quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ATENÇÃO ASSOCIADOS DA AMESE PARA AVISO SOBRE MUDANÇA DE PLANTÃO DA DRª. PAULA NIKITA.


A AMESE avisa aos seus associados, que excepcionalmente entre os mêses de setembro e outubro do corrente ano, haverá uma mudança no plantão da advogada Drª. Paula Nikita.

O plantão da Drª. Paula Nikita, advogada da área cível, será remanejado para às sextas-feiras, das 13 às 16 horas no período mencionado acima.



Agradecemos pela compreensão.

TRABALHO DO CORPO DE BOMBEIROS COM CÃES: BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO.


Fonte: Cidade Alerta Sergipe/TV Atalaia

FUNDO DE PREVIDÊNCIA: VEJAM AS MEDIDAS PROPOSTAS PELO GOVERNO DE CAPITALIZAÇÃO DO FINAMPREV. SEGUNDO O GOVERNADOR, NÃO HAVERÁ PARCELAMENTO NO PAGAMENTO DE SALÁRIOS SE O PROJETO DE FUSÃO FOR APROVADO.


O governo do Estado envia hoje para a Alese emenda aditivia ao projeto de fusão dos fundos de previdência com dispositivos que propõe a capitalização do Finamprev.

Na manhã desta quarta-feira, 30, em entrevista a Gilmar Carvalho e Marcos Couto (MIX FM, Atalaia e Cidade AM, de Simão Dias), o governador Jackson Barreto (PMDB) detalhou a emenda.

Durante a entrevista, o governador acusou o SINTESE de agir como nazista, ¨porque só nazista repete uma mentira para tentar torná-la verdadeira, ao dizer que acabei com a carreira do magistério¨.

No programa Fala Sergipe, Jackson fez um desafiou ao SINTESE: ¨mostre uma lei do meu governo que prejudicou o magistério¨.

Segundo o governador, não haverá parcelamento de pagamento de salários se o projeto for aprovado pela Assembleia.

Veja as propostas que constam na emenda:

30% do valor arrecadado pelo Estado a título de royalties a partir de janeiro de 2019, inclusive os recursos do Pré-sal

Integralidade da arrecadação decorrente dos créditos tributários inscritos na dívida ativa estadual

Doação dos seguintes imóveis: antigo Aeroclube, na avenida Maranhão, terreno na praia da Costa, ao lado do Alphaville, Parque João Cleofas, Emsetur, no Robalo, e na sede da Codise, toda a parte do campo de futebol.

Fonte: NE Notícias

BLOG DO JORNALISTA ADIBERTO DE SOUZA: LIVRES, LEVES E SOLTOS. LERDEZA DA JUSTIÇA NO CASO DAS VERBAS DE SUBVENÇÕES.


Uma das queixas do povo contra a Justiça é lerdeza como ela percorre o caminho entre o início de um processo até o transitado e julgado. Bom exemplo disso são as condenações, em primeira instância, de deputados estaduais e federais sergipanos. Acusados de usarem ilegalmente as verbas de subvenção da Assembleia, foram punidos com a perda de mandatos os parlamentares Augusto Bezerra (PHS), Paulinho das Varzinhas (PT do B), Samuel Barreto (PSL), João Daniel (PT), Adelson Barreto (PR), Gustinho Ribeiro (PSD), Jeferson Andrade (PSD), Venâncio Fonseca (PP) e Zezinho Guimarães (PMDB). O fato de terem sido condenados em 2015 não os impediu de disputarem as eleições no ano seguinte. Por conta da lentidão judicial, os sentenciados já se preparam para um novo pleito em 2018. Diante de tamanha morosidade do judiciário, só resta ao povo punir nas urnas os políticos que, embora jurem inocência, colecionam processos de todos os tipos.

Fonte: Blog do jornalista Adiberto de Souza

VIOLÊNCIA TOMA CONTA DO MERCADO ALBANO FRANCO.

Tráfico de drogas, assassinatos, prostituição e constantes roubos assustam consumidores e vendedores
Foto: André Moreira

Assassinatos, tráfico de drogas, prostituição e muitos roubos fazem parte do cotidiano dos comerciantes do Mercado Albano Franco, no Centro da capital aracajuana. No último final de semana, um matador de aluguel identificado como Leone Costa causou tumulto ao disparar tiros contra uma mulher e um segurança durante uma seresta no estacionamento que fica ao lado do mercado central. O crime havia sido encomendado e o suspeito recebeu R$ 600 para praticá-lo. A população chegou a atear fogo contra um carro, indignados com a situação, segundo informações do cabo Novaes, da Polícia Militar do Comando do 8º Batalhão. Esses fatos têm deixado vendedores e consumidores assustados com a violência no local, porém, alguns afirmam que se trata de algo corriqueiro e o problema está na falta de segurança pública. 

Dona Maria José, vendedora de verduras do mercado Albano Franco há cerca de 20 anos, se exaltou ao revelar para a equipe do JORNAL DA CIDADE a real situação a qual é obrigada a conviver diariamente enquanto trabalha. Ela conta que o tráfico de drogas permeia o local. Além disso, roubos acontecem a todo momento e o máximo que o guardas municipais permanecem no mercado é por cerca de 10 minutos diariamente, segundo a comerciante. 

“Vocês estão vendo algum guarda aqui? Eles nunca estão por aqui. Quando acontece algo que precisamos chamar algum fiscal, eles estão tão longe que dá tempo de o assaltante fugir facilmente. Mas, pode perguntar isso a qualquer outro vendedor aqui e eu garanto que alguém vá dizer isso que estou falando. Sabe por quê? Porque todos têm medo. Sofrem ameaças. Eu mesma já fui ameaçada, mas, não tenho medo de bandido”, disse revoltada. 

Um carregador que estava próximo ao local no momento da entrevista também confirmou que o tráfico de drogas é constante. “Eles vendem como se estivessem vendendo farinha, feijão. É muito comum. O que mais tem é tráfico”, disse o rapaz, que se afastou do local sem querer se identificar. Outros comerciantes também preferiram se abster de passar informações, deixando a sensação de que, realmente, se tornaram reféns dos traficantes, como disse dona Maria José. 

“Eles próprios (os carregadores) sinalizam para os traficantes quando a polícia chega por aqui. Fazem esse sinal, sabe o que significa isso, não sabe?”, questionou Maria José fazendo um movimento com a mão no tórax. Sobre a tentativa de homicídio ocorrido na madrugada de sexta, 25, para sábado, 26, o carregador antes de se afastar afirmou que estava sabendo do ocorrido. Já Dona Maria José desconhecia, mas, segundo ela, o local onde acontece a seresta é de clima bastante tenso diariamente. “Passe lá para você ver. Vai é se benzer das coisas que tem por lá dia e noite”, afirmou fazendo o sinal da cruz. 

A equipe do JORNAL DA CIDADE circulou por todo o Mercado Albano Franco na manhã desta terça-feira, 29, por cerca de 30 minutos. Na lateral do Mercado, próximo à rampa de acesso, muitos homens reunidos em rodinhas ficaram encarando o fotógrafo da equipe. Em alguns momentos passavam homens ou mulheres em estado físico suspeito, aparentando estar sob efeito de drogas. Tudo isso por volta das 10h da manhã. 

De acordo com o assessor de comunicação da Polícia Militar de Sergipe (PM), coronel Paulo Paiva, a segurança dos mercados centrais de Aracaju é de responsabilidade da Guarda Municipal. Mas, a PM realiza o trabalho de policiamento ostensivo de prevenção em todo o entorno dos mercados e no centro da cidade. “A primeira Companhia do 8º Batalhão faz o policiamento ostensivo na área do centro da cidade, naquelas ruas do entorno. E, obviamente, compete a nós fazer esse patrulhamento e a prevenção criminal nessas áreas”, afirma o coronel. 

Sobre o combate ao tráfico de drogas, o coronel Paiva ressalta que a PM tem feito o patrulhamento nesse sentido e tem conseguido a prisão de pessoas que são encontradas com uma quantidade de drogas que indica o tráfico, porém, o maior problema é o usuário. 

“O uso de drogas ainda é crime. Mas, não há mais pena para quem é usuário de droga. E a grande maioria de pessoas que vivem por ali, que são vulgarmente chamados de “nóias”, são pessoas completamente debilitadas, que virou um morador de rua, que se entregou completamente ao vício. Esse é um problema muito maior do que somente segurança pública. É um crime o uso da droga, porém, não tem pena privativa de liberdade. Não temos como prender essas pessoas. Mas a legislação prevê que essa pessoa seja colocada num tratamento. Mas, nós temos essa condição ou estrutura para isso? Essa questão do tráfico de drogas é muito complexa e que está intimamente ligada à violência. Porque essas pessoas fazem qualquer coisa. Elas perderam os valores”, explicou o coronel. 

Segundo a assessoria de comunicação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), existe uma guarnição fixa que atua diariamente, 24 horas por dia. No Mercado Albano Franco existe uma base de apoio, com um posto de atendimento, pois é um dos locais com maior número de pessoas circulando. Apenas nove agentes da GMA atuam diariamente efetuando rondas a pé pelos três mercados centrais, Albano Franco, Fernando Franco e Thales Ferraz, e utilizam uma viatura para fazer as rondas nos dois terminais de ônibus do centro. 

“Até o momento, nove guardas por dia têm se mostrado um número suficiente para atender os três mercados. A prova são os índices de ocorrências de crimes e de assaltos que tem diminuído consideravelmente”, afirmou o assessor da GMA, Rogério Cesar. 

Fonte: Jornal da Cidade

JACKSON BARRETO E A POLÍCIA MILITAR. DESABAFO DE UM PM.


Neste mês de agosto, que muito longamente se concluí, teve alguns dissabores para a polícia militar, não coincidentemente, mês em que se comemora o dia do soldado. Diga-se de passagem, a polícia militar não fez sequer um registro em boletim interno pela passagem do dia de seus integrantes, o que historicamente era feito por seus comandantes através de mensagem a tropa.

No mês de agosto também foi aprovado o novo código de ética dos servidores militares, sob o protesto de muitos militares que reclamavam por maiores debates sobre o conteúdo do referido código.

No dia do soldado também se realiza promoções de militares, que tão pouco foram realizadas, e estão sem previsão de se realizarem.

Outra novidade no mês de agosto foi a cobrança, através das mídias sociais, eum um tom de ameaça, que o governador Jackson Barreto fez aos policiais militares de que se a previdência rica não for fundida com a previdência pobre, o subsídio previsto por lei para ser pago em 1 de abril de 2018 não ocorrerá. vale lembrar que há alguns meses JB disse a imprensa que só pagaria o subsidio dos militares se o estado saísse do limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal. Importante registrar que a lei que instituiu o subsidio não condiciona sua vigência à LRF.

E faz mais ainda, condiciona a convocação de policiais militares da reserva para trabalharem na segurança de órgãos públicos a aprovação do PLC que unifica as previdências. Apelando para o sofrimento dos já tão sofridos aposentados do estado, que há muito recebem salário atrasados quase um mês e em duas parcelas.

E como se não bastassem as maldades de agosto (ou desgosto) JB iniciará o mês de setembro, prometendo pagar o salário do servidor público dia 14, ou seja, depois do desfile de 7 de setembro. Não custa lembrar o fiasco que foi o desfile do ano passado, com tropas desfilando completamente desmotivadas, e sem salário.

Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes

OMISSÃO SMTT E UMA AUDITORIA EXTERNA VALERIA À PENA.

A placa de proibido estacionar na frente da SSP não é válida. A SMTT se acovarda e não multa ninguém (foto de ontem,29, diariamente os leitores enviam)

Enquanto a atual direção da SMTT continua omissa e acovardada em não multar quem estaciona em local proibindo em frente a SSP (será que devem a polícia?), o blog foi informado que um órgão fiscalizador sugeriu que seja feita uma auditoria externa profunda nos últimos quatro anos. Vale à pena! Quem não deve não teme.


Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes

DEPUTADO GEORGEO PASSOS QUER EMENDA À CONSTITUIÇÃO ACABANDO COM A PENSÃO DE EX-GOVERNADORES.


O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, quer acabar com as pensões vitalícias para ex-governadores do Estado de Sergipe. O parlamentar vai protocolar nos próximos dias uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC revogando o artigo nº 263 da Constituição Estadual, que garante a quem ocupa o cargo de governador pelo período mínimo de seis meses uma pensão de mais de R$ 30 mil mensais.

Em discurso feito durante o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira, 29, o deputado afirmou que já é hora de Sergipe extinguir esse benefício para os ex-governadores. “É um absurdo que alguém ocupe o cargo por apenas seis meses e garanta uma gorda pensão para o resto da sua vida, principalmente em um momento onde o Estado sofre para pagar os aposentados e pensionistas da sua Previdência”, comentou Georgeo.

O pagamento desses subsídios, inclusive, é mote de ações diretas de inconstitucionalidade no Superior Tribunal Federal (STF) protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil há cinco anos. Contudo, o Judiciário não se pronunciou sobre o tema até hoje. Para Georgeo, resta então à Assembleia Legislativa tomar uma medida sobre esse problema. “É dever do Legislativo corrigir isso e revogar o artigo nº 263 da Constituição”, comentou.

E, para tal, ele espera contar com o apoio da população. “Vamos trabalhar para coletar assinaturas do povo sergipano através de uma campanha. Vamos visitar os municípios e mostrar que todos querem acabar com as pensões dos ex-governadores. Tenho certeza de que teremos apoio total nessa luta”, afirmou Georgeo.

Requerimento

Nesta terça-feira, foi lido pelo 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa o requerimento nº 747/2017, de autoria de Georgeo Passos, solicitando que a apreciação do PLC nº10/2017, que pretende extinguir o Funprev, adote o método de votação nominal. O pedido tem como base o artigo nº 205 combinado com o artigo nº 249 do Regimento Interno da Alese.

A votação do PLC está prevista para acontecer na próxima quinta-feira, 31. Segundo Georgeo, é essencial que em uma proposta importante como esta, todos saibam qual o voto dos parlamentares. “É preciso prezar pela transparência. A extinção ou não do Funprev irá mexer com a vida de muitos sergipanos e nada mais justo que esta votação seja feita de forma nominal para que todos colegas se manifestem publicamente”, comentou o deputado.

Foto: Jadilson Simões / Agência Alese
Fonte: Assessoria Parlamentar

PROPOSTA DO GOVERNO DE CAPITALIZAÇÃO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA.


O governo do Estado já definiu a proposta de capitalização do Finamprev, o único Funde de Previdência a partir da extinção do Funprev, de acordo com projeto que tramita na Assembleia Legislativa.

NE Notícias apurou que a proposta do governo vai passar pela cessão de imóveis ao patrimônio do Finamprev, royalties de petróleo, pré-sal e títulos da dívida ativa.

Os imóveis estão estimados em cerca de R$ 200 milhões. Entre os imóveis, estão o antigo Aeroclube e uma área pertencente à Codise.

A emenda ao projeto original será apresentada na Assembleia nesta quarta-feira.

A proposta do governo será detalhada na manhã desta quarta-feira, 30, em entrevista do governador Jackson Barreto (PMDB) a Gilmar Carvalho (MIX FM, Atalaia e Cidade AM, de Simão Dias).

Fonte: NE Notícias

HOMEM PRATICA ATO OBSCENO EM ÔNIBUS E ACABA AGREDIDO POR PASSAGEIROS E PRESO PELA FORÇA NACIONAL.

O acusado foi levado à delegacia e responderá criminalmente


Um passageiro do ônibus 040, que faz a linha Marcos Freire II/DIA, é acusado de praticar atos obscenos contra uma mulher dentro do veículo que trafegava neste domingo, 27, pelo Bairro Santos Dumont, em Aracaju. Segundo informações da Delegacia Plantonista Norte (Deplan), o suspeito se aproximou da mulher, expôs a genitália e ejaculou aos pés dela. Ao tentar desembarcar do ônibus o acusado foi surpreendido pela agressão de alguns dos que presenciaram o ato.

A vítima desceu do ônibus sozinha, e aguardou até que a polícia chegasse. O acusado sofreu lesões em decorrência das agressões sofridas pelos populares e foi levado pela equipe da Força Nacional para uma unidade de saúde e logo após o encaminharam para a delegacia, onde foi identificado como Danilo de Souza Menezes.

A Polícia Civil realizou um Termo de Ocorrência Circunstanciado (TOC), por ser uma infração de menor gravidade, e o liberou logo em seguida. O acusado pelo ato obsceno vai responder criminalmente no juizado especial e a infração é tipificada no artigo 233 do Código Penal Brasileiro com pena de multa ou detenção de três meses a um ano.

Fonte: Jornal da Cidade

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A AMESE PARABENIZAM A SARGENTO PM CÁTIA SOELI PELA IDEALIZAÇÃO DAS HOMENAGENS PRESTADAS AO CABO SÁTIRO, DURANTE O VELÓRIO E SEPULTAMENTO DO MESMO, BEM COMO AO COMANDANTE DA PMSE, CORONEL MARCONY, PELO APOIO E AUTORIZAÇÃO ÀS JUSTAS HOMENAGENS PRESTADAS.

O blog Espaço Militar e a AMESE parabenizam a sargento PM Cátia Soeli pela iudealização das homenagens prestadas ao cabo Sátiro, durante o velório e sepultamento do mesmo, bem como ao Comandante da PMSE, coronel Marcony, pelo apoio e autorização às justas homenagens prestadas.

A sargento Cátia Soeli teve todo o cuidado de preparar toda a sala de velório que homenageou o guerreiro cabo Sátiro, colocando adesivos, escudos, manequim fardado do Choque, coroa de flores e as pétalas para serem lançadas pelo GTA (Grupamento Tático Aéreo) no momento de sepultamento, justas homenagens aos valoroso militar que tanto serviço prestou à corporação e à sociedade sergipana.

Portanto, nosso reconhecimento a sargento Cátia Soeli e ao coronel Marcony.







Esclarecemos que a publicação das imagens pelo Espaço Militar foi devidamente autorizada

Matéria do blog Espaço Militar

GOVERNO DE SERGIPE REALIZÁ CONCURSOS PARA PM, BOMBEIROS, DELEGADOS E GUARDAS PRISIONAIS.


O governador Jackson Barreto reuniu-se com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, e com a proguradora-geral do Estado, Aparecida Gama para discutir a criação de uma comissão para elaboração dos editais de concursos públicos na área da segurança. Os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Sergipe, os coronéis Marcony Cabral e Erivaldo Mendes, respectivamente, e o deputado estadual Samuel Barreto também participaram da discussão.

“Iremos criar essa comissão pra realização dos editais dos concursos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegados e guardas prisionais para serem lançados até o final do ano. Os últimos classificados do concurso da PM que realizamos já se formarão agora em setembro. A nossa preocupação é renovar e fortalecer o efetivo para o próximo ano. Esses concursos fazem parte de um planejamento para preparar o governo para garantir a segurança no estado nos próximos anos. Vamos fazer os preparativos, começar agora pois sabemos que é um processo que demora”, informou o governador.

De acordo com o secretário de Segurança, João Eloy, o objetivo do conjunto de concursos é reforçar o efetivo dos órgãos ligados à área da segurança para ampliar os resultados que estão sendo alcançados a partir da integração e planejamento estratégico da SSP. “Nosso objetivo é melhorar a segurança da população sergipana. A comissão será composta pela SSP e outros órgãos envolvidos, como a secretaria de Estado do Planejamento (Seplag), a secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE). Vou me reunir com o secretário do Planejamento, Rosman Pereira, e definir mais detalhes”.

O secretário Rosman Pereira explicou que após a determinação do governador, o primeiro passo para a preparação dos editais, é o levantamento por parte de cada órgão para verificar o número de vagas que existe para cada uma das categorias e a necessidade de cada um. “Isso é feito para delimitar o número de vagas a serem abertas. Analisado isso, verificaremos o impacto financeiro, o que será encaminhado para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para o estudo da viabilidade financeira, em seguida para a PGE para analisar a possibilidade jurídica da realização dos concursos. Uma vez analisadas as viabilidades financeira e jurídica, o próximo passo é a criação da comissão para elaboração do edital, composta por dois membros da Seplag e dois membros de cada órgão de origem do qual será realizado o concurso. A comissão é responsável pela contratação da empresa que realizará o concurso, após analisar seu perfil, e acompanhará todo o processo do concurso, desde o lançamento do edital até sua homologação”.

Fonte: Secom Governo de Sergipe

DOIS HOMENS MORREM EM CRISTINÁPOLIS APÓS CONFRONTO COM A POLÍCIA.

Foto: Whatsapp

Na tarde desta segunda-feira (28), dois indivíduos morreram após confronto com a polícia no município de Cristinápolis. A operação foi do Complexo de Operações Policiais Especiais (COPE), com objetivo de elucidar o homicídio ocorrido na tarde deste domingo (28), no bairro Siqueira Campos, em que Jean Fagundes foi executado a tiros na rua Acre, em Aracaju.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), na abordagem aos dois indivíduos, eles estavam fortemente armados, e tentaram contra a vida dos policiais, que revidaram e acabaram atingindo os dois suspeitos de estarem envolvidos no assassinato de Jean Fagundes.

Os dois chegaram a ser encaminhados a Unidade de Saúde de Cristinápolis, mas morreram. Os dois corpos ainda estão sem identificação. Na manhã desta terça- feira, a SSP/SE fará coletiva de imprensa para detalhar o caso.

Fonte: A8 SE

FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: MORITOS MATOS DIZ QUE VAI VOTAR CONTRA O PROJETO.


O deputado Moritos Matos (PROS) tem como slogan ser o deputado do Povo e é exatamente, por isso, que ele votará contra o Projeto de Lei Complementar nº 10/2017, que extingue o Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe – Funprev - apresentado pelo Poder Executivo. Esse projeto unifica o Funprev ao Fundo Financeiro Previdenciário de Sergipe – Finanprev -, ou seja, une os fundos previdenciários existentes no âmbito da administração estadual e institui o regime de previdência complementar. O Governo alega que esse projeto é uma alternativa para solucionar os problemas da Previdência Social.

Porém o deputado Matos afirma que existe uma alternativa para diminuir o déficit da Previdência. “Votarei contrário ao projeto, mas não deixarei de cobrar dos outros poderes a contribuição que o Estado está depositando todos os meses. Porque essa despesa ultrapassa R$ 100 milhões por ano. Então, já está na hora desses poderes cortarem na própria carne as suas despesas e assumirem suas responsabilidades”, enfatiza o deputado Matos.

O parlamentar ressalta que ninguém vai mudar sua decisão. “Tem pessoas que acham que vão pautar o que eu devo falar ou como devo agir. Eu tenho minhas convicções e a minha vida pública é baseada naquilo que eu penso, naquilo que eu defendo”, afirma Matos. Ele acrescenta que, em 2007, o Governo socorreu os outros poderes. “Agora é a hora desses Poderes socorrerem o Executivo. Volto a falar que chegou a hora de cada Poder ajudar o povo de Sergipe a passar por esse momento difícil ”, avalia Moritos Matos.

Fonte: Assessoria Parlamentar

PREVIDENCIÁRIOS, NÃO TERÁ COMO PAGAR SUBSÍDIOS. E AGORA?


Ao conceder entrevista ao programa Jornal da Fan, da Fan FM 99.7, o governador Jackson Barreto diz que sem a fusão dos fundos previdenciários não terá como pagar os subsídios. E agora?

Quando foi concedido o subsídio para abril de 2018 é porque, segundo o Estado de Sergipe, teria condições do mesmo ser implementado.

Portanto, agora, não se deve aceitar tal argumento do Governo, visto que, não se pode prejudicar os servidores públicos, inclusive os militares, que serão os aposentados e reformados amanhã.

Este blog acompanhará os deputados que votarem a favor ou contra a fusão dos fundo previdenciários, e cobrará futuramente dos que votarem a favor, a devida responsabilidade do voto, caso esta fusão prejudique o servidor público.

Matéria do blog Espaço Militar

GATI PRENDE DUPLA E APREENDE DROGAS NO INTERIOR DO ESTADO.


O Grupo de Ações Táticas do Interior da Polícia Militar finalizou neste domingo, 27, a operação “Polícia em Combate”, que foi iniciada no dia 25, sexta-feira.

As ações foram realizadas na Região do Baixo do Contiguiba, nas cidades de Santa Rosa de Lima, Laranjeiras, Riachuelo, Serra do Machado, Malhador e na Grande Aracaju.

O Grupamento realizou várias abordagens dos mais diversos tipos, a veículos de transporte coletivos, veículos de passeio e a transeuntes. Foram abordadas 143 pessoas, resultando na prisão de dois indivíduos, um ex-presidiário, pelo crime de tráfico de drogas e um foragido da justiça em cumprimento a um mandado de prisão.

A primeira prisão ocorreu no Bairro Santos Dumont em Aracaju, logo após o recebimento de uma denúncia que dava conta de um indivíduo que supostamente estaria em poder de uma arma de fogo e, acabou mobilizando uma ação de varredura pelos policiais do GATI, que avistaram o indivíduo de nome Jonathan Santos de Araújo, de 31 anos, com quase 1,5 quilograma de maconha prensada e uma balança de precisão.

Foi feita uma busca na área, mas nenhuma arma foi encontrada e o suspeito foi conduzido à Delegacia Plantonista Norte, onde a medidas legais foram adotadas.

A segunda prisão ocorreu no município de Laranjeiras, e se deu após a informação de que um indivíduo de nome Manoel Messias Santos Júnior, vulgo Juninho, estaria transitando pelo Conjunto Salinas.

Diante da informação as equipes policiais se dirigiram ao local e efetuaram a prisão do foragido da justiça, conduzindo-o até a Deplan Norte.


Fonte e foto: GATI

BATALHÃO DE RADIOPATRULHA APREENDE REVÓLVER NA BARRA DOS COQUEIROS.


O Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) prendeu um homem nesse domingo, 27, por volta das 19h, na Rua Águas Marinhas, no município da Barra dos Coqueiros, por porte ilegal de arma de fogo.

A equipe Leão 01 foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), para atender uma ocorrência de poluição sonora. Ao se aproximar do local, a guarnição flagrou o infrator retirando um objeto da cintura e arremessando-o embaixo do veículo.

Após vistoria e abordagem, a PM apreendeu um revólver calibre 38, com cinco munições, no local onde o suspeito havia arremessado o material. Imediatamente, o jovem de 22 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Plantonista Norte para as providências cabíveis.

Outras ações

Na Rua Allan Nascimento, no Conjunto Rosa Maria, município de São Cristóvão, a equipe Leão 04 apreendeu um adolescente por ato infracional de direção perigosa. O rapaz foi apreendido após ser flagrado conduzindo uma motocicleta XRE-300. Já na Rua Oliveira Barros, no bairro Ponto Novo, o infrator foi preso por dirigir veículo em estado de embriaguez. O homem foi detido após abordagem nas imediações da Invasão do Bananal.

Fonte e foto: PMSE

5º BPM APREENDE ARMA COM HOMEM QUE REAGIU À ABORDAGEM NO FERNANDO COLLOR.


A 2ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (2ª Cia/5º BPCom) apreendeu uma arma de fogo na madrugada do sábado, 26, no conjunto Fernando Collor, município de Nossa Senhora do Socorro, após troca de tiros com um infrator.

A guarnição Puma 04 foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal no conjunto Fernando Collor e, na Avenida Coletora A, visualizou um suspeito. Ao dar voz de parada ao homem, conhecido como Shawan e acusado pela prática de vários roubos na área, este não obedeceu, sacou uma arma da cintura e apontou para os PMs.

Diante da cena, os militares reagiram e acabaram atingindo Shawan, que foi socorrido e levado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde acabou vindo a óbito. Em seguida, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia Plantonista Norte, juntamente com a arma apreendida em posse do infrator, um revólver calibre 32. De acordo com levantamentos, Shawan foi abordado justamente na esquina onde, no mês passado, duas crianças foram alvejadas por criminosos.

Fonte e foto: PMSE

O BLOG ESPAÇO MILITAR E A ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE DENUNCIAM A FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NA 2ª COMPANHIA DO BATALHÃO DE TURISMO.

O blog Espaço Militar e a assessoria jurídica da AMESE denunciam a falta condições de trabalho que são submetidos os policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Turismo, situada no Conjungo Leito Neto, anexo à 1ª Delegacia Metropolitana.

As principais deficiências encontradas na sede da 2ª CIA/BPTur foram: cadeiras deterioradas; ares-condicionados quebrados e sem conserto ou reposição; contante falta de água mineral; estantes velhas e enferrujadas; alojamento sem qualquer estrutura para dar um descanso digno aos PMs; banheiro em condições insatisfatórias de uso; cozinha com espaço extremamente apertado; infiltrações nas pareces; e espaço físico da companhia acanhado.

Como se não bastasse estes problemas, muitas vezes, à noite, quando militares precisam atender a ocorrência, a sede da companhia fica somente com um policial militar, fato extremamente grave, pois deixa o PM que fica na sede bastante vulnerável.

Queremos esclarecer, como sempre fazemos, que a culpa não é do comandante da companhia, pois por várias vezes sabemos que são solicitadas providências, porém, pelo que se observa, as mesmas não são tomadas, pois o problema persiste, submetendo os policiais militares que exercem suas atividades na unidade, a esta situação deplorável de condições de trabalho.

Esperamos que o Comando da PMSE possa adotar providências urgentes para sanar tais problemas.

Confiram abaixo fotos de parte dos problemas encontrados na 2ª Compannhia do Batalhão de Turismo, que foi recebido pelo blog Espaço Militar, ao qual preservamos o sigilo da fonte, como é assegurado na nossa Constituição Federal:

Cadeiras em péssimas condições

Ares-condicionados quebrados e sem conserto ou reposição


Falta constante de água mineral

Estate velha e enferrujada

Armários velhos

Alojamento sem a devida estrutura

Banheiros sem as devidas condições de uso


Cozinha extremamente apertada e em condições insatisfatórias

Pia também sem estrutura adequada e paredes com infiltrações

Matéria e imagens do blog Espaço Militar

Enquanto alguém critica e tenta denegrir a imagem do blog Espaço Militar e da AMESE, nós trabalhamos, mostrando a falta de condições de trabalho dadas aos militares sergipanos. Venham fazer parte desta família, associe-se a AMESE.

CPTran REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, PARA AGENTES DE TRÂNSITO DE PROPRIÁ.




A Polícia Militar de Sergipe, por meio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), finalizou, nesta sexta-feira, 25, mais um Curso de Capacitação de Fiscalização de Trânsito, com carga horária de 30 horas-aula, para Agentes de Trânsito da cidade de Propriá.

ÇCom a presença do Sr. Luiz Cláudio Ferreira, Superintendente da SMTT de Propriá, os agentes participaram da aula prática realizado na manhã do dia 25, no bairro jardins. Com apoio do efetivo da CPTran os alunos puderam verificar na prática como funciona uma Operação Militar de Trânsito, podendo com isso, observar o preenchimento de autos e enquadramento de infrações, consultas ao CTB, verificação de documentação, dentre outras ações.
O curso tem como principal instrutor o CB Henrique Costa, que também exerce a mesma função no CFSd no módulo da disciplina Legislação de trânsito e na disciplina Introdução ao Estudo do Direto, Direitos Humanos e de Direito Constitucional.

A tenente Claudia Barros,chefe do Setor de Treinamento e subcomandante da CPTran, fala da importância do material exposto aos alunos, inclusive, o papel deles como agentes de trânsito municipais. Segundo a tenente, o curso é uma parceria entre o Detran/SE e a Polícia Militar de Sergipe que vem capacitando, desde o primeiro semestre de 2016, Policiais Militares, entretanto, outros municípios do Estado vêm sendo beneficiados por este convênio, com vagas que são ofertadas para seus profissionais do trânsito.

Fonte e fotos: CPTran

EXCECUTIVO DEIXARÁ DE PAGAR AOS APOSENTADOS DE OUTROS PODERES, GRADUALMENTE, A PARTIR DE 2018.


O governo discutirá com os demais poderes, o Ministério Público e o Tribunal de Contas a possibilidade de deixar de pagar a aposentados.

A ideia é que, gradualmente, os aposentados passem a ser pagos pelos seus poderes de origem a partir de 2018 até o Estado arcar apenas com o pagamento de seus próprios aposentados.

O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB), já manifestou posição favorável à ideia do governo.

Fonte: NE Notícias

terça-feira, 22 de agosto de 2017

ATENÇÃO ASSOCIADOS DA AMESE PARA AVISO SOBRE PERMUTA DE PLANTÃO ENTRE A DRª. PAULA NIKITA E A DRª. ELIZABETH COSTA.


A AMESE avisa aos seus associados, que excepcionalmente esta semana, haverá uma permuta de plantão entre as advogadas Drª. Paula Nikita e Drª. Elizabeth Costa.

O plantão da Drª. Elizabeth Costa, advogada da área criminal, será nesta quarta, dia 23, das 14 às 17 horas e o da Drª. Paula Nikita, advogada da área cível, será nesta quinta, dia 24, das 13 às 16 horas, por motivo de viagem da primeira advogada.


Agradecemos pela compreensão.

CELULARES E CHUNCHOS SÃO ENCONTRADOS NO PRESÍDIO DE SÃO CRISTÓVÃO.


A inspetoria-geral do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan) e o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) encontraram na tarde de segunda-feia, 21, celulares, maconha, carregadores, chunchos e um caderninho de anotação. Interno foi identificado e ouvido pela direção.

O Departamento do Sistema Prisional (Desipe) recebeu uma notificação da 7ª vara federal sobre um interno que faria postagens nas redes sociais dentro da unidade. Após a identificação, foi realizada uma revista na cela onde José Alex de Oliveira Santos Junior estava no pavilhão 5. Foram encontrados quatro celulares, sete chunchos, uma pequena quantidade de maconha, um carregador e um caderno de anotações com valores e apelidos de outros internos que serão investigados.

O vice-diretor do Copemcan, Ronny Nascimento explica que “José Alex foi ouvido juntamente ao advogado e após a conversa no setor de disciplina, foi isolado como procedimento disciplinar”.

O Copemcan abriga atualmente cerca de 2.500 mil internos, sendo a maior unidade prisional do Estado.

Fonte e foto: SEJUC

ASSESSORIA JURÍDICA DA AMESE OBTÉM MAIS UMA VITÓRIA PARA ASSOCIADO, DESTA FEITA, PARA O CAPITÃO CARLOS HENRIQUE DE JESUS SILVA.


A assessoria jurídica da AMESE, através do Dr. Márlio Damasceno, advogado da área criminal, obteve mais uma vitória para associado da entidade, desta feita, o capitão Carlos Henrique de Jesus Silva, que respondia a processo criminal perante a 1ª Vara Criminal da Comarca de Nossa Senhora do Socorro, pelo suposto crime de ameaça.

Durante a instrução processual o advogado da AMESE demonstrou de forma cabal, inclusive com prova testemunhal de relevância, que jamais ocorrera tal ameça e que tudo não passou de uma "armação" da suposta vítima, com o intuito de prejudicar o militar, requerendo em suas alegações finais a absolvição deste.

Em sua sentença, a magistrada Drª. Isabela Sampaio Alves, julgou totalmente improcedente a denúncia, absolvendo o capitão Carlos Henrique de Jesus Silva, que agora, terá o direito de ser efetivamente promovido ao posto de major, com os proventos da patente, retroativamente.

Confiram abaixo a parte final da sentença que absolveu o associado da AMESE:

Processo nº 201688501130


AÇÃO PENAL PÚBLICA


Réu: CARLOS HENRIQUE DE JESUS SILVA


Advogado: MÁRLIO DAMASCENO CONCEIÇÃO - OAB/SE 2.150


Vítima: ROSANGELA MONTEIRO DOS SANTOS

...

II.1. Crime de Ameaça (artigo 147 do CP)

Art. 147 - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Materialidade e autoria:

Ameaçar alguém significa intimidar, prometer malefício, utilizando-se o agente quaisquer meios, sejam orais, escritos, e outros meios, ressaltando-se que o mal que se prenuncia deve ser injusto e grave. O crime de ameaça é consumado quando o ofendido toma conhecimento dela, sendo certo se trata de crime formal e instantâneo, que se consuma independentemente de resultado lesivo objetivado pelo agente.

A vítima declarou perante as autoridades policial e judicial as ameaças perpetradas pelo acusado, afirmando que o denunciado falou, por telefone, que iria matá-la, bem como mataria seu atual companheiro, pai do seu filho. Ademais, informou que sua sogra viu o acusado rondando sua casa, para amedrontá-la, entretanto, a sogra da vítima não compareceu em juízo para ratificar a versão apresentada por Rosângela.

Por outro lado, a irmã da vítima, Maria José Monteiro dos Santos, testemunha de defesa, disse que “não viu o acusado ameaçando nem agredindo sua irmã; que o tratamento do réu para sua irmã era bom, pois nunca ouviu dizer que ele a maltratava; que a vítima nunca comentou com a família que o acusado lhe maltratava; que houve um desentendimento sobre uma criança que a vítima pegou para adotar e deixou a menina desleixada; que está criando a criança atualmente; que o acusado cria a criança como se fosse pai; que não sabe se o desentendimento do casal foi por causa da criança; que o réu sempre tratou bem a criança e paga a escola dela; que a criança vivia na companhia do casal; que, depois da separação da vítima e do acusado, a criança está sob sua guarda; que a adolescente tem 13 anos; que a adolescente nunca lhe contou que viu o acusado maltratar a vítima; que durante o relacionamento do casal, nunca viu sua irmã com nenhuma marca, nenhum hematoma de agressão; que, depois que sua irmã se separou do acusado, não falou para a família que estava sofrendo ameaças por parte do acusado; que tomou por surpresa sua irmã dizer que está sendo ameaçada, pois nunca soube que o réu maltratava ela; que, desde o dia que a vítima se separou do acusado, não visita mais a filha, nem vai para audiência da menina; que ficou surpresa, pois quando é audiência da criança a vítima não comparece ao fórum; que, para a presente audiência, sua irmã apareceu, e, quando chegou e viu sua irmã, não acreditou; [...] que sempre é sua irmã quem gosta de brigar; que não tem nada contra a vítima; [...] que a vítima falou no Conselho que abriu mão da guarda da menina, que não a queria mais; que já tem um ano que a vítima deixou a menina; que sua irmã gosta de arrumar problema; que está até sem entender essa situação do acusado, pois sua irmã nunca comentou que estava sendo ameaçada; que sua irmã nunca comentou com a família que estava amedrontada por causa das ameaças impetradas pelo acusado (...)”.

O acusado, em juízo, negou a prática delitiva, afirmando que foi até a casa da sogra de Rosângela para falar sobre a criança que ela pegou para adotar e desistiu da adoção, deixando a menor com sua irmã.

Frise-se que, em crimes como os de que versam os presentes autos, a palavra da vítima tem elevado valor probatório, principalmente quando aliada a outros elementos de prova coligidos aos autos, devendo ser levado em consideração.

Insta ressaltar que, no presente caso, a palavra da vítima é isolada das demais provas constantes nos autos, pois em que pese ter apontado pessoas que poderiam sustentar sua versão, como sua sogra e seu atual esposo, tais pessoas não prestaram depoimentos em Juízo. Ao contrário disso, a testemunha de defesa apresentou depoimento semelhante à versão apresentada pelo acusado.

Sabe-se que para a instauração da ação penal bastam indícios de autoria e prova da materialidade do crime, contudo, para que seja acolhida a pretensão punitiva, formulada pelo Ministério Público, exige-se além da existência material do fato criminoso, a certeza da respectiva autoria.

O réu, não se deve olvidar, goza da presunção de inocência. O Ministério Público não logrou êxito em provar, nos autos, de forma indubitável, a autoria do delito em tela, a despeito de haver se esforçado.

Em sendo assim, deve-se acolher neste caso em concreto o princípio constitucional da presunção de inocência, que deve ser repelido apenas quando houver provas capazes de elidir a dúvida acerca da materialidade/autoria.

III – DISPOSITIVO

Por fim, exposto o cenário fático jurídico, JULGO TOTALMENTE IMPROCEDENTE a denúncia para ABSOLVER o acusado CARLOS HENRIQUE DE JESUS SILVA da imputação do crime previsto no art. 129, §9°, do Código Penal, com fulcro no artigo 386, VII, do CPP.

Preclusas as vias impugnativas, oficiem-se o Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe e o Instituto Nacional de Identificação, órgãos de estatística judiciária criminal, acerca da absolvição do réu, para suprimir de seu escaninho as anotações relativas ao fato, tido como delituoso, aqui apurado, em cumprimento ao disposto no art. 809, do CPP.

Considerando o teor da presente decisão, exclua-se eventual cadastro junto ao CIFAP.

Cumpra-se a determinação constante no Termo de Audiência do dia 13/07/2017, ou seja, envie cópias dos presentes autos e mídias à Promotoria Cível de titularidade do Promotor de Justiça solicitante (Luís Fausto Dias de Valois Santos) para acompanhar a situação da adolescente citada no depoimento da testemunha de defesa.

Isento de custas.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

Cumpra-se.

Isabela Sampaio Alves
Juíza de Direito

Matéria do blog Espaço Militar

9º BPM É HOMENAGEADO DURANTE NOVENÁRIO DA FESTA DA PADROEIRA DE SANTA ROSA DE LIMA.

Na noite desta segunda, dia 21, na quarta noite do Novenário da Festa da Padroeira de Santa Rosa de Lima, com Tema: Âmbitos de Comunhão Eclesial e Atuação do Leigo como Sujeito, o 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Sergipe, foi homenageado, na pessoa do seu comandante, Tenente-Coronel José Raimundo Ferraz, que fez uso da palavra nos ritos finais da Santa Eucaristia, agradecendo pelo reconhecimento ao trabalho realizado por todos que fazem aquela unidade. 

O Novenário foi celebrado pelo padre William Oliveira e concelebrado pelo pároco da cidade padre Claudomiro Alves Rocha, contando com a participação de diversas autoridades.

Confiram abaixo fotos do evento:










Matéria do blog Espaço Militar

O BLOG ESPAÇO MILITAR AGORA TEM NOVA PÁGINA NO FACEBOOK: ESPACOMILITARSE. CONHEÇAM.


O blog Espaço Militar agora tem nova página no facebook, onde você poderá seguir e comentar as postagens deste blog.

Para acessar é só pesquisar no face: espacomilitarse

Ou clicar no link abaixo:


Sejam muito bem vindos a nossa nova página no facebook.