


quarta-feira, 3 de abril de 2024

Polícia Militar promove Estágio Operacional Raio para militares das Forças Táticas

Com a finalidade de padronizar a doutrina de policiamento tático operacional no Estado de Sergipe, a Polícia Militar realizará o Estágio Operacional Raio (EOR). A qualificação, que será coordenada pelo Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), é destinada aos policiais militares que integram equipes de Força Tática de todos os batalhões da PMSE. Os detalhes foram definidos em reunião realizada com a presença do Comandante-Geral da Corporação, coronel Alexsandro Ribeiro.

Através do Estágio Operacional Raio, que terá início no dia 1º de abril, a Polícia Militar busca solidificar os procedimentos operacionais de Radiopatrulhamento, com o fim de atender ocorrências complexas, nas quais o risco exige preparo adequado. Dessa maneira, o BPRp vai capacitar os policiais militares das Forças Táticas da PMSE para atuarem no emprego coordenado de viaturas e demais atividades de radiopatrulhamento no âmbito do policiamento periférico de grandes eventos, como eleições, Exame Nacional do Ensino Médio e eventos festivos, além da atuação em praças desportivas.

De acordo com o comandante da Radiopatrulha e coordenador do estágio, tenente-coronel Vitor Anderson, falou sobre a importância da qualificação. “A padronização de procedimentos operacionais possibilitará um melhor desempenho policial, aliado a outros fatores como segurança dos envolvidos, confiança técnica e jurídica e demonstrar um alto grau de profissionalismo em sua área específica”.

O estágio terá regime semi-integral previamente programado pela coordenação no período compreendido entre 7h e 18h30h, com intervalo para almoço. Caso seja necessário, o período noturno será utilizado para a conclusão das aulas, sendo que a coordenação também poderá programar aulas em horários diferentes destes.

Com carga horária de 145 horas, distribuídas em duas semanas, os policiais serão qualificados por meio de disciplinas como Doutrina Operacional, Patrulhamento Urbano, Tiro Policial, Combate Veicular e Fundamentos Jurídicos de Abordagem, entre outras.

A primeira turma será preenchida por 30 integrantes da Força Tática do Batalhão de Policiamento Turístico. Já a segunda turma capacitará militares do 1º Batalhão.

Segundo a coordenação do EOR, a intenção da PMSE é qualificar todas as unidades de Força Tática da Corporação, ao longo do ano.

Fonte: ASCOM/PMSE.