sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Banda do Corpo de Bombeiros participa do 2° Concerto do Dia do Soldado no Teatro Tobias Barreto.



Foi realizada no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a segunda edição do Concerto do Dia do Soldado, realizado pelo 28° Batalhão de Caçadores (28° BC). O evento contou com a Banda do 28° BC recebendo como convidados integrantes das bandas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).

O subregente da Banda de Música do CBMSE, tenente José Gentil, falou sobre a emoção que foi apresentar em primeira mão no evento o dobrado intitulado “Guerreira do Fogo”, que ele criou em homenagem à tenente-coronel Aline Campos, falecida em julho deste ano, após lutar bravamente contra um câncer. “A recepção do público foi emocionante. Esse dobrado com certeza é uma das peças mais importantes em minha vida, porque celebra essa militar maravilhosa que merece ser lembrada”, afirmou.

A subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Maristela Xavier, falou sobre o evento. “O Corpo de Bombeiros agradece ao Exército Brasileiro, em nome do general Guedon, ao 28° Batalhão de Caçadores, na pessoa do comandante, coronel Leandro, pelo convite para participar dessa noite de celebração e homenagens, com a presença dos nossos militares participando desse concerto. Também foi uma noite onde nos emocionamos ao homenagear a nossa guerreira de fogo, tenente-coronel Aline, uma militar que muito nos inspira e tem seu nome gravado na história da nossa instituição por deixar seu legado’’, concluiu.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Bombeiros de Sergipe participam de seminários nacional e internacional no Distrito Federal.

 



Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) estão participando de dois eventos que estão acontecendo em Brasília. O Seminário Internacional dos 50 anos de Perícia de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o 2° Seminário Nacional de Bombeiros (SENAPI). Os seminários começaram no dia 29 de agosto e prosseguem até o dia 1º de setembro, na Academia de Bombeiro Militar.

O CBMDF é pioneiro na investigação de perícia de incêndio e a programação comemora os 50 anos de atuação nessa área. O objetivo é aprimorar as práticas de investigação, através do intercâmbio de conhecimentos, com a participação de palestrantes especialistas na área, reconhecidos tanto no cenário nacional quanto no internacional.

Um dos palestrantes é o Chefe do Departamento de Segurança contra incêndio da Worcester Polytechnic Institute (WPI), Albert Simeoni, especialista na área com mais de 120 artigos publicados e mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de técnicas para entender a dinâmica do fogo. As palestras abordaram temas como “O perfil do incêndio como base para políticas de prevenção”, “Investigação de incêndio na boate Kiss, além da causa e do objeto causador” e “Incêndios em Veículos elétricos: Como a investigação de incêndio pode prevenir tragédias e salvar vidas”.

Fonte: ASCOM/CBMSE.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Corpo de Bombeiros atendeu 69 ocorrências durante final de semana.

 


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) atendeu 69 ocorrências durante o último final de semana. Foram registradas 38 ocorrências de busca e salvamento, dez orientação via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), nove incêndios urbanos, sete incêndios em vegetação e cinco acidentes automobilísticos.

A corporação foi acionada para uma ocorrência de incêndio em residência no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. A guarnição do Quartel Central foi encaminhada ao local e realizou o combate ao incêndio, sem vítimas. O local foi interditado e a Defesa Civil foi acionada para avaliação.

Um incêndio em um ônibus foi registrado na BR 101, município de Estância. A ocorrência aconteceu bem próximo ao quartel da corporação no município e os bombeiros de plantão fizeram o atendimento. Foi necessário isolar os dois sentidos da via para realizar o combate. No momento do incêndio havia apenas o motorista no ônibus, que saiu do veículo sem ferimentos.

A corporação atendeu um acidente automobilístico na BR 101, no povoado Pirunga, município de Capela. Bombeiros do Quartel de Propriá foram encaminhados e realizaram o resgate de dois idosos, que depois ficaram aos cuidados do SAMU.

Fonte: ASCOM/CBMSE.


terça-feira, 26 de setembro de 2023

Cabo da PMSE conquista título de campeão no Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu.


O cabo Danilo de Jesus Oliveira, integrante da Força Tática do 11º Batalhão da Polícia Militar de Sergipe (11º BPM), conquistou o título de campeão no Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, realizado na cidade de Salvador.

Durante a competição, o policial militar demonstrou sua destreza e habilidade não apenas em suas funções militares, mas também no tatame. Dessa maneira, o cabo J. Oliveira se destacou como um verdadeiro campeão, conquistando o título na categoria Pesado (95 a 100 kg) e absoluto (qualquer peso).

A conquista do cabo J. Oliveira é um testemunho de sua capacidade de equilibrar as demandas do serviço militar com a paixão pelo esporte. Sua vitória inspira outros a buscar a excelência, seja no campo de batalha ou no tatame.

Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

MOMENTO DE AJUDA



MOBILIZAÇÃO PARA AJUDAR CASAL COM BEBÊ DE TRÊS MESES DIAGNOSTICADO COM ENFERMIDADE RARA


Josafá e Drielle Gomes da Silva são pais de um bebê de 3 meses. Após a mãe alertar aos médicos de que a criança não parecia bem, alguns dias após o nascimento, Drielle e Josafá levaram o filho para fazer uma bateria de exames e o rescém-nascido foi diagnosticado com Cirrose Hepática, uma doença que não tem cura e que atinge o fígado.

O K1 Notícia mobiliza a todos para que assistam o relato, que com certeza tocará o coração de vocês. Os pais da criança precisarão arcar com despesas de valores indeterminados, devido à viagem para São Paulo, onde será feita a cirurgia de transplante.

Os pedidos de Drielle e Josafá são para que Deus toque no coração de alguém para que seja doador de Fígado para a criança, além disso, a ajuda para custear as despesas da viagem.

Para ajudá-los você pode entrar em contato no número (79) 99913-0158 ou doar no Pix de CPF 058.441.365-35 (Drielle Gomes da Silva).

Assista ao relato completo e contribua para salvar essa vida!

Fonte: K1 NOTÍCIA

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

EXCLUSIVA: DR ALAN DOUGLAS QUE REPRESENTA O JURÍDICO DA AMESE, CONCEDE ENTREVISTA FALANDO ACERCA DA AÇÃO DE RETRATAÇÃO E INDENIZAÇÃO CONTRA O SINTESE.


 

A AMESE ENTRA COM AÇÃO DE RETRATAÇÃO E INDENIZAÇÃO CONTRA O SINTESE POR TENTAREM MANCHAR A IMAGEM DA POLÍCIA PERANTE A SOCIEDADE.




A Associação dos Militares do Estado de Sergipe, face as pretensas falsas acusações vinculadas nas redes sociais do SINTESE contra policiais militares no exercício de suas funções, vem a público informar aos seus associados e à sociedade em geral que estará ingressando com ação judicial visando à retratação do referido sindicato no tocante a estas publicações bem como eventual dano moral praticado contra a categoria militar estadual.


Reconhecemos o trabalho de luta em prol dos professores da rede estadual manifestado pelo sindicato em questão, porém não aceitaremos ações que venham a deslegitimar o trabalho prestado pela briosa Polícia Militar do Estado de Sergipe e seus integrantes.

UMESC: Apoio à Polícia e aos Estudantes em São Cristóvão e a Luta Contra as Fake News.



A União Municipal dos Estudantes de São Cristóvão (UMESC) manifesta seu apoio à Polícia Militar de Sergipe e aos estudantes da cidade, ao mesmo tempo em que reforça seu compromisso em combater a propagação de notícias falsas (fake news).

Em relação ao vídeo divulgado recentemente envolvendo equipes da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) na cidade de São Cristóvão, a UMESC reconhece a importância da atuação da polícia na proteção dos direitos dos cidadãos e na garantia da segurança pública. Acreditamos que a segurança das crianças e adolescentes é uma prioridade e deve ser tratada com o devido respeito e cuidado.

É fundamental destacar que a Polícia Militar de Sergipe tem como objetivo principal a proteção dos cidadãos e o cumprimento de suas atribuições dentro dos princípios legais, incluindo o respeito aos Direitos Humanos e ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Repudiamos veementemente a manipulação de informações e a retirada de contexto do vídeo em questão. A ação dos policiais da CIPCães foi realizada de maneira lúdica e a pedido dos estudantes, proporcionando uma experiência positiva e educativa sobre o trabalho policial, inclusive com a supervisão de monitores da Secretaria de Educação do município.

A UMESC reafirma seu compromisso com a promoção do diálogo, da transparência e da responsabilidade em todas as esferas da sociedade. Encorajamos a sociedade a verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, contribuindo assim para a disseminação de notícias verdadeiras e evitando a propagação de fake news.

Estamos à disposição para colaborar com esclarecimentos e para promover um ambiente de cooperação entre os estudantes, a comunidade e as autoridades policiais. Juntos, podemos construir uma sociedade mais segura e informada.

União Municipal dos Estudantes de São Cristóvão (UMESC).

Fonte: https://imprensa24h.com.br/umesc-apoio-a-policia-e-aos-estudantes-em-sao-cristovao-e-a-luta-contra-as-fake-news/

Sintese denuncia abordagem policial a estudantes, mas a PMSE contesta.


O  Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (SINTESE) denunciou na tarde desta terça-feira, 19, uma abordagem feita pela Polícia Militar a um grupo de alunos de uma escola pública, que esperava pelo transporte escolar, em São Cristóvão. A abordagem teria ocorrido no último dia 14 de setembro durante operação policial  “Meu bairro mais Seguro”.

Segundo o sindicato, as crianças e adolescentes, todos trajando uniformes escolares, foram obrigadas a colocar suas mochilas, bolsas, cadernos e demais materiais escolares no chão para que um policial militar, acompanhado de um cão farejador, revistasse seus pertences.

De acordo com o sindicato, a conduta dos policiais, além de submeter as crianças a uma situação de humilhação e constrangimento, é crime. “Mais do que uma situação humilhante e vexatória, o que a Polícia Militar de Sergipe fez a estas crianças e adolescentes, além de fugir a qualquer aspecto moral, é ilegal e vai de encontro a Constituição Federal Brasileira, ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e a Constituição Estadual de Sergipe. Tudo isso feito a luz do dia, com a certeza da impunidade”, disse o Sintese.

O sindicato disse ainda que, em decorrência do acontecido, enviou ofícios para denunciar ação ao Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; ao Governador do Estado, Fabio Mitidieri; ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); ao Ministério Público Estadual de Sergipe; a Promotoria de Justiça de São Cristóvão; ao Conselho Estadual da Crianças e do Adolescente e ao Conselho Municipal de Criança e do Adolescente de São Cristóvão.

O órgão solicitou ainda sindicância e investigação contra os responsáveis, além de retratação pública da Polícia Militar de Sergipe, inquérito civil público para apurar o episódio e a realização e ações educativas sobre os direitos das crianças e adolescentes para todos os membros da corporação da Polícia Militar.

PM

Em nota, a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) afirmou que a abordagem policial foi completamente retirada do contexto e que se deu a pedido dos próprios estudantes e de forma lúdica.

“A Corporação repudia veementemente a forma como o vídeo descontextualizado foi divulgado, uma vez que a ação dos policiais da CIPCães retrata apenas uma demonstração do trabalho com cães farejadores que ocorreu a pedido dos estudantes, de maneira lúdica, inclusive na presença de monitores da Secretaria de Educação do município de São Cristóvão. Dessa maneira, foi possível dirimir a curiosidade dos alunos e aproximá-los, positivamente, ainda mais, da atividade policial”, diz parte da nota.

A corporação se colocou à disposição para esclarecimentos acerca de qualquer dúvida ou questionamento relacionado ao ocorrido. “Por fim, a Polícia Militar de Sergipe reafirma seu compromisso com a integridade, a justiça e a segurança de toda a população sergipana, primando sempre pela excelência na prestação de serviços e no respeito aos Direitos Humanos”, finaliza.

São Cristóvão 

A Secretaria de Educação de São Cristóvão se manifestou informando que não houve abordagem truculenta ou uso de força coercitiva a estudantes da rede estadual durante operação da Polícia Militar realizada na cidade na última quinta-feira, dia 14.

Assim que tomou conhecimento da presença de policiais na praça da Bíblia, ponto de transporte escolar, uma equipe da Secretaria de Educação de São Cristóvão foi enviada ao local, sendo informada sobre a ação preventiva e sobre uma demonstração de verificação da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Educação, ratifica que preza pela verdade e pelo respeito entre as instituições municipais e estaduais.

A gestão reforça seu compromisso com a integridade dos estudantes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069).

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Fonte: https://infonet.com.br/noticias/cidade/sintese-denuncia-abordagem-policial-a-estudantes-mas-a-pmse-contesta/

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Polícia Militar celebra 32 anos do 3º BPM em Itabaiana.

 A Missa foi celebrada na Igreja Santa Clara e Santa Dulce Dos Pobres

Na manhã desta terça-feira (5), o 3º Batalhão de Polícia Militar celebrou uma Missa em comemoração aos 32 anos de fundação do 3º BPM, em Itabaiana.

Na quarta-feira (6) será realizado um Culto Evangélico, na Igreja Verbo da Vida.

As comemorações se estenderão até o domingo (10), e contará também com atividades esportivas, visando a promoção da saúde dos militares, como também o fortalecimento dos laços fraternos entre os colegas de trabalho.

Fonte: ASCOM/PMSE.

NOTA DE REPÚDIO.

 


A Polícia Militar de Sergipe vem, por meio desta nota, se posicionar sobre os fatos relacionados a um vídeo divulgado pelo Sintese, com uma abordagem completamente retirada do contexto, envolvendo equipes da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), na última quinta-feira, 14, no município de São Cristóvão, e que levantou alegações de possíveis constrangimentos a estudantes de escola pública que esperavam pelo transporte escolar.

A Polícia Militar de Sergipe informa que tem como prioridade a proteção e o respeito aos direitos dos cidadãos, com atenção especial à segurança de crianças e adolescentes. Estamos comprometidos em promover uma atuação policial baseada no diálogo, na transparência, no respeito aos Direitos Humanos, à Constituição Federal Brasileira e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Corporação repudia veementemente a forma como o vídeo descontextualizado foi divulgado, uma vez que a ação dos policiais da CIPCães retrata apenas uma demonstração do trabalho com cães farejadores que ocorreu a pedido dos estudantes, de maneira lúdica, inclusive na presença de monitores da Secretaria de Educação do município de São Cristóvão. Dessa maneira, foi possível dirimir a curiosidade dos alunos e aproximá-los, positivamente, ainda mais, da atividade policial.

Reiteramos nosso compromisso com a busca incessante por uma polícia cada vez mais responsável, íntegra e comprometida com a sociedade sergipana. Neste sentido, a Polícia Militar está à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou questionamento relacionado ao ocorrido, bem como para receber denúncias e sugestões que possam contribuir para aprimorar nossos mecanismos de controle e prevenção.

Por fim, a Polícia Militar de Sergipe reafirma seu compromisso com a integridade, a justiça e a segurança de toda a população sergipana, primando sempre pela excelência na prestação de serviços e no respeito aos Direitos Humanos.

Nossa missão primordial é cuidar de pessoas, garantindo a segurança, a ordem pública e a proteção da sociedade, sempre pautados pela ética, pelos princípios constitucionais e pela legalidade.

Fonte: ASCOM/PMSE.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Polícia Militar prende foragido da Justiça no Bairro Jardins.

 


Militares da Força Tática do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) prenderam um homem foragido da Justiça no Bairro Jardins, Zona Sul da capital.

Durante patrulhamento na região, os militares notaram um homem em atitude suspeita na Praça Alda Teixeira. Após o procedimento de abordagem, constataram que ele foi beneficiado com a Saída Temporária no Dia dos Pais, mas não retornou ao sistema prisional.

Ele foi encaminhado à Delegacia Plantonista para procedimentos cabíveis.

Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Comandante-geral participa de reunião com o presidente do TRT-20.

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro de Souza, participou de uma reunião com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-20), desembargador José Augusto do Nascimento. A reunião ocorreu no gabinete da Presidência, onde foi celebrado um convênio para a doação de aparelhos de informática.

O coronel Ribeiro destacou que é um lisonjeio para a Polícia Militar participar do convênio com o TRT 20ª região, e que as doações irão contribuir com o desenvolvimento da Corporação. “Os equipamentos tecnológicos serão destinados às instituições e unidades de ensino da PMSE, bem como unidades do interior do estado, com investimentos que ultrapassam um milhão de reais. Eles servirão para melhorar nosso trabalho e a nossa formação, otimizando assim o parque tecnológico da Corporação. Agradecemos ao desembargador pela parceria”, declarou.

Para o presidente do TRT-20, o momento muito especial e bastante profícuo. “Tenho certeza que os laços entre o TRT-20 e a PMSE serão, ainda mais, robustecidos. Nesse momento, fiz questão de agraciá-lo com o máximo de itens possíveis, a  fim de que possamos contribuir com o desenvolvimento da Instituição que tenho muito orgulho, relatou.

Na oportunidade, o coronel Ribeiro presenteou o desembargador José Augusto com uma obra de arte criada pelo sargento Barroso, uma representação fidedigna da imagem do desembargador.

Fonte: ASCOM/PMSE.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

AMESE EMITE NOTA DE PESAR PELO PASSAMENTO DO SARGENTO JORGE TIODE

 


É com pesar e profunda consternação que a Associação dos Militares do Estado de Sergipe - AMESE, recebeu nas primeiras horas desta sexta-feira (15) a notícia do falecimento de um dos nossos associados, o sargento da PMSE Jorge Tiode da Silva.

Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que dê conforto à sua família e amigos para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo bom humor, atenção e o trato para com nossos colaboradores.

Polícia Militar viabiliza a prática de atividade física gratuita para a tropa.

 



Considerando que a prática constante da atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental, a Polícia Militar de Sergipe implementou a prática de treinamentos físicos gratuitos para a tropa, sob a orientação de profissionais capacitados. As sessões de atividade física são promovidas por meio do Pró-Vida e do Núcleo de Combate ao Sedentarismo e Promoção da Saúde Física na PMSE, sempre às terça e quintas-feiras, das 6h30 às 7h30, no Parque da Sementeira.

O coordenador do núcleo, tenente Edmo Oliveira, detalhou que o projeto tem o intuito de agregar a atividade física a família policial militar, combatendo o sedentarismo. “Esse é o ponto central da iniciativa, que partiu do nosso comandante-geral, coronel Alexsandro Ribeiro, participante assíduo das atividades. Vale destacar que o aparato disponibilizado pela Corporação inclui equipamentos para aplicação de treino funcional com ludicidade em campo aberto. Os frequentadores ainda contam com a oferta gratuita de água e frutas”.

“Unindo o útil ao agradável, o comandante-geral propôs a prática da atividade física para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos policiais aqui no Parque da Sementeira, um ambiente arborizado e agradável. Lembrando que o policial militar da Ativa ou da Reserva Remunerada pode vir tranquilo com os familiares, que serão bem acolhidos e terão acesso ao treinamento físico com professores capacitados, profissionais graduados e pós-graduados em Educação Física, para preparar um treino individualizado, incluindo o monitoramento do início ao fim da atividade, respeitando as limitações e restrições de cada participante. Além disso, também contamos com uma equipe do Hospital da Polícia Militar (HPM), com médicos e enfermeiros que dão o suporte necessário para o policial militar sair daqui feliz e satisfeito. Pois é como eu sempre digo: a atividade física tem que ser satisfatória e prazerosa para que haja efeitos positivos até na saúde mental”.

Ainda de acordo com o tenente Edmo, o que está em andamento é um projeto piloto, com previsão de expansão para incluir os policiais militares do interior. “Nesse sentido, estamos monitorando integralmente o efetivo do Pelotão Ambiental para mensurar os resultados efetivos e em seguida aplicarmos as melhores estratégias com o restante da tropa”.

“No final de tudo, ganha o policial militar, ganha a Polícia Militar e ganha a sociedade sergipana, pois terá um policial mais saudável, mais ativo, apresentando uma melhor performance durante a execução do trabalho de policiamento ostensivo”, concluiu o coordenador do Núcleo de Combate ao Sedentarismo e Promoção da Saúde Física na PMSE.

Um dos participantes dos treinamentos, sargento Alex, falou sobre a importância do projeto. “Além do prazeroso momento de convivência entre colegas farda, a gente tem a oportunidade de cuidar da saúde, melhorando a nossa qualidade de vida por meio da prática de atividade física com profissionais qualificados da Polícia Militar. Aproveitando o ensejo, convido os colegas da Corporação que ainda não conhecem a proposta para participarem, porque vale muito a pena. Além disso, é uma boa oportunidade para prestigiar a iniciativa do Comando da PMSE em promover atividade física para a tropa”.


quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Polícia Militar orienta servidores do interior sobre passo a passo para atendimento em clínicas credenciadas ao Cirast

 Atendimento é solicitado junto ao Naps.


A Polícia Militar informa que os servidores da corporação que atuam no interior do estado podem solicitar atendimento às clínicas credenciadas ao Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (Cirast). A solicitação de atendimento é feita junto ao Naps, da Polícia Militar.

O policial interessado no atendimento se dirige à sua unidade e entra em contato com o policial militar do Naps extensão (PMNapsExt). O policial interessado informa os dados ao PMNapsExt que preenche o formulário.

Em seguida, o policial interessado assina o termo de adesão, informa a especialidade e a clínica que deseja fazer o atendimento. O PMNapsExt envia para o e-mail do Naps a documentação (formulário, guia, e termo de adesão).

O Naps Central imprimirá e codificará esta documentação. Logo após, será agendada a web conferência para realização da triagem.  No dia e hora marcados, o profissional do Naps Central faz a triagem on-line do policial militar interessado no atendimento.

O Naps central prosseguirá com autorização da guia, quando é SEST SENAT, escaneia a guia e envia de volta para o e-mail do militar ou do PMNapsExt. Caso este militar queira ser atendido por alguma das opções das clínicas disponíveis do credenciamento em Aracaju, terá que resgatar a guia no Naps Central.

Na capital, os policiais militares contam com plantão do Naps no Hospital da Polícia Militar (HPM) às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h.

Fonte: Ascom/SSP

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Primeiros oito meses de 2023 alcançam menor número de homicídios dolosos desde 2004

 Janeiro a agosto de 2023 registrou 306 casos. 2016, ano com a maior taxa de crimes violentos, chegou a alcançar 837 mortes no mesmo período no estado.


Como resultado da intensificação do trabalho de combate à criminalidade no estado, Sergipe registrou o menor número de homicídios em 19 anos. Os dados são referentes ao comparativo entre janeiro e agosto de 2005 – 307 crimes – e o mesmo período de 2023 – 306. A redução fica ainda mais evidente quando comparada a 2016, ano em que houve alta nos índices de criminalidade, com 837 casos no período. O resultado representa os investimentos em segurança pública e a integração entre as polícias Civil, Militar e Científica no combate à criminalidade nas ruas, com as investigações e com as perícias em laboratório.

Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Conforme o levantamento, enquanto que de janeiro a agosto de 2023 ocorreram 306 homicídios em Sergipe, no mesmo período de 2004 foram 276 vítimas. Em 2005, foram 307 homicídios.

A análise de dados feita pela CEACrim indica o menor número de homicídios em 19 anos, já que nos oito primeiros meses dos anos seguintes houve aumentos e reduções, porém, tendo alcançado o menor número desse crime apenas em 2023.

Segundo o levantamento, nos oito primeiros meses de 2007 foram registrados 364 homicídios. Já em 2008, 336. Em 2009, 379 homicídios. No ano seguinte, 2010, aconteceram 438 crimes. Nos oito primeiros meses de 2011, foram 443 homicídios. No mesmo período de 2012, foram 518 vítimas.

Seguindo o mapeamento da CEACrim, de janeiro a agosto de 2013, foram contabilizados 576 homicídios. Em 2014, 644 casos. Já no mesmo período de 2015, 792 homicídios. Em 2016, ano em que ocorreu alta nos índices de criminalidade em Sergipe, aconteceram 837 homicídios de janeiro a agosto.

Ainda conforme os dados da unidade vinculada à SSP, em 2017 foram 720 homicídios. Em 2018, 690 crimes. Já no ano de 2019, foram 488 homicídios. Em 2020, ocorreram 529 homicídios de janeiro a agosto. Já em 2021, foram 375 crimes.

Para o secretário da segurança pública, João Eloy, o índice de redução de criminalidade que vem sendo registrada de maneira reiterada em Sergipe é fruto das ações de policiamento, investigação e perícia. “É resultado do trabalho de todos os nossos servidores da segurança pública. Estamos sempre nos reunindo para trabalhar em ações de combate à mancha criminal, e é esse trabalho que envolve a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica que tem surtido esse efeito positivo na segurança pública”, pontuou.

Fonte: Ascom/SSP


terça-feira, 12 de setembro de 2023

Polícia Militar flagra condutor embriagado na Rodovia dos Náufragos.


Equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) prenderam um condutor em flagrante por embriaguez ao volante, no Bairro Matapuã.

O BPTur foi solicitado por populares durante patrulhamento preventivo pela Rodovia dos Náufragos. Segundo ele, um automóvel Ford Ká, de cor preta, estava circulando em “Zigue-zague”, percorrendo na contramão da via.

O veículo foi localizado pelos policiais, que deram voz de parada e fizeram o acompanhamento tático até que o condutor estacionasse com segurança. Ao desembarcar, o motorista apresentou sinais de embriaguez. Após realizar consultas ao sistema do Detran, foi constatado que o mesmo não era habilitado. Ele ainda se apresentou bastante alterado, chegando a desacatar os policiais, desferindo ameaças e xingamentos.

Após tentar agredir fisicamente os militares, ele precisou ser algemado. A Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) foi acionada para aplicação do bafômetro, que constatou nível elevado de álcool. O motorista foi preso em flagrante e o veículo entregue a outro condutor.

Fonte: ASCOM/PMSE.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração em Pacatuba.

 


Equipes da 5ª Companhia Independente de Policia Militar (5ª CIPM) apreenderam uma motocicleta com sinais de adulteração no município de Pacatuba. 

Os policiais visualizaram uma motocicleta transitando em alta velocidade e sem a placa de identificação no Povoado Santana dos Frades .

No momento da aproximação dos agentes, o condutor abandonou a moto e evadiu-se do local.

Como apresentava adulterações no chassi, não foi possível consultar os dados da motocicleta.

O veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: ASCOM/PMSE.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

PONTO FACULTATIVO


DEVIDO À DECRETAÇÃO DE PONTO FACULTATIVO PELO GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE, A ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DO ESTADO DE SERGIPE - AMESE, SE ENCONTRARÁ FECHADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 08 DE SETEMBRO.

A AMESE RETORNARÁ SEUS TRABALHOS ÀS 12:00 DO DIA 11 DE SETEMBRO.

ATENCIOSAMENTE, 

A DIREÇAO


 

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Nesta Quinta-Feira, 7 de setembro, a Associação dos Militares do Estado de Sergipe - AMESE, celebra os 201 anos do Grito do Ipiranga, que libertou a nossa nação das amarras de Portugal. Essa data histórica é marcada por muitas lutas e desafios que bem expressam a braveza de nossa gente forte, brasileira. 

É importante fazer valer o lema da nossa Bandeira: Ordem e Progresso! Sem ordem não a respeito nem honestidade e assim o progresso tarda a chegar. Que sejamos sempre independentes para decidir, para opinar, fazendo sempre desse país uma nação.

Portanto hoje é dia de reafirmar o nosso compromisso com a pátria e com os brasileiros. Nunca desistiremos do Brasil. Viva a nossa nação!

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Ação conjunta cumpre mandado de busca e apreensão e prende investigado por roubo em Maruim.

Investigações seguem na busca de outros dois suspeitos.


A Delegacia de Rosário do Catete realizou a prisão de um homem de 30 anos. A ação foi realizada juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Rósario e de Maruim. Em dezembro do ano passado, o suspeito havia praticado um roubo a mão armada com mais dois comparsas. No crime, uma motocicleta foi roubada.

Apurações policiais apontam que o suspeito praticava roubos na região de Rosário, Maruim, Carmópolis, Santo Amaro e outras cidades. Além disso,  o homem já respondia processo por tráfico de drogas.

As investigações seguem para identificar demais envolvidos. A Polícia Civil solicita que informações e denúncias sobre suspeitos de crimes sejam repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia (181).

Fonte: ASCOM/SSP.


terça-feira, 5 de setembro de 2023

Apropriação de dinheiro e quebra de celulares são violência patrimonial, explica Segurança Pública.

Prática é comum em casos de violência contra a mulher e está entre os crimes previstos na Lei Maria da Penha.


Um cenário comum do ambiente de violência contra a mulher é formado por celulares, eletrônicos e móveis quebrados. Além do ato de danificar os bens pertencentes à vítima e ao imóvel em que ela reside, há também a apropriação de valores das mulheres vítimas da chamada Violência Patrimonial. A prática está prevista na Lei nº 11.340/2006, que é mais conhecida como Lei Maria da Penha.

A delegada Maria Socorro Sá, da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis de São Cristóvão (DAGV), revelou que no Código Penal há o crime de extorsão, mas, em se tratando da Lei Maria da Penha, há a Violência Patrimonial. “[Prática] que consiste no fato do agressor se apropriar dos bens da companheira ou exigir que ela entregue todos os valores que ela ganhe”, explicou.

Inclusive, conforme a delegada Maria Socorro Sá, a Violência Patrimonial abrange ainda práticas como a destruição de bens pertencentes à vítima. “Os agressores destroem muito os bens das companheiras. Os [bens destruídos pelos agressores] mais comuns são os aparelhos celulares. A gente vê constantemente situações em que as mulheres chegam tristes e chorando, pedindo o ressarcimento desses valores”, acrescentou.

Além de se apossar de bens e valores das vítimas ou até mesmo destruí-los, a Violência Patrimonial contempla ainda a destruição de itens que fazem parte do imóvel. “Televisão, móveis, eletrodomésticos. Muitas vezes, os agressores quebram todos esses aparelhos. Também é comum eles colocarem fogo nas roupas das vítimas. São coisas muito comuns”, revelou a delegada Maria Socorro Sá.

Por isso, para evitar que situações de Violência Patrimonial aconteçam, Maria Socorro Sá enfatizou a importância da denúncia à polícia. “A gente sempre pede às vítimas que denunciem, confiem na polícia. Nossa obrigação como representantes do Estado é justamente protegê-las. Então, podem vir a qualquer delegacia e principalmente às que cuidam dos casos de violência doméstica”, reforçou.

Violência Patrimonial na Lei Maria da Penha

Conforme a delegada, as práticas que constituem a Violência Patrimonial estão descritas na Lei nº 11.340/2006, que é conhecida como Lei Maria da Penha. “No artigo 7º, inciso 4, onde a gente vê que a legislação se preocupou com a situação de a mulher perder seus objetos, seus pertences pessoais que são destruídos pelo companheiro”, salientou a delegada Maria Socorro Sá.

Denúncia

Ainda segundo a delegada, é fundamental que a vítima procure uma delegacia e principalmente uma unidade do Departamento ou Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis. “As equipes que trabalham no DAGV são preparadas para receber as vítimas e conversar com elas, tomando conta daquele problema. O problema só é resolvido quando o Estado toma a providência de preservar a vítima e sua família”, evidenciou.

As denúncias de crimes de violência doméstica contra a mulher podem ser feitas à Polícia Militar pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp - 190) para os casos em que a situação está ocorrendo no momento do chamado à polícia. Os crimes recorrentes podem ser comunicados ao Disque-Denúncia (181). O telefone do DAGV, que fica na Rua Itabaiana, nº 258, bairro São José, em Aracaju, é o (79) 3205-9400.

Fonte: ASCOM/SSP.


segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Pais devem ficar atentos ao comportamento das crianças para identificar sinais de crimes sexuais.

Vítimas podem ter dificuldade de falar sobre o fato, mas demonstram sinais comportamentais.


Uma situação que ainda é crítica e continua acendendo o alerta das autoridades de segurança pública no Brasil são os crimes que têm como vítimas as crianças. Por isso, neste Dia Mundial da Infância, 21 de março, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Depca), destaca que é preciso cuidado e atenção ao comportamento das crianças principalmente na internet.

O delegado Ronaldo Marinho iniciou destacando a importância da data para enfatizar a necessidade de combater a violência contra as crianças. "É um dia estabelecido pelo Unicef, e é necessário que a gente alerte toda a sociedade para a importância de atender e cuidar das nossas crianças e adolescentes", analisou.

Conforme o delegado, é preciso ficar alerta aos sinais de que as crianças podem estar sendo vítimas de crime. "Então é importante que a gente verifique os sinais que nos são dados todos os dias. Crianças que ficam mais recolhidas ou adolescentes que não querem dialogar com outras pessoas", citou.

Em paralelo, Ronaldo Marinho enfatizou que os jovens devem ser tratados conforme a idade. "A criança e o adolescente não são 'adultos em miniatura'. Devem ser tratados de acordo com a idade. Qualquer tipo de violência na educação da criança do adolescente deve ser banida da nossa cultura", relembrou.

Nesse aspecto, o delegado informou que há uma quantidade muito grande de condutas que violam a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes. "E também nós temos identificado registros de crimes sexuais, que deixam marcas permanentes na formação da criança", acrescentou.

E, apesar dos responsáveis terem que manter o alerta constante sobre o comportamento das crianças, há diversos casos que as pessoas próximas são as autoras dos crimes contra os jovens. "Sejam padrastos, pais, mães, tios, irmãos, pessoas da convivência que ganharam confiança", citou.

Mas esse fato contribui para a resolutividade dos casos no âmbito das investigações conduzidas pela Polícia Civil. "Nós educadores e profissionais dos aparatos estatais identificamos os sinais e os pedidos de socorro. Assim comunicamos às autoridades para que tomem as providências", reiterou.

Cuidados especiais

O delegado Ronaldo Marinho enfatizou cuidados especiais para prevenir que as crianças e adolescentes sejam vítimas de crimes. "Não podemos deixar os jovens com pessoas que são desconhecidas e devemos ficar alertas sobre alguma menção à rejeição com algum parente", destacou.

Além desse cuidado, conforme mencionou o delegado, os pais e responsáveis devem ficar atentos ao que os jovens têm acesso na internet. "Os pais devem ter controle sobre o que as crianças e adolescentes acessam na internet. Esse acesso à internet deve ser acompanhado diretamente pelos pais", ressaltou.

Denúncias

A Polícia Civil pede que toda a sociedade denuncie os crimes praticados contra crianças e adolescentes em Sergipe. Os casos urgentes e de flagrantes devem ser comunicados à Polícia Militar, no telefone 190. Os crimes recorrentes podem ser denunciados ao Disque-Denúncia (181). O telefone do DAGV é o (79) 3205-9400.

Fonte: ASCOM/SSP.