segunda-feira, 26 de agosto de 2019

HOMENAGEM AO SOLDADO PM GENÉSIO, VÍTIMA DO DESCASO DO GOVERNO.

Quero aproveitar este momento triste e de dor para homenagear o SD Genésio, da turma de 2014, pelos excelentes serviços prestados à sociedade sergipana.

O SD Genésio faleceu na madrugada desta segunda-feira - no cumprimento do dever policial-militar ao sacrificar a própria vida em defesa da vida de inocentes - vítima de disparo de arma de fogo enquanto exercia serviço em escala extra no povoado Pedrinhas, município de Areia Branca.


O evento que era realizado, segundo informações, era uma cavalgada. Houve disparos de arma de fogo na multidão e a guarnição composta pelo SD Genésio, de pronto, interveio. Um sargento da Polícia Militar também foi baleado e, graças ao bom Deus, não corre risco de morte. Uma criança também foi ferida por arma de fogo e a tragédia não foi maior graças à atuação destes bravos militares.

Um dos bandidos perpetradores da confusão também foi baleado e levado para o Hospital de Urgência do estado de Sergipe, recebendo toda a atenção necessária por parte do poder público.

Na qualidade de presidente de associação representativa de classe não poderia me furtar a denunciar o verdadeiro desmantelo que o Governo do Estado de Sergipe vem oferecendo à nossa briosa Polícia Militar.

Ora, como foi exposto, a tal cavalgada somente foi realizada porque o comando da PM deve ter ofertado garantias de que o evento ocorreria de forma tranquila e que o efetivo extraordinário seria remunerado pela Retribuição pelo Exercício de Atividade Extraordinária (RETAE).

Como bem sabemos, devido ao fato de o governo não conceder o reajuste da remuneração dos nossos militares estaduais há quase 7 anos, há um quantitativo considerável de militares voluntários para exercer essa atividade visando à complementação de sua renda familiar já bastante corroída pela inflação. Não faremos juízo de valor se o SD Genésio foi voluntário ou não para este serviço, mas, a realidade posta é que muitos militares, devido ao arrocho salarial, estão buscando esse aporte financeiro.

Abrimos parênteses para o fato de estas vagas para o serviço extraordinário não darem vazão à quantidade de militares voluntários. Por este motivo, diversos colegas já voltaram a fazer o famigerado bico de segurança privada para “corrigir” a decomposição salarial.

O governo de Sergipe sacaneia tanto o policial militar e o bombeiro que, logo após as eleições do ano passado, encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa arrebentado com o pagamento da pensão aos dependentes do militar falecido. 

Vejamos.




O SD Genésio era casado e tinha dois filhos. Morreu defendendo a sociedade e honrando a farda da PMSE. Sua viúva, a depender da idade, receberá do Sergipeprevidencia uma pensão irrisória e por tempo determinado. Um verdadeiro tapa na cara do militar. 

Outro fato que demonstra a total desatenção do governo é o fato de, após o combate entre policiais e marginais, o SD Genésio ter sido conduzido ao Hospital Regional de Itabaiana – que não possui estrutura mínima necessária para atender vítimas de arma de fogo, e o vagabundo ser levado ao Hospital de Urgência – que possui a melhor estrutura de trauma do estado – e estar fora de perigo.

Meus amigos, a situação é extremamente revoltante! É de caos total!

Esse fato deve ser levado em consideração, pois a Secretaria de Estado da Saúde quer transformar o Hospital da PM em hospital de urgência e, futuramente, com toda a certeza, teremos em breve marginais, assassinos de policiais, de pais de família, sendo atendidos por médicos policiais militares e não vemos o senhor Comandante Geral, nem seu Estado-maior, tomando qualquer providência para evitar que isso aconteça.

Mesmo com a morte de um policial em serviço, não vimos, até o momento, qualquer manifestação por parte do Governador Belivaldo Chagas. Lamentável!

É necessário que o policial militar e bombeiro se sensibilize e compareça à próxima assembleia da categoria para darmos um basta a esse tipo de situação. Tenho 24 anos de Polícia Militar e nunca vi minha corporação tão na lata de lixo como se encontra agora. Há uma catarse institucional gravíssima e precisamos reagir para resgatar nosso respeito e só iremos conseguir isso unidos e focados.

Que Deus dê consolo à família do nosso amado SD Genésio e que seu vulto não seja esquecido na história da corporação.



Genésio, sua morte não foi em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário