terça-feira, 13 de dezembro de 2016

SERGIPE: A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA E A MARCHA DOS INFAMES.

Violência crescendo, fugas em presídios se intensificando, assaltos, furtos e homicídios fazendo cada dia mais vítimas, lamentável realidade vivida no pequeno “Texas brasileiro”, onde a sensação de insegurança cresce em proporção similar às deficiências vividas pelos representantes da segurança pública, as quais, refletidas diretamente na sociedade, fazem da ordem social sonho de outrora.

Encarcerados nas residências, os cidadãos pagam o preço da falta de investimentos, do descaso político para com quem renasce somente de quatro em quatro anos. Nas delegacias o número de presos custodiados supera o próprio efetivo policial que, ao lutar pelos direitos, é taxado de mercenário, e enquanto isso a impunidade reina, o crime se perpetua.

Citam educação, políticas públicas, dentre tantas outras ações que um dia foram implementadas em seu sentido real como artifício de mudança, mas na prática as situações são dicotômicas. De um lado, o interesse próprio sendo maquiado como senso comum. Do outro, o coletivo transformado em irreal. O cidadão é o violão.

Querem nos vendar utilizando as nossas próprias mãos. Tentam nos calar aproveitando das nossas palavras. Arriscam vender uma ilusão de que a obrigação cumprida foi favor prestado, mas talvez esqueçam que somos nós os patrões. Não se nasce vereador, prefeito, deputado, governador, senador ou presidente. Nestes cargos o salário é pago por quem está sendo desrespeitado, por quem está perdendo bens para a bandidagem porque precisa pagar impostos para custear a integridade alheia. A segurança pública em Sergipe está falida!!

Nos Batalhões de Polícia a realidade não muda, as péssimas condições de trabalho se intensificam, e o que se vê são homens vestindo farda, mas que dia após dia têm a verdadeira veste rasgada: a da moral militar. Com salários atrasados, pagos parceladamente, tendo os direitos usurpados, ainda assim eles se trajam, se arriscam, são cobrados e responsabilizados pelo que não podem pressagiar.

As delegacias? Os números apresentados documentalmente ao Ministério Público mostram que a defasagem entre demanda e realidade é histórica, mas ainda assim o discurso politiqueiro é de que muito se fez e faz, quando na verdade o mínimo do que se deveria executar não é posto em prática.

Para incontáveis bandidos praticando crimes apenas 784 policiais civis atuam no estado, quando na verdade a lei, da década de 90, quando a realidade em termos de criminalidade era consideravelmente inferior, estabelece que o número deveria ser igual a 1500. Em uma subtração rápida percebe-se que o déficit é fato e, portanto, se faz necessário emergencialmente convocar os pouco mais de 270 agentes aprovados no último concurso e devidamente moldados à performance. Mas se é lei, onde estão as autoridades para cobrar a devida aplicação? O que falta?

Faltam prioridades. A onipotência dos senhores do poder precisa derrubada e os problemas tratados com olhos da verdade, sem máscaras. Reforço de homens da Força Nacional provisoriamente não resolverá o problema da criminalidade em Sergipe e também não mostra comprometimento. Ao contrário, reafirma o descrédito para com a prata da casa.

Continuemos a luta, essa ‘marcha dos infames’, quem sabe assim, um dia, a desordem se ordene e não precisemos suplicar por quem não responde, implorar de quem se esconde.

Fonte: Itnet (Iane Gois)

Postado por ESPAÇO MILITAR

DR. MÁRLIO DAMASCENO PRESTA CONTA DOS BRINQUEDOS E ROUPAS ARRECADADOS NA CAMPANHA DO NATAL SOLIDÁRIO PARA AS CRIANÇAS DO SETOR DE ONCOLOGIA DO HUSE. CONFIRAM AS FOTOS DE PARTE DOS BRINQUEDOS E ROUPAS ARRECADADOS E QUE SERÃO ENTREGUES DIA 15.



O advoagdo Dr. Márlio Damasceno vem prestar conta dos brinquedos e roupas que foram arrecadados para o Natal Solidário das crianças do setor de oncologia do HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe), os quais seriam inicialmente entregues no dia 14, porém, como ocorrerá a festa de final de ano do setor de oncologia no próximo dia 15, a entrega foi adiada para esta quinta-feira, às 09:30 horas.

Gostaríamos de agradecer imensamente ao amigos e amigas que, mesmo em meio a crise que assola nosso país e nosso estado, tornaram realidade este Natal Solidário, que levará um pouco de alegria às crianças guerreiras na luta contra o câncer e em especial agradecer a médica Drª. Fátima Garção (dermatologista), Sargento PM Alexinaldo e sua esposa Emília Borges, Dr. Izaías dos Anjos (advogado), Gilson dos Ovos (que tem uma revende do ovos no Mercado Albano Franco e ao Coronel PM Henrique Rocha e sua esposa.

Que Deus abençoe a todos abundantemente.

No dia da entrega, qual seja, quinta, dia 15, tiraremos as fotos da efetivação da entrega e da festinha natalina realizada.

Confiram abaixo parte do material arrecadado:












Postado por ESPAÇO MILITAR

HELICÓPTEROS DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO NÃO TÊM LICENÇA PARA VOAR.

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu licenças por falta de manutenção


Os quatro helicópteros da Polícia Civil de São Paulo não têm licença para voar, informou o SPTV nesta sexta-feira (9). A manutenção não foi feita, e, sem ela, a licença é suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Essenciais em investigações e resgates, as aeronaves estão paradas. Uma delas não voa há um ano. A Anac suspendeu a licença de voo de um dos helicópteros porque a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) está vencida desde 18 de dezembro de 2015.

Outros três helicópteros são do Serviço Aerotático (SAT), administrado pelo Deic (o departamento que investiga o crime organizado). Chamados de “Pelicanos”, nenhum pode sair do chão. Os voos estão proibidos pela Anac porque não foi feita a manutenção na época correta em nenhum deles. Sem a manutenção, a licença fica bloqueada.

Os quatro estão enfileirados em um hangar particular no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. O governo paga aluguel para deixar os helicópteros guardados.

Um dos helicópteros era usado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele doou para a polícia porque o serviço é essencial. A manutenção era feita em um hangar em Barueri, na Grande São Paulo. Todos os helicópteros foram retirados do hangar no começo do ano.

Por mais de dez anos a mesma empresa fez a manutenção dos Pelicanos da Polícia Civil. O contrato venceu em outubro de 2015. O dono da empresa, Carlos Roberto de Oliveira, disse que podia prorrogar o contrato por mais um ano, mas desistiu porque não concordava com a forma de pagamento pelos serviços. “Depois que eu comprava as peças eu teria que ser ressarcido disso num prazo contratual de mais ou manos uns 35 dias. E acontecia de eles devolverem em seis meses.”

O Serviço Aerotático é considerado essencial em operações de combate a roubos, tráfico de drogas e resgates. Os Pelicanos também deixaram de transportar órgãos para transplante.

O secretário adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, disse que a manutenção no solo é feita e que os voos devem voltar ano que vem. “Creio que no primeiro trimestre do ano que vem já devemos ter essa situação definida”, disse. “Mas nós temos também os helicópteros da Polícia Militar que conseguem suprir de certa forma esses serviços que estavam sendo operados pela Polícia Civil.”

O secretário adjunto disse ainda que o contrato para este tipo de serviço é bastante complexo e envolve muitas análises jurídicas.

Por César Galvão e Robinson Cerântula, TV Globo, em São Paulo

Fonte: G1 SP

Postado por ESPAÇO MILITAR

ITABAIANA REGISTRA TRÊS HOMICÍDIOS EM MENOS TRÊS HORAS. SÃO 106 PESSOAS MORTAS ESTE ANO NO MUNICÍPIO SERRANO.


A onda de violência continua crescendo e deixando a população e autoridades preocupadas. Em Itabaiana, três pessoas foram executadas em menos de três horas, sendo o primeiro antes das 12 horas desta segunda-feira (12), e um casal foi executado por volta das 13:30 horas.

O primeiro homicídio aconteceu por volta das 10:30 horas e a vitima foi identificada como Luiz Paulo dos Santos.

Sobre o duplo homicídio, as informações policiais são de que o casal que se encontrava no interior de um bar foram identificados como sendo Marcela Silva Santos, 22 anos, e Ginaldo Almeida Santos, 38 anos.

As vitimas foram assassinadas a tiros, em um bar localizado na Rua Manoel Teles com Pedro Teles Barbosa, no bairro Campo Grande, e as informações que Ginaldo Almeida foi executado dentro do estabelecimento e Marcela que conseguiu correr, foi assassinada na rua.

Com estas ocorrências, sobe para 106 o número de homicídios no município serrano.

Com informações da jornalista Iane Gois, do Itnet

Fonte: Faxaju

Postado por ESPAÇO MILITAR

MULHER É PRESA POR TRAMAR ENTRADA NO PRESÍDIO DE GLÓRIA COM DROGAS NAS PARTES ÍNTIMAS.



Policiais civis da Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, sob o comando do Delegado Regional Jorge Eduardo, e contando com o apoio da Companhia Especializada em Área de Caatinga (CEOPAC), deram cumprimento durante a manhã deste sábado (10) a um mandado da busca e apreensão em uma residência localizada na Travessa José Brito, nº 26, Bairro Cohab. No local, foram apreendidas drogas e objetos, e uma mulher identificada como Diana Nunes da Silva, 40 anos, foi detida em flagrante.

De acordo com informações da Delegacia de Glória, a ação das polícias se deu no início da manhã após o recebimento de denúncias de que havia uma residência onde se comercializava e se preparava drogas e outros materiais proibidos para serem levados ao Presídio Regional Senador Leite Neto (PRESLEN). Durante a prisão, os agentes encontraram drogas que estavam embaladas para entrarem na unidade prisional por meio de genitálias femininas, balanças para pesagem das drogas, uma quantia em dinheiro não informada e bebidas alcoólicas revestidas com preservativos.

A suspeita foi encaminhada à Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória, onde permanece a disposição da justiça, mas será transferida em breve para uma unidade carcerária especial para mulheres em Aracaju.

Fonte e fotos: Mais Sertão

Postado por ESPAÇO MILITAR

ATENÇÃO ASSOCIADOS DA AMESE PARA AVISO IMPORTANTE SOBRE OS PLANTÕES DOS ADVOGADOS DURANTE O RECESSO JUDICIAL.


A assessoria jurídica da AMESE avisa aos seus associados que no período compreendido entre 19 de dezembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017, face ao recesso judicial de final e início de ano, os advogados trabalharão em plantão de sobreaviso, PARA CASOS DE EMERGÊNCIA, pois durante tal recesso não haverá a contagem dos prazos processuais, devendo os mesmos serem contactados através dos seus respectivos telefones ou através do whatsapp.

Confiram os plantões de sobreaviso:

- de 19 a 27 de dezembro - Dr. Márlio Damasceno - telefone: (79) 99988-0770

- de 28 de dezembro a 04 de janeiro - Drª. Paulo Nikita - telefone: (79) 99821-9196

- de 05 a 12 de janeiro - Drª. Elizabeth Costa - telefone: (79) 99962-7022

- de 13 a 20 de janeiro - Dr. Plínio Karlo - telefone: (79) 99988-3883

Postado por ESPAÇO MILITAR

SERGIPE CONTINUARÁ SENDO O ESTADO MAIS VIOLENTO DO PAÍS!


Não se trata da crítica pela crítica e, muito menos, pela falta de reconhecimento do esforço do governo Estado. Mas friamente, analisando apenas o cenário em que vivemos, considerando uma série de fatores, este colunista conclui que o resultado para 2016 seguirá muito ruim e a expectativa para 2017 também não é nada boa! Como já fora dito antes, os dados oficiais do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, de 2011 a 2015, divulgado mês passado, confirmam que no Brasil se matou mais gente do que na Guerra da Síria! E Sergipe, que já se orgulhou por ostentar tranquilidade e segurança, hoje chora o índice de mais violento do País.

São muitos os fatores que nos leva a ter tanto descrédito. Os números de 2016, que está terminando, não são nada animadores. A Secretaria de Segurança Pública, com todo respeito, ainda celebrou a redução nos registros de homicídios de novembro em relação a outubro. Não é querendo desmerecer o trabalho das nossas policias, mas será que só agora, no final do ano, após tantas mortes e após recebermos este “título indigesto”, que houve um “esforço mais concentrado” para garantir esta redução? E por que não se buscou isso desde janeiro passado? A SSP não faz este acompanhamento ou será que até ela mesma foi surpreendida com os números do Anuário?

E, neste caso, com todo respeito que este colunista nutre pelo governador Jackson Barreto (PMDB), não adianta tentar politizar o assunto ou tentar minimizá-lo: Segurança Pública é uma das áreas mais importantes da administração pública e, quando as coisas não vão bem, vidas são ceifadas, famílias são destruídas. Este colunista não vai deixar de reconhecer o esforço do Estado na aquisição de equipamentos, de armamentos, de novas viaturas. É válido também reconhecer os investimentos em tecnologia para que as polícias possam dar respostas mais rápidas e efetivas para a sociedade.

Também não adianta dizer que o problema é apenas financeiro. Ainda que timidamente, o Governo buscado atender uma demanda aqui ou uma reivindicação ali. Mas, acima de tudo, falta estrutura às nossas polícias! Temos delegacias que fazem vergonha, que não representam qualquer segurança pela superlotação, verdadeiros prédios deteriorados; já temos uma legislação no País que mais beneficia o preso do que o cidadão comum, mas em Sergipe sequer se há mais espaços para mantê-los em cárcere. O governo está investindo em tornozeleiras eletrônicas para reinserir “bandidos” na sociedade porque os distritos e os presídios já não comportam mais tanta gente.

E quem garante que os crimes não continuarão ocorrendo? Outro problema dentro do governo: as Secretarias de Segurança Pública e de Justiça não se entendem! Não que exista uma espécie de “competição” entre ambas; o que falta é sintonia e cada uma quer resolver o seu problema, sem dialogar com a outra. É uma responsabilidade difícil que ninguém quer assumir sozinho ou dividir com o aliado. A situação é tão crítica por aqui que só faltam soltar foguetes porque alguns homens da Força Nacional de Segurança chegarão em breve a Sergipe. Se eles vêm é sinal que o planejamento da SSP para conter a violência não é o adequado e evidencia que há um problema crônico de efetivo nas polícias.

A SSP tem vários êxitos para celebrar, justiça seja feita! Mas os resultados ainda são tímidos para o tamanho da demanda que nós temos. O município de Itabaiana, por exemplo, já superou a marca centenária de homicídios no ano e ainda temos uns 20 dias pela frente até 2017. Para este colunista, esse ano já pode ser dado como “perdido” e, se os problemas persistirem, sem o governo não tratar a Segurança como prioridade e se não houver engajamento e unidade em todos que fazem a SSP, infelizmente não teremos boas previsões para o ano novo. É bom lembrar que o “Estado mais violento” além de vitimar “bandidos e inocentes”, também não cresce, não se desenvolve. Afasta turistas, inibe investimentos e fragiliza a economia. Perdem todos! A hora de reagir é agora...

Fonte: iSergipe (Habacuque Villacorte)

Postado por ESPAÇO MILITAR

CARNIFICINA.


E a violência segue assustando em Sergipe. Nos últimos três dias, 15 pessoas foram assassinadas na capital e no interior. Entre as vítimas está o policial civil Sidney Pistolinha, fuzilado em um bar na cidade de Itabaianinha. A situação é tão grave que as superlotadas delegacias metropolitanas já não recebem mais presos por não ter onde colocá-los. Misericórdia!

Fonte: Blog do jornalista Adiberto de Souza

Postado por ESPAÇO MILITAR

SERVIÇOS EM INSTITUTOS DE PERÍCIAS ESTÃO PARALISADOS POR 48 HORAS EM SERGIPE.

Peritos deflagram paralisação por falta de negociação com o governo; SSP afirma que diálogo com categoria está aberto.


Os peritos oficiais de Sergipe estão com as atividades paralisadas por 48 horas, a partir desta segunda-feira (12). A categoria decidiu pela interrupção dos serviços em assembleia geral, no último dia 5, pela falta de diálogo com o governo do Estado quanto às reivindicações, entre elas, salariais.

Durante 48 horas, os institutos que realizam perícia na Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerb) terão os serviços comprometidos. No Instituto Médico Legal, só serão realizadas perícias de caráter essencial, necropsias durante o dia, perícias relacionadas a crimes de violência sexual e flagrante delito.

No Instituto de Criminalística, só se realizarão perícias relacionadas a crimes contra a vida, respeitando percentual de 30%. Perícias que não são de caráter de urgência e emissão de laudo não serão realizadas. Já todos os serviços do Instituto de Análise e Pesquisa Forense, responsável pelas perícias laboratoriais, serão suspensas.

Segundo o presidente do sindicato da categoria, Sinpose, Carlos Eduardo Araújo, durante este ano os peritos vêm tentando negociar melhorias para a carreira, mas nada avançou. Em setembro, a categoria foi recebida pelo governador Jackson Barreto, que determinou que as negociações acontecessem diretamente com o secretário de Estado do Planejamento (Seplag), João Augusto Gama, mas até agora nada evoluiu, diz.

“O último encaminhamento dado foi de que o secretário de Segurança Pública (João Batista) iria dar uma proposta elaborada pela categoria com a reestruturação salarial. Foi realizada, hoje essa proposta se encontra na Seplag, no entanto, o secretário de Planejamento, numa reunião que tivemos há alguns dias, sinalizou que não haveria possibilidade de discuti-la, nem no futuro”, conta o presidente.

A categoria ainda ficou de fora da negociação do plano de cargos e salários da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e das discussões para a reestruturação da perícia no Estado. “Outras categorias da segurança pública já foram contempladas com planos de cargo de salário; a perícia de Sergipe tem o pior salário do Nordeste, o segundo pior do país. A gente espera ter retorno do governo se não faremos nova assembleia para deliberar pela continuidade da paralisação”, afirma Araújo.

F5 News procurou a Secretaria de Comunicação do governo, que pediu para procurar a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em nota, a SSP afirma que o diálogo tem sido aberto e constante com os peritos a fim de realizar negociações e escutar as demandas da categoria.

“Uma minuta de proposta de reestruturação foi elaborada na SSP e está sendo avaliada pela Seplag. As negociações e diálogos permanecem abertos e o Governo tem prestigiado a categoria, pois realizou um inédito concurso público e acelerou a convocação de excedentes. Esperamos que os peritos, recém-ingressos na administração pública, continuem dialogando e não comprometam o atendimento ao público”, conclui na nota.

Foto: Sinpose

Fonte: F5 News (Fernanda Araújo)

Postado por ESPAÇO MILITAR

POLICIAIS DO 3º BATALHÃO PRENDEM TRÊS INFRATORES E APREENDEM ARMA DE FOGO EM CAMPO DO BRITO.

A Polícia Militar desencadeou mais uma Operação Sergipe Mais Seguro, planejada em conjunto com o CPMI, no agreste sergipano.








Policiais militares do 3° BPM prenderam por volta das 21h30min deste domingo, dia 11, na rodovia entre as cidades de Itabaiana e Campo do Brito, 03 (três) infratores que tinham acabado de praticar roubo a transeuntes, com uso de arma de fogo, na cidade de Campo do Brito, apreendendo um revólver calibre .38, aparelhos de telefonia celular e um veículo marca/modelo VW/Gol, placa OEK 9645.

A ação foi desencadeada pela equipe comandada pelo Cap Dias e composta também pelos Cb Hélder, Al CFC Cíntia e Al CFC Adenilson.

Os presos, as vítimas e os pertences (aparelhos de telefonia celular) foram conduzidos à delegacia regional da cidade de Itabaiana para a escrituração da prisão em flagrante de roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Postado por ESPAÇO MILITAR

ENQUANTO ISSO NO SISTEMA PRISIONAL SERGIPANO, OS DETENTOS ESTÃO NUMA CANTORIA SÓ!!!

Arte do chargista Clécio Barroso, sendo permitida a sua reprodução na forma original

Postado por ESPAÇO MILITAR

CPTran COÍBE A CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NAS AREIAS DAS PRAIAS DE ARACAJU.





Fotos: Grupo do whatsapp

Neste domingo, dia 11, o blog Espaço Militar pode comprovar a atuação da CPTran nas praias em Aracaju, desde a orla da praia de Atalaia, até as praias localizadas na rodovia José Sarney, coibindo a atuação de motoristas irresponsáveis que teimam em circular nas areias, cujo local é para os banhistas.

Este blog e o blog do jornalista Cláudio Nunes já criticaram por diversas vezes a falta de fiscalização nas areias das praias, onde carros, motos e quadricículos estavam circulando livremente e colocando em risco a vida de banhistas, sobretudo crianças, que gostam de brincar nas areias.

Parabenizamos a CPTran pela brilhante atuação e esperamos que este tipo de fiscalização possa perdurar, pois é inadmissível que motoristas afrontem o Código Brasileiro de Trânsito e fiquem impunes, lembrando que as areias das praias são locais para pessoas se divertirem e não para veículos transitarem.

Matéria do blog Espaço Militar

Postado por ESPAÇO MILITAR

EM 48 HORAS, OITO HOMENS SÃO VÍTIMAS DE DISPAROS DE ARMAS DE FOGO NO ESTADO DE SERGIPE.


O Instituto Médico Legal (IML) registrou 16 corpos no plantão iniciado às 7h de sexta-feira (9) e encerrado no mesmo horário neste domingo (11) em Sergipe. Oito homens foram vítimas de disparos de armas de fogo em ocorrências registradas em Aracaju, Tobias Barreto, Rosário do Catete, Canindé de São Francisco, Estância, Itabaianinha e Graccho Cardoso.

Um homem morreu após ser atingido por golpes de arma branca em Nossa Senhora do Socorro, ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Em São Cristóvão, um preso de 20 anos foi assassinado por outros detentos.

Acidentes de trânsito vitimaram quatro homens em Aracaju, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória e Poço Verde.

No relatório do IML constam apenas dois corpos do sexo feminino. Uma idosa de 87 anos vítima de queda da própria altura na capital sergipana e uma mulher de 30 anos com causa de morte ainda a ser esclarecida, mas com suspeita de envenenamento.

Fonte: G1 SE

Postado por ESPAÇO MILITAR

MAIS DE 30 DETENTOS FOGEM DE PRESÍDIO EM SÃO CRISTÓVÃO.

Sejuc abriu procedimento para apurar as fugas.
Presos utilizaram corda feita com lençóis amarrados.


Uma nova fuga foi registrada neste sábado (10) no Complexo Penitenciário Doutor Manoel Carvalho Neto (Copemcan), localizado no município de São Cristóvão (SE). Por volta das 14h30, 34 detentos utilizaram uma corda feita com lençóis amarrados para pular o muro. Eles fugiram no momento que acontecia a visitação de familiares dos internos. 

A Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), informou que cinco já haviam sido recapturados e 29 continuavam foragidos até o fechamento desta reportagem. As buscas pelos foragidos continuam. Na sexta-feira (9), outros quatro presis também fugiram da unidade.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen) informou que todas as guaritas do Copemcan estão desativadas devido ao baixo efetivo de funcionários.

"A fragilidade da unidade é muito grante porque está superlotada com quase 2,5 mil presos", disse o presidente do sindicato, Luciano Nery.

A secretaria informou que as guaritas não são ocupadas pelos guardas e que abriu procedimento para apurar as fugas.

Fonte: G1 SE

Nota do blog: Lamentavelmente isto é o retrato do baixo efetivo de agentes prisionais, além da falta de estrutura e gestão na Secretaria de Justiça.

Postado por ESPAÇO MILITAR

APOIO A TEMER DESPENCA E 63% QUEREM QUE O PRESIDENTE RENUNCIA E ELEIÇÕES DIRETAS, DIZ FOLHA DE SÃO PAULO.


A popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) despencou desde julho, acompanhada da queda na confiança na economia a níveis pré-impeachment, revela nova pesquisa Datafolha. De acordo com o levantamento, 51% dos brasileiros consideram a gestão do peemedebista ruim ou péssima, ante 31%, em julho. O levantamento foi realizado entre 7 e 8 de dezembro, antes de virem à tona novos detalhes de delação da Odebrecht com menções a Temer.

Aqueles que veem o governo do presidente como regular reduziram-se a 34%. No levantamento anterior, durante a interinidade do peemedebista, eram 42%.

No período, a percepção da população sobre a economia se deteriorou. Para 66%, a inflação vai aumentar; 19% apostam que ficará como está e 11% preveem queda. O crescimento do desemprego é aguardado por 67%. Outros 16% disseram que diminuirá e 14% acham que fica estável. Quanto ao poder de compra, 59% opinaram que vai diminuir, 20%, que não se alterará e 15%, que aumentará.

RENÚNCIA – A maioria da população brasileira (63%) é favorável à renúncia do presidente Michel Temer (PMDB) ainda neste ano para que haja eleição direta, apontou a pesquisa do Datafolha. Segundo o levantamento, 27% dos entrevistados se disseram contra a saída do peemedebista para esse fim, 6% se declararam indiferentes e 3% não souberam responder.

Para que a população vá às urnas e escolha um novo presidente para o mandato-tampão, seria necessário que Temer deixasse o cargo até 31 de dezembro.

Segundo o artigo 81 da Constituição Federal, um novo pleito direto deve ser convocado em 90 dias se os cargos de presidente e vice-presidente ficarem sem titulares. Do contrário, a eleição é indireta. “Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita 30 dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional”, determina o texto constitucional.

A PERGUNTA – No questionário, o Datafolha expôs resumidamente esse cenário. “Uma situação em que poderia haver eleição antecipada para a Presidência no Brasil seria em caso de renúncia de Michel Temer até o final deste ano. Você é a favor ou contra Michel Temer renunciar até o final do ano para a convocação de uma nova eleição direta para a Presidência da República?”, perguntou o instituto.

A pesquisa, realizada entre 7 e 8 de dezembro, com 2.828 pessoas de 16 anos ou mais, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A parcela da população que queria uma nova eleição direta em julho é a mesma que a atual. Naquela ocasião, o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) estava em curso. Para que houvesse nova eleição direta, era necessário que tanto ela quanto Temer deixassem os respectivos cargos.

NA ERA DILMA – No questionário anterior, o Datafolha perguntou se o entrevistado era “a favor ou contra Michel Temer e Dilma Rousseff renunciarem para a convocação de novas eleições para a Presidência da República ainda neste ano”.

Das pessoas ouvidas pelo instituto à época, 62% defenderam a renúncia de ambos a fim de que se realizasse novo pleito direto; 30% foram contra; 4% não sabiam e 4% se declararam indiferentes.

No Tribunal Superior Eleitoral, tramita uma ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer da eleição de 2014, o que pode provocar a saída do peemedebista do cargo. O caso, porém, não terá uma definição neste ano. Se o tribunal cassar o peemedebista, haverá uma eleição indireta no Congresso.

Fonte: Folha de São Paulo (Thais Bilenky)

Postado por ESPAÇO MILITAR

3º BATALHÃO, ATRAVÉS DO GETAM, PRENDE DOIS INFRATORES E RECUPERA VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE ROUBO/FURTO.




O 3° BPM/GETAM prendeu na manhã deste sábado, dia 10, na cidade de Itabaiana, 02 (dois) infratores sendo um menor de idade, deslocando-se em motocicleta com restrição de roubo/furto.

A ação foi desencadeada pelas guarnições Marimbondo 01 e Marimbondo 02, que realizavam patrulhamento ostensivo nas proximidades da sede do 3° BPM, quando visualizaram dois indivíduos sem capacete em uma motocicleta Honda Bros.

Ao emitirem voz de parada para abordagem, os infratores ignoraram a ordem e tentaram fugir, sendo contidos pelos policiais.

Após averiguar os integrantes e o veículo placa OES 8458, contatou-se a restrição no sistema de consulta.

Os infratores foram encaminhados à delegacia para o flagrante delito, onde foi verificado que os presos tinham suspeita de envolvimento em roubos a outros veículos.

Postado por ESPAÇO MILITAR

POLÍCIA PRENDE AUTOR E MANDANTE DE ASSASSINATO CONTRA POLICIAL CIVIL EM ITABAIANINHA.



Uma investigação rápida do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e da equipe da Delegacia de Itabaianinha possibilitou a prisão de dois homens envolvidos com a morte do policial civil Sidnei Santos Soares. Ele foi morto enquanto estava em um bar na cidade de Itabaianinha, na tarde deste sábado (10). Foram presos Ronilson Batista de Souza, conhecido como Pilico, o autor dos disparos; e André Santos Dias, o mandante do crime. 

Equipes do Grupamento Especial de Repressão e Busca da Polícia Civil (Gerb) e da Polícia Militar também participaram da operação. Segundo o delegado André Davi, o mandante pagou R$ 700 para que Pilico praticasse o crime, quantia apreendida pelo Cope. “O executor não sabia que Sidnei era policial e o mandante não relatou qual teria sido a motivação. As investigações continuam”, explicou. 

Além das prisões do mandante e o autor do crime, a polícia apreendeu a arma de fogo, o veículo utilizado na fuga, a balaclava e o casaco usados pelo autor dos disparos. Assim que aconteceu o homicídio, as equipes foram acionadas e seguiram para Itabaianinha. 

Ronilson e André foram conduzidos para a Delegacia da cidade e prestaram depoimento. Já no início da madrugada, foram conduzidos para a sede do Cope, em Aracaju. Sidnei atuava em Propriá, mas já era conhecido em Itabaianinha. Ele foi identificado por André Santos Dias, o mandante, que contratou “Pilico” para praticar o homicídio. Este foi em casa, pegou a arma de fogo, uma balaclava, casaco e cometeu o homicídio. 

Eles serão indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Ainda, poderão ser enquadrados na Lei 13.142, que desde 2015 torna crime hediondo e qualificado o assassinato de policiais no exercício da função ou em decorrência dela.

Fonte; SSP/SE

Postado por ESPAÇO MILITAR

CAJU, JUSTIÇA E CARANGUEJO: VEJA A LISTA DE POLÍTICOS NA LISTA DA ODEBRETCH.

De acordo com delação de executivo, empreiteira usava codinomes para identificar senadores e deputados federais antes de realizar pagamentos


O ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, Cláudio Mello Filho, revelou, em delação premiada, que realizava pagamentos em dinheiro para uma série de políticos. De acordo com o site de notícias "BuzzFeed", a empreiteira usava diversos apelidos para identificar senadores, deputados federais e outras autoridades, no momento de realizar os pagamentos.

Segundo o depoimento de Mello Filho, a Odebrecht realizava pagamentos para o senador Romero Jucá (PMDB-RR), apelidado de "Caju", que teria recebido R$ 22 milhões para ele e os senadores, Renan Calheiros (PMDB-AL), conhecido como "Justiça", e Eunício Oliveira (PMDB-CE), o "Índio". A lista também apresenta o nome do ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Citado como "Babel", ele teria recebido R$ 1,5 milhão da empreiteira.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS), aparece na delação como "Primo" e teria centralizado as arrecadações para o presidente Michel Temer durante a campanha presidencial de 2014. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é apresentado na lista como "Caranguejo. De acordo com Mello Filho, a empresa aprovou pagamentos de R$ 7 milhões para o ex-deputado.

Conheça os nomes citados na lista da Odebrecht e os valores que teriam sido repassados, de acordo com o site "BuzzFeed":
1. Michel Temer – R$ 10 milhões
2. "Caju": senador Romero Jucá (PMDB-RR), senador – R$ 22 milhões para campanhas
3. "Justiça": Renan Calheiros (PMDB-AL), senador – teria se beneficiado por parte dos R$ 22 milhões
4. "Índio": Eunício Oliveira (PMDB-CE), senador – também teria se beneficiado com o valor
5. "Primo": Eliseu Padilha (PMDB-RS), ministro – teria centralizado arrecadações para Temer
6. "Las Vegas": Anderson Dornelles (ex-assessor de Dilma) – R$ 350 mil
7. "Angorá": Moreira Franco, secretário – recursos para Temer
8. "Caranguejo": Eduardo Cunha (ex-deputado) – R$ 7 milhões
9. "Cerrado/Piqui": Ciro Nogueira (PP-PI), senador – R$ 5 milhões para campanhas do PP
10. "Polo": Jaques Wagner (ex-ministro) – R$9,5 milhões
11. "Gremista": Marco Maia (PT-RS), deputado – R$ 1,3 milhão
12. "Babel": Geddel Vieira Lima (ex-ministro) – R$ 1,5 milhão
13. "Bitelo": Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), deputado – R$ 1,5 milhão
14. "Campari": Gim Argello (ex-senador) – R$ 1,5 milhão
15. "Gripado": José Agripino (DEM-RN), senador – R$ 1 milhão solicitado por Aécio Neves
16. "Botafogo": Rodrigo Maia (DEM-RJ), deputado – R$ 100 mil
17. "Misericórdia": Antônio Brito (PSD-BA), deputado – R$ 430 mil
18. "Ferrari": Delcídio do Amaral (ex-senador) – R$ 550 mil
19. "Corredor": Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto – R$ 600 mil
20. "Todo Feio": Inaldo Leitão (PP-PB) – R$ 100 mil
21. "Jovem": Adolfo Viana (PMDB-BA), deputado estadual – R$ 50 mil
22. "Feia": Lídice da Mata (PSB-BA), senadora – R$ 200 mil
23. "Comuna": Daniel Almeida (PCdoB-BA), deputado R$ 100 mil
24. "Goleiro": Paulo Magalhães Júnior – R$ 50 mil
25. "Diplomata": Hugo Napoleão – R$ 100 mil
26. "Moleza": Jutahy Magalhães – R$ 350 mil
27. "Velhinho": Francisco Dornelles (PP), vice-governador do Rio de Janeiro – R$ 200 mil
28. Carlinhos Almeida – R$ 50 mil
29. João Almeida – R$ 500 mil
30. Rui Costa (PT), governador da Bahia – R$ 10 milhões
31. Paulo Skaf (PMDB), presidente da FIESP – teria se beneficiado com R$ 6 milhões da verba acertada com Temer.


Postado por ESPAÇO MILITAR

EXCEDENTES DO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL ESPERAM CONVOCAÇÃO.


Os excedentes do concurso público realizado pelo governo do estado para a Policia Civil aguardam serem convocados para suprirem o déficit do efetivo da PC/SE, que hoje conta com apenas 784 policiais, quando o mínimo necessário seria de 1.500 policiais.

Recentemente o governador Jackson Barreto em entrevista a uma emissora de rádio, anunciou que até o dia 10 de dezembro (hoje), iria anunciar o cronograma de convocação dos excedentes para tentar suprir o déficit de 716 agentes, já que a previsão de PCs para o estado seria de 1.500 policiais, segundo dados que foram encaminhados ao Ministério Público Estadual.

Os aprovados no concurso e que ficaram como excedentes vem cobrando com insistência a convocação, mas até o momento ninguém foi chamado.

À época da entrevista, o governador também prometeu que em janeiro convocaria outra turma para a PM, que iniciaria o curso de formação logo após a convocação. Eles também aguardam a convocação.

Fonte: Faxaju (Munir Darrage)

POLICIAL CIVIL É ASSASSINADO EM ITABAIANINHA.


O policial civil conhecido como Sidiney Pistolinha foi assassinado na tarde deste sábado, 10, no povoado Jardim, em Itabaianinha.

O policial foi assassinado por elemento que estava em uma moto e disparou tiros que o mataram no local.

Policiais civis do COPE, comandados pelo delegado André Davi, estão se deslocando para a região para tentar prender o marginal.

Fonte: NE Notícias