quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Corpo de Bombeiros realiza abertura da 5ª Semana Salvando Salvadores




O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), através do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), a abertura da 5a Semana Salvando Salvadores, no Quartel Central, em Aracaju. O evento tem como objetivo debater temáticas relativas à qualidade de vida do bombeiro militar. A abertura aconteceu no Quartel Central, em Aracaju.

“É um momento de parar para cuidar da nossa tropa, analisar como está a nossa rotina operacional e administrativa. Avaliar o que precisa melhorar para promover qualidade de vida para os bombeiros, debatendo ideias voltadas para a saúde física e mental, dos cuidados com os riscos da nossa atividade. Cuidar de quem cuida da sociedade. Agradecemos a todos que participaram da organização desse evento”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

O coronel do Corpo de Bombeiros do Pará, José Mário, um dos palestrantes da abertura, falou sobre a importância da saúde ocupacional. “O trabalho dos bombeiros em geral é marcado por questões que envolvem riscos que vão para além das questões físicas, que podem afetar os aspectos psicológicos também. A saúde ocupacional tem o propósito pensar na saúde de maneira mais ampla, em tudo aquilo que pode repercutir na vida do trabalhador. Sergipe já tem uma tradição nesse sentido. Essa é a quinta edição desse evento, então isso já é um indício dos cuidados com a saúde do trabalhador”, apontou.

A outra palestra da abertura foi realizada pelo sargento e educador físico Villiney Matos, sobre treinamento físico e saúde. “De forma geral a atividade física é muito importante para a prevenção de doenças, o combate ao estresse. Para o bombeiro militar, vai além. Ele precisa estar bem fisicamente para dar a melhor resposta à sociedade e também para voltar para a família, que espera que ele retorne para casa saudável e em segurança”, explicou.

A tenente-coronel Jeane Lisboa ressaltou a importância desse evento para os integrantes da corporação. “Essa quinta edição é especialmente importante porque se aprofunda no olhar que nós bombeiros temos conosco, para além da farda, da roupa de aproximação. É o momento em que nós mergulhamos nas consequências da nossa profissão e também nas possíveis soluções. Nós olhamos para o nosso físico, nosso emocional, para ver o resultado dos anos de trabalho em atendimentos aos momentos de maior sofrimento das pessoas, como isso reverbera em nosso ser e nosso físico”, disse.
Programação

O evento segue nos dias 17 e 18 com oficinas na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), em Aracaju, com temas como “A prática de exercícios físicos como estratégia de boa saúde”, “Comunicação de más notícias”, “Autocuidado com práticas integrativas” e “Estratégias de intervenções de emergência envolvendo veículos eletrificados”. Já o encerramento, no dia 19, acontece no Quartel Central, com relatos de experiências sobre o atendimento à ocorrência de desabamento após explosão no bairro Santo Antônio, em Aracaju, no dia 31 de dezembro de 2023.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário