quinta-feira, 26 de junho de 2025

Corpo de Bombeiros realiza solenidade de formatura de 34 novos soldados com entrega de viaturas e equipamentos, promoção e homenagens a autoridades



Solenidade do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe com formatura de 34 novos soldados, entrega de oito viaturas e equipamentos, representando um investimento de cerca de R$ 10 milhões, promoção de oficiais e praças, além de homenagens a autoridades. O evento aconteceu no Quartel Central, em Aracaju, com a presença de bombeiros, familiares e autoridades, tanto civis quanto militares.

“Essa é uma noite de conquistas, de valorização e muita entrega operacional. A promoção não é só uma formalidade, mas o reconhecimento por tudo que foi feito durante a carreira do militar. Parabenizo os novos soldados, que venceram os desafios da formação e estão preparados para salvar. Quero agradecer ao governador do Estado, Fábio Mitidieri, que zerou a fila do concurso, tanto de soldado quanto de oficial, bem como o Secretário de Segurança Pública, João Eloy, por todo apoio às demandas da corporação. O agradecimento é também para todos os atores que se dedicaram para que essa entrega de viaturas e equipamentos se materializasse, fruto de um trabalho coletivo, visando a proteção da sociedade sergipana”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância dos bombeiros para a sociedade. “Hoje é uma noite de festa para aqueles que estão sendo formados soldados, mas também para aqueles que estão sendo promovidos. Parabéns aos formandos, hoje é o dia da glória de cada um de vocês. Hoje vocês integram a família do Corpo de Bombeiros, são heróis da sociedade, porque é assim que os sergipanos veem os seus bombeiros e bombeiras. Tenho que agradecer todo dia a Deus pelo trabalho de vocês, que dedicam a vida a salvar o próximo”, apontou.

O soldado Max Douglas foi um dos formandos e falou da conquista. “Eu estava buscando novos desafios. Foi quando surgiu o concurso dos bombeiros e decidi fazer. Aprendi coisas que nunca imaginei. Hoje é um dia de vitória, por ter conseguido superar esse desafio, com o apoio da minha família”, disse.

Entre os 31 bombeiros promovidos estava o tenente Josival Melo, que completou seu tempo de serviço e está passado para a reserva remunerada. “Esse é um dia muito especial de finalização de um ciclo importante em minha vida, de profissionalismo, amizades, levando boas lembranças. A sensação é de dever cumprido e ser promovido é um reconhecimento, uma honra”, contou.

Investimentos

Foram entregues na solenidade quatro viaturas tipo Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), as primeiras desse modelo na corporação, preparadas para atuar tanto em ocorrências de salvamento como de combate a incêndio, adquiridas com orçamento próprio. Outro modelo novo de viatura entregue foi a tipo Posto de Comando Móvel, equipada para o gerenciamento de ocorrências, fruto de emenda parlamentar federal do senador Laércio Oliveira. Também foram entregues três unidades de resgate, destinadas ao atendimento pré-hospitalar, com recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Equipamentos também foram entregues na formatura. Cerca de 1400 capas de chuva, que representaram um investimento de 325 mil reais, fruto de emenda especial do então Deputado Federal Fábio Mitidieri. Além disso, houve a entrega de 12 lousas digitais interativas, equipamentos que serão destinados ao Centro de Treinamento da corporação.

Homenagens

Na solenidade foram realizadas homenagens ao governador do Estado, Fábio Mitidieri, que recebeu a Medalha de Mérito Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e um dobrado em sua homenagem, peça musical composta pelo tenente Gentil Leite, músico do Corpo de Bombeiros.
O governador recebeu ainda uma estatueta pelos relevantes serviços prestados à corporação, junto a outras duas autoridades: a Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, e o Secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy.

Por:ASCOM/CBMSE.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

PMSE realiza 13ª edição do programa avançar no Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior – BPATI

 


A Polícia Militar de Sergipe realizou, a 13ª edição do Programa Avançar no Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior – BPATI, na cidade de Boquim.

A iniciativa teve como objetivo oferecer mais qualidade de vida, valorização profissional e bem-estar aos policiais militares e seus dependentes, por meio de uma série de atendimentos prestados por diversos setores da corporação e instituições parceiras.

Durante o evento, foram disponibilizados os seguintes serviços aos militares:

1.    Consultas com equipe médica, fisioterapeuta e com nutricionista; realização de testes rápidos para infecções sexualmente transferíveis (IST); atualização de cartão de vacinas;

2.    Apresentação dos serviços ofertados pela Assessoria Pró-Vida à tropa, através dos seus núcleos; atendimento às policiais militares femininas em suas demandas específicas;

3.    Confecção e impressão de carteiras funcionais; assessoria sobre Direitos Militar; orientações sobre a legislação atual sobre armas de fogo;

4.    Informações sobre cursos de qualificação da tropa; divulgação dos programas: Ronda Maria da Penha, Proerd e Judô;

5.    Conferência de carga e material bélico (substituição e manutenção); fornecimento de material necessário para atividade laboral;

6.    Inspeção e orientação acerca da padronização da identificação visual da unidade; orientações com base na doutrina de comunicação social;

7.    Disponibilização do setor de conferência, onde serão prestadas informações sobre a folha de pagamento dos policiais militares;

8.    Atualização cadastral, capacitação dos motoristas, confecção de senhas de abastecimento, dentre outras renovações pertinentes à frota orgânica e locada.

Pelos órgãos externos haverá os seguintes atendimentos:

1.    Prestação de serviços inerentes às diversas atividades bancárias do segmento, disponíveis ao servidor público militar estadual, pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese);

2.    Atualização de cadastro, emissão de carteiras de titulares e dependentes, adesão de novos beneficiários, autorização de exames, encaminhamento de perícias, dentre outros serviços, pelo Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaude);

3.    Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por meio da (SSP/SE).

O Programa Avançar representa mais um passo na valorização da tropa, reforçando o compromisso da PMSE com o cuidado integral aos seus profissionais, promovendo ações de saúde, bem-estar e desenvolvimento institucional.

Fonte: ASCOM/PMSE.

 

quinta-feira, 19 de junho de 2025

COMUNICADO IMPORTANTE


A AMESE (Associação dos Militares do Estado de Sergipe), com o objetivo de melhor atender aos seus associados, informa sobre a escala de plantão dos advogados durante os Festejos Juninos, para casos emergenciais, devendo o respectivo advogado de plantão ser acionado através do respectivo telefone ou whatsapp. Lembramos que somente serão atendidos casos emergenciais, pois consultas e informações, inclusive de processos, serão realizadas nos plantões normais da semana.

CONFIRA:





segunda-feira, 16 de junho de 2025

QUAL GRATIDÃO O GOVERNO DEMONSTRA PRA ESSA CLASSE?


    É inaceitável que governo de Sergipe continue descontando previdência de militares mutilados em serviço, policiais e bombeiros militares reformados e aposentados mesmo depois destes terem contribuído por 30 anos no serviço ativo. Detalhe, mesmo indo a óbito, as suas pensionistas continuam pagando a previdência.

    Qual gratidão o governo demonstra pra essa classe?

quinta-feira, 12 de junho de 2025

PMSE celebra formação de elite na Solenidade de Encerramento do III Curso de Ações Táticas Especiais

 


A Polícia Militar de Sergipe celebrou a formação de oito novos “Cateanos” na solenidade de encerramento do III Curso de Ações Táticas Especiais (CATE). O evento, realizado no Centro de Ensino e Instrução, marcou a conclusão de 60 dias de intenso treinamento, coroando a superação de desafios em um dos cursos mais exigentes e prestigiados da corporação.

“A dor é temporária, a glória é eterna!” Com essas palavras, o comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, sintetizou o sentimento de glória dos formandos que agora integram a tropa de elite da segurança pública.

O III CATE teve sua fase de adaptação na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PMSE, em Barra dos Coqueiros, e a etapa rústica em Porto da Folha, com o apoio do Batalhão de Polícia de Caatinga. As instruções também se estenderam a Maceió (AL) e Salvador (BA), demonstrando o alcance e a integração regional do curso.

A capacitação, com carga horária de 650 horas/aula, iniciou em 17 de março e foi finalizada em 16 de maio de 2025. Dos 24 alunos iniciais, que incluíam policiais militares de Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Maranhão, além de um bombeiro militar de Sergipe, apenas oito concluíram o rigoroso treinamento com êxito, atestando a seletividade e o alto nível de exigência do curso.

Um dos pontos altos da celebração foi a outorga da Medalha Mérito Operações Especiais, concedida a civis e militares em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Polícia Militar de Sergipe.

Os destaques do curso foram merecidamente homenageados: o 3º colocado, cabo PMSE Gabriel Barbosa Vieira; o 2º colocado, soldado PMPE Levi Germano Velez Damasceno; e o 1º colocado, soldado PMSE Thiago Bruno Freitas de Menezes Santos. O comandante-geral da PMSE realizou a entrega simbólica das homenagens, ressaltando o mérito e a dedicação dos formandos.

Um dos momentos mais aguardados foi a entrega dos brevês pelos padrinhos e madrinhas dos concludentes, simbolizando a conquista e o ingresso oficial na tropa de elite.

Em seus discursos, o major Weniston Queiroz, comandante do BOPE, e o coronel Alexsandro Ribeiro, comandante-geral da PMSE, ressaltaram a importância estratégica do curso e parabenizaram os novos “Cateanos” pela dedicação, resiliência e superação demonstradas ao longo da jornada.

Em um anúncio de grande relevância, o coronel Ribeiro confirmou a publicação do edital do IV Curso de Operações Especiais da PMSE (Coesp 2026), reforçando o compromisso da corporação com a capacitação contínua e a qualificação de seus policiais.

O comandante-geral da PMSE finalizou sua fala proferindo o lema dos especialistas em Operações Especiais: “Aos formandos: a lealdade como crença, a disciplina como valor, a coragem como hábito, a missão como destino,” e destacou a importância de investir constantemente na formação e qualificação da tropa.

A solenidade foi encerrada com a emocionante Oração das Forças Especiais, proferida pelos novos “Cateanos” em conjunto com todos os integrantes do BOPE, e o comando de “Fora de Forma”, oficializando o término do III Curso de Ações Táticas Especiais e a ascensão desses novos profissionais à elite da PMSE.


Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Polícia Militar inicia planejamento operacional dos festejos juninos em Sergipe

Durante a reunião foram abordadas as diretrizes iniciais para atuação da PMSE no período junino, que tradicionalmente mobiliza grande efetivo policial para garantir a tranquilidade dos eventos.

A Polícia Militar de Sergipe realizou, a primeira reunião para discutir o planejamento operacional dos festejos juninos em todo o estado. O encontro aconteceu no Quartel do Comando Geral, em Aracaju, e contou com a presença do comandante-geral da Corporação, coronel Alexsandro Ribeiro, além dos representantes do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI).

O plano estratégico envolverá ações de policiamento ostensivo, controle de público e reforço nas áreas com maior concentração de eventos. Para que a Corporação obtenha sucesso em suas ações e os festejos juninos aconteçam de forma segura, o comandante-geral ressaltou a importância do trabalho integrado e da antecipação no planejamento.

“Nosso objetivo é garantir que o cidadão possa celebrar as tradições juninas com segurança. Nesse sentido, estamos iniciando o planejamento com antecedência, ajustando o emprego do efetivo de acordo com as demandas de cada evento”, destacou o coronel Ribeiro.

Festejos da Grande Aracaju

 

Em 2025, eventos consolidados na Grande Aracaju, a exemplo da Vila do Forró e do Forró Caju, devem ter um período de duração ainda maior, comparado com o ano passado. De acordo com o subcomandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Thiago Costa, em virtude disso, será necessário ajustes no planejamento logístico e financeiro da Corporação.

“Neste ano, percebemos que a Polícia Militar vai ter uma demanda de trabalho ainda maior. Eventos consolidados na capital, a exemplo da Vila do Forró e Forró Caju, como também, a Vila Siri, em Nossa Senhora do Socorro, deve conter, no mínimo, um dia a mais em suas programações. Como resultado, estamos dialogando com todos os setores da Corporação, no sentido de ajustar o nosso planejamento financeiro e logístico”, explicou o tenente-coronel Thiago Costa.

Eventos no interior do estado


O planejamento estratégico para o interior do estado contará com o reforço da Polícia Militar em 66 municípios sergipanos, com destaque para Areia Branca, Itabaiana, Estância, Capela e Cristinápolis, onde a concentração do público é ainda maior. Até o momento, mais de 250 eventos juninos foram cadastrados pelo CPMI, mais do que o dobro do ano passado, quando 115 eventos foram registrados pelo setor.

“Para garantir a segurança dos festejos juninos no interior do estado, a operação será realizada do dia 30 de maio até 31 de julho, ou seja, cerca de dois meses, período em que teremos a responsabilidade de promover a segurança dos eventos em todo os municípios do interior sergipano”, confirmou o subcomandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI), tenente-coronel Emerson Sousa.

Solicitação de policiamento nos eventos

 

De acordo com a portaria nº 099 / 2023, expedida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, o responsável pelo evento deverá protocolar a solicitação de policiamento ostensivo, com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência, na organização policial militar responsável. O prazo é necessário para o planejamento adequado do efetivo de policiais que atuará no evento, como também, para que a alocação de recursos logísticos, a exemplo de equipamentos e viaturas, seja realizada em tempo hábil.

“A maioria dos grandes eventos já cadastrou a solicitação de policiamento. No entanto, ainda não concluímos o nosso plano estratégico, pois eventos previstos para os dias 21, 22, 23 e 24 de junho, por exemplo, ainda estão dentro do prazo estabelecido pela portaria para fazer a solicitação”, observou o tenente-coronel Thiago Costa.

O oficial deixa claro que antes de solicitar o policiamento nos eventos o organizador deverá procurar os órgãos reguladores dos municípios para evitar obstáculos administrativos. Em conformidade com a Portaria da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a realização do evento precisa de autorização das prefeituras, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos de trânsito, vigilância sanitária, Adema, entre outros responsáveis pela liberação provisória do espaço público.

“No momento em que o organizador da festa, seja pública ou privada, procura a Polícia Militar para protocolar o documento, não significa que o evento foi autorizado pela Corporação. Na verdade, o papel da Corporação é, após uma minuciosa análise técnica, deferir ou indeferir a solicitação de policiamento. Sendo assim, é imprescindível que, quando vier protocolar o pedido de policiamento, a organização da festa possua autorização dos órgãos competentes para ocupação do espaço público, interdições das vias e uso de equipamentos sonoros”, lembrou o tenente-coronel.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

PMSE realiza capacitação para atuação em grandes eventos juninos

A Polícia Militar do Estado de Sergipe promoveu mais uma capacitação destinada aos policiais militares que atuarão nos grandes eventos festivos, especialmente nos tradicionais festejos juninos. As instruções ocorreram no Centro de Ensino e Instrução (CEI), situado no Bairro América em Aracaju.

O treinamento teve foco no aperfeiçoamento das técnicas operacionais voltadas para o policiamento de grandes aglomerações.

Durante a capacitação, a major Belisa França ressaltou a relevância do treinamento para garantir a segurança pública nos eventos de grande porte que se aproximam. “O cidadão precisa sentir segurança para aproveitar a festa, sendo assim, estamos capacitando a tropa focados na atuação nos próximos festejos juninos. Nosso objetivo principal é estarmos presentes nos eventos protegendo a sociedade e proporcionando a paz para todos”, enfatizou.

A formação abordou aspectos práticos relacionados ao controle de multidões, mediação de conflitos e estratégias de prevenção, preparando os militares para as mais diversas situações que podem ocorrer durante os festejos.

O aluno do Curso de Formação de Sargentos (CFS), Fabson, também destacou a importância da capacitação. “Esse tipo de treinamento é de fundamental importância, pois a sociedade merece aproveitar os eventos juninos com tranquilidade. Não tenho dúvidas que estaremos prontos para atuar nos mais diversos tipos de situações”, afirmou o futuro sargento.

Com a chegada do período junino, a Polícia Militar reforça o seu compromisso com a segurança pública, investindo na qualificação de seus profissionais para que estejam aptos a garantir a ordem, preservar a paz e proporcionar um ambiente seguro para que a população possa aproveitar as festividades com tranquilidade.

Fonte: ASCOM/PMSE