segunda-feira, 26 de setembro de 2016

BOMBEIROS QUE FIZERAM O RESGATE DE MONTAGNER SÃO HOMENAGEADOS EM SERGIPE.

Ator morreu após ser arrastado pela correnteza no Rio São Francisco.
Mais de 50 profissionais trabalharam na buscas e resgate do corpo do ator.

Secretário da SSP, João Batista, destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros no caso (Foto: Lucas Rosário/SSP)

Os bombeiros que trabalharam nas buscas por Domingos Montagner e resgataram o corpo do ator no Rio São Francisco foram homenageados nesta sexta-feira (23) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), na sede do órgão em Aracaju (SE). O ator morreu após ser arrastado pela correnteza do rio na quinta-feira (15) na prainha de Canindé de São Francisco – que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas, onde foi visto pela última vez.

Os bombeiros Renilton Silva, Libério Monteiro e o comandante Sinério dos Santos receberam a Medalha de Mérito do Bombeiro Militar, um reconhecimento não só pelo trabalho que ganhou repercussão nacional, mas por um conjunto de atividades, uma vez que, resgates subaquáticos acontecem cotidianamente.

A equipe de busca localizou o corpo do ator preso nas pedras a 18 metros de profundidade e a 320 metros da margem da prainha de Canindé de São Francisco. “Quando chegamos ao local, primeiramente fizemos o planejamento de como seria o mergulho e os principais perigos que poderíamos encontrar lá embaixo. Tinha muita correnteza, muita pedra, muita rocha grande e algumas cavernas”, lembrou o mergulhador Libério Monteiro.

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista, reconheceu o trabalho dos bombeiros e informou que eles passarão por um curso de reciclagem para motivar a equipe. "Eles já são muito dedicados à vocação de ser bombeiro. Para você ter uma ideia, dos três mergulhadores, dois estavam de folga e aceitaram rapidamente à convocação para o desafio que de certa forma também colocava em risco a vida deles. Eles fizeram um trabalho profissional e de alto risco e conseguiram em muito pouco tempo resgatar o corpo, o que de cerca forma deu um conforto à família e aos amigos do ator que se afogou", destacou.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dórea, a homenagem fortalece a importância do grupamento. “São mergulhadores extremamente capacitados que exercem funções específicas de resgates subaquáticos de corpos, objetos e embarcações, por exemplo. Este reconhecimento da SSP nos dá força para lutarmos por melhorias e novos equipamentos”, disse.
Mais de 50 pessoas do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA), composta por um helicóptero e um avião bimotor, além de uma equipe de mergulhadores, participaram das buscas pelo ator.

Como foi o acidente

O ator gravou cenas da novela Velho Chico na parte da manhã do último dia 15 de setembro. Após o término da gravação, ele almoçou e, em seguida, foi tomar um banho de rio, acompanhado da atriz Camila Pitanga. Durante o mergulho, não voltou à superfície. Camila avisou a produção, que iniciou imediatamente a procura pelo ator.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo de Domingos Montagner no fundo do Rio São Francisco (Foto: Lucas Rosário/SSP)

Camila Pitanga, que estava com o ator quando ele foi arrastado pela correnteza, descreveu o acidente para a polícia. Segundo ela, os dois foram até uma pedra e mergulharam no rio. Depois, ela notou que havia muita correnteza e avisou Montagner. Eles nadaram de volta para a pedra, Camila chegou primeiro e tentou duas vezes segurar na mão do ator. Mas a correnteza o arrastou.

Segundo o delegado Antônio Francisco Filho, os atores queriam mergulhar em um local mais tranquilo. “Eles acharam que era seguro, mas, na verdade, era um dos mais perigosos para o banho. Esta é uma parte do rio em Canindé que não é comum ser utilizada pelos banhistas”, afirmou.

Fonte: G1 SE

Postado por ESPAÇO MILITAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário