Criada pela Polícia Militar com a finalidade de fiscalizar medidas protetivas registradas pelo Poder Judiciário e acolher as mulheres em situação de violência doméstica, a Ronda Maria da Penha completou cinco anos de fundação nesta sexta-feira (08). Durante as comemorações, a unidade recebeu quatro novas viaturas.
A Ronda Maria da Penha visa prevenir todas as formas de violência contra a mulher. Para tanto, além de prestar assistência às mulheres, faz um importante trabalho educativo, procurando conscientizar e sensibilizar policiais militares, como também a comunidade, crianças, mulheres e homens, acerca da temática da violência contra mulher, pondo em evidência a rede de apoio à mulher e os canais de denúncia.
Desde que foi implementada na Corporação, em 2019, a coordenadoria da Ronda Maria da Penha já desenvolveu mais de 10.000 ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A RMP busca garantir a efetividade da Lei Maria da Penha com atividades que alcançam os três eixos principais no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres: proteção e assistência; prevenção e educação; combate e responsabilização.
Novas Viaturas
Com o objetivo de reforçar essas ações de apoio às mulheres em situação de violência no estado de Sergipe, o Comando da Polícia Militar disponibilizou quatro novas viaturas à coordenadoria da Ronda Maria da Penha.
A entrega simbólica das chaves dos veículos foi realizada pelo Comandante-Geral da Corporação, coronel Alexsandro Ribeiro. Na ocasião, o oficial comentou sobre o importante papel da Ronda no enfrentamento à violência contra as mulheres.
“É um trabalho imprescindível para redução do número de feminicídios em nosso estado. Pensando nisso, estamos entregando quatro novas viaturas que, juntamente com a elaboração do nosso plano de ações, vai contribuir para garantir a efetividade da Lei Maria da Penha”, explicou o comandante.
Ampliação dos núcleos
O coronel Ribeiro confirmou que a Polícia Militar implantará novos núcleos da Ronda Maria da Penha nos municípios de Nossa Senhora da Glória e Lagarto, para estender o trabalho existente nos municípios de Estância e Itabaiana. De acordo com o oficial, a ideia é ampliar o acompanhamento de todas as medidas protetivas e acolher as diversas mulheres vítimas de violência doméstica do nosso estado.
“Estamos qualificando nossos policiais militares para que eles possam prestar um serviço de excelência na orientação e atendimento à mulher vítima de violência doméstica em Sergipe”, completou.
A coordenadora da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, capitã Fabíola Góes, comemorou a ampliação do trabalho da unidade para outros municípios do estado, e aproveitou a oportunidade para falar sobre a Operação Átria, que assim como a entrega das viaturas, marca um cenário ampliado do enfrentamento à violência contra a mulher.
“As viaturas foram entregues para reforçar o enfrentamento a violência doméstica em nosso estado, por meio da Ronda Maria da Penha. Além disso, são ações que fazem parte da Operação Átria, desencadeada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a finalidade de combater a violência doméstica. No estado de Sergipe, as ações têm sido realizadas pela Ronda Maria da Penha, com trabalhos preventivos e de capacitação para o público interno e externo, com o apoio do BPATI, que ficou responsável pela parte operacional das ações.
A entrega das viaturas também faz parte das comemorações de aniversário de 5 anos de implementação da Ronda Maria da Penha na Polícia Militar de Sergipe.
Fonte: ASCOM/PMSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário