Recomendações envolvem cuidado com dinheiro e celulares
No transporte coletivo, os passageiros precisam estar atentos não apenas ao itinerário e aos pontos de embarque e desembarque. Embora as ações de segurança pública com abordagens aos veículos que fazem o transporte coletivo tenham sido reforçadas, é recomendável que os passageiros também adotem medidas de segurança para evitarem ser vítimas de crimes como furtos e roubos. É fundamental que as eventuais vítimas de crimes no transporte coletivo procurem acionar a polícia e registrar o caso com boletim de ocorrência.
Para evitar essas investidas criminosas, a Polícia Militar tem intensificado ações de abordagens em todo o estado. Mas, a população também pode adotar medidas para ampliar a segurança enquanto utiliza o transporte público, conforme orientou o subcomandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), capitão Adiel Ribeiro. “Evite pontos de ônibus em locais ermos e sempre dê preferência às paradas onde há estabelecimentos comerciais e fique atento às pessoas que estão ao seu redor”, recomendou.
Também é aconselhável que os passageiros fiquem atentos ao embarque e ao uso de bens dentro dos veículos do transporte coletivo. “Tenha uma atenção primordial no momento do embarque, que é quando o passageiro está mais vulnerável. Evite manusear dinheiro e celular. Também é recomendável que o passageiro não fique isolado, sempre esteja próximo às pessoas, pois os criminosos sempre vão procurar quem está mais isolado no ônibus. Se precisar de apoio policial, ligue para o 190”, acrescentou o capitão.
Importunação sexual
Já nos casos em que a conduta criminosa envolve crimes de importunação sexual, a delegada Nayanna Batalha orienta que as vítimas se afastem do autor e comuniquem o fato. “A Polícia Civil orienta que a mulher, ao perceber uma abordagem desrespeitosa e lasciva, procure se distanciar do agressor. A vítima deve comunicar o ocorrido ao motorista e aos demais passageiros, ligar para a Polícia Militar, informar o número do veículo e as características do autor do fato, além de se proteger no próprio coletivo”, ressaltou.
Denúncia
As vítimas de crimes praticados no âmbito do sistema de transporte coletivo devem sempre procurar a Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência. É com o boletim de ocorrência que as forças de segurança pública identificam a mancha criminal e traçam ações de enfrentamento à criminalidade, com abordagens e operações. Nos casos de flagrante, é recomendado também o acionamento da Polícia Militar por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190.
Fonte: ASCOM/SSP
Nenhum comentário:
Postar um comentário