quinta-feira, 11 de abril de 2024

Exposição sobre história do Corpo de Bombeiros no Memorial de Sergipe foi aberta ao público no dia do aniversário de Aracaju

 




“Soldados da Vida: uma longa história”. Esse é o nome da exposição através da qual a população vai poder conhecer de perto um pouco mais da centenária história do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). O Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa, na orla da Atalaia, em Aracaju, abriu ao público a exposição nas comemorações pelo aniversário da capital sergipana. Com apresentação da Banda de Música da corporação e palestra com o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento.

“Quero agradecer a um grupo que eu tenho o maior orgulho de conhecer que é o Corpo de Bombeiros. Quero de público dizer para todos que aqui estão da minha gratidão, do meu orgulho por Sergipe ter uma corporação como o Corpo de Bombeiros”, afirmou o Professor Jouberto Uchôa. A exposição conta com cerca de 200 peças. Entre elas vários uniformes, equipamentos, fotografias antigas, documentos, medalhas, broches, entre outros itens.

O material exposto é fruto do acervo pessoal de um bombeiro apaixonado pela profissão e pela história da sua corporação, o subtenente Luiz Delfino, que colecionou e cuidou com muito carinho das peças. “Esse momento me deixa muito emocionado, são anos tentando fazer acontecer e hoje nós conseguimos. Cada peça dessa é como se eu estivesse voltando ao passado, lembrando dos bombeiros que já se foram, alguns que ainda estão aqui. Só tenho a agradecer, porque o Corpo de Bombeiros é a família que eu escolhi”, disse o subtenente Luiz Delfino.

O comandante-geral do CBMSE, coronel Fábio, falou sobre a importância da exposição. “Quero agradecer ao professor Uchôa por abrir as portas do Memorial, bem como toda sua equipe. Para nós é um reconhecimento dos serviços prestados pela corporação à sociedade, a essa história centenária que merece ser conhecida pela população. Quero agradecer também a todos do Corpo de Bombeiros que fizeram com que esse momento se concretizasse, em especial ao subtenente Delfino, um homem visionário que teve a percepção de preservar a nossa história. Quero agradecer também à Diretoria de Planejamento pelo trabalho desenvolvido nessa demanda que foi colocada no nosso Plano Estratégico”, concluiu.

Fonte: ASCOM/CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário