segunda-feira, 8 de junho de 2015

Comissão da Verdade: anunciados seis dos sete nomes

Estes  são  seis,  dos sete membros  que  comporão a Comissão da Verdade  em  nosso Estado. Será uma  comissão basicamente formada  por pesquisadores. A   mim caberá estabelecer  a interlocução entre a Comissão e o Governo  do Estado.
Não existe  em  seus  membros qualquer nome " sonoro"  ou comprometido  com qualquer  coisa  que  não  seja  o estudo, a  pesquisa  e  a difusão  de informações  sobre um  dos  períodos mais sombrios da nossa história. O governador Jackson Barreto me  delegou total   autonomia para  conduzir  o  processo de instalação da comissão, ele mesmo já  se comprometeu a ser  o  primeiro a depor  para  a comissão,  dando  um  exemplo  claro de que  todos os demais  membros  do executivo, se convidados a depor,  terão a obrigação de fazê-lo. No que  pese, seja  uma  comissão  de sete membros, estaremos abertos  para  receber  colaboração  mais direta  de qualquer  cidadão que  se identifique  com a causa. A  ideia que  possamos formar  grupos  de apoio  temáticos para  auxiliarem  os  trabalhos  da comissão, nesse sentido ja  recebi  manifestação d e diversas  pessoas, da  área de pesquisa se  colocado a  disposição  para  colaborar.
O  compromisso da Comissão da Verdade  e  do Governo  do  Estado  é exclusivamente  com a revelação da  verdade sobre o período e a difusão da  mesma, na  perspectiva de  que  possamos posteriormente contribuir  para que acontecimentos  tão execráveis, quanto os   praticados  pela  ditadura  jamais  voltem  a  acontecer. Os nomes:
Helder Bezerra Teixeira - Graduado em LICENCIATURA E BACHARELADO EM HISTÓRIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professor de ensino superior da Faculdade Sergipana. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: forças armadas, autoritarismo, democracia, política externa e representação.
Gilberto Francisco dos Santos  - GILFRANCISCO, professor, ,jornalista e escritor com 18 livros publicados, possui graduação em Licenciatura - Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1991). Especialização em Educação Tecnológica. Possui mais de 600(seiscentos) artigos publicados em jornais, revistas e periódicos.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Hispano-americana e Russa.
 José Vieira da Cruz - Licenciado em História pela UFS (1998), mestre em Sociologia pela UFS (2003) e doutor em História pela UFBA (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas/ Campus do Sertão. Tem experiência na área de história, com ênfase em teorias da história, história moderna, história contemporânea, história do Brasil e historiografia brasileira. Desenvolve pesquisas temáticas sobre: sociedade, movimentos sociais, movimento estudantil, ensino superior, intelectuais, literatura, sertão, história oral e ditadura civil-militar.
Andréa Depieri de Albuquerque Reginato Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Realizou estágio doutoral na University of Ottawa (2009-2011), atuando como pesquisadora junto à Chaire de Recherche du Canada en Traditions Juridiques et Rationalité Pénale. É professora efetiva do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Direito com ênfase em criminologia, direito criminal, direitos humanos e teoria geral do direito
Gabriela Rebouças Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) no Núcleo de Tecnologias Sociais, é lider do grupo Acesso à justiça, direitos humanos e resolução de conflitos, ativo no diretório de grupos do CNPq. É professora Titular do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL, vinculada à graduação em direito e ao NIPG. É professora PPG-II do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT, vinculada ao NPGD. Integrante da RENAESP (Rede Nacional de Estudos em Segurança Pública) em Sergipe, atua na área de direitos humanos, subjetividades e acesso à justiça. Autora da obra Tramas entre subjetividades e direito: a constituição do sujeito em Michel Foucault e os sistemas de resolução de conflitos, publicado em 2012 pela Lumen Juris.
José Afonso Nascimento - Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1976) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981). Possui DEA em Estudos Políticos pela Universidade de Montpelier I, França. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado e Sociologia Jurídica. Faz doutorado em Sociologia na UFS.
Fonte: http://www.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=173528&pagina=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário