terça-feira, 14 de maio de 2019

O ABANDONO DO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA


Estivemos na manhã do dia 13 de maio do corrente ano acompanhando o sepultamento de familiar no cemitério São João Batista.

A meu ver, cemitérios deveriam ser locais muito bem cuidados e que dessem dignidade tanto ao falecido quanto aos familiares e amigos que lá comparecem para a derradeira despedida.

Sabemos muito bem como funciona a administração pública e entendemos as dificuldades que o gestor tem para por a máquina em funcionamento. Administrar uma cidade do porte de Aracaju é um desafio muito grande. Mesmo conhecedores do fardo que têm que carregar, a cada eleição se apresentam diversas pessoas para assumir a prefeitura da capital.

Não é nosso objetivo, com esse texto, querer transformar o cemitério São João Batista em um “Colina da Saudade”. Nosso objetivo, tão somente, é que o respeito à dignidade da pessoa humana – previsto na Constituição Federal – saia das páginas jurídicas e seja posto em prática. Neste cemitério são sepultadas, em sua esmagadora maioria, as pessoas mais humildes de Aracaju. Pessoas humildes também merecem respeito e é isso que acreditamos e defendemos!

Quem sepulta um familiar ou amigo no cemitério no São João Batista, face ao estado lamentável de abandono em que se encontra, não realiza uma homenagem a quem partiu. A cena, infelizmente, mais parece o descarte de um objeto inservível.

As fotos que mostraremos abaixo mostram a situação vergonhosa deste espaço público que deveria ser muito bem cuidado. É visível a quantidade de ossos humanos espalhados por todo lado no cemitério, a fedentina é horrível, a grande quantidade de moscas no local é insuportável. Além disso, há caixas coletoras de lixo dentro do cemitério aumentando a indignação dos presentes e contribuindo para a depreciação moral do local.

Lixeira a céu aberto

Ossos humanos expostos

Ossos humanos expostos

Situação degradante

Não precisa ser nenhum expert para apresentar soluções para melhorar as condições do cemitério. Primeiramente uma ampla limpeza de toda a área acompanhada do calçamento de toda a parte que se encontra ocupada por areia; o plantio de flores, a organização dos túmulos e dos ossários de forma lógica, a realização de serviços para evitar a poluição do lençol freático, a construção de um espaço em que a retirada dos restos mortais dos caixões não se deem às vistas das pessoas presentes. Além disso deverá existir planejamento de curto médio e longo prazo para que se resolvam problemas pontuais e previstos para qualquer cemitério. Conhecedores do limite do cemitério e da sua demanda, faz-se imperiosa a construção de um novo cemitério para atender o município de Aracaju com urgência.

Estaremos oficiando o prefeito Edvaldo Nogueira e o Ministério Público solicitando providências urgentes para resolver essa falta de respeito aos seres humanos. A sociedade aracajuana não merece tanto descaso.

JORGE VIEIRA DA CRUZ
Sargento da Reserva, mais um veterano

Nenhum comentário:

Postar um comentário