quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Núcleo de Pesquisa da SSP visita sede do projeto Amiguinhos da PM.


Uma recepção animada de quase cem crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social Amiguinhos da PM. Assim foi marcada a visita técnica realizada pelo Núcleo de Análises e Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Cidadania da Secretaria de Segurança Pública (Napsec) ocorrida na manhã desta quarta-feira, 3, na sede do projeto, localizada no bairro Almirante Tamandaré, bairro Santos Dumont, na capital sergipana.


A proposta do Napsec é conhecer de maneira aproximada as atividades desenvolvidas pelo projeto desenvolvido na comunidade ao longo dos 12 anos de existência. “Entendemos que Segurança Pública não se faz somente com ações nas ruas. Precisamos desenvolver ações de inclusão social e educação que favoreçam a cidadania. Dentro dessa realidade, estamos conhecendo o projeto Amiguinhos da PM com o intuito de somar as ações sociais desenvolvidas pelas Polícias para elaborarmos uma Política Pública na área de prevenção à criminalidade. Estamos conhecendo todos os trabalhos que a SSP desenvolve nesse sentido”, destacou Iolanda Aragão, assistente social do Napsec.


Para o sargento Sandro Soares, coordenador do projeto Amiguinhos da PM, a visita foi importante e aponta que as atividades estão seguindo um caminho positivo. “É uma felicidade receber essa visita do Napsec porque ficamos na expectativa de que as ações possam ser ampliadas. Nosso trabalho de proximidade entre a Polícia Militar e a comunidade funciona, tanto que não temos nenhum registro de ato infracional destes jovens. Para comemorar esses 12 anos, faremos um dia de festa em um clube para as crianças e adolescentes na sexta-feira, 05, com muita diversão. Precisamos otimizar o trabalho dos Amiguinhos da PM. Nosso sonho seria expandir esse trabalho preventivo para outras comunidades”, pontuou o sargento Sandro.


Edigair Barreto Feitosa Sá é mãe de duas crianças beneficiadas pelo projeto Amiguinhos da PM e atua no projeto há um ano. “O projeto tira as crianças do convívio na rua para conviver com quem pode ensinar outras possibilidades para eles alcançarem uma vida melhor. Aqui não é escola, a gente trabalha com o lúdico por meio de brincadeiras, exemplos, ajudando nas atividades da escola. Tenho dois filhos que já vinham ao projeto e comecei a ter curiosidade em saber como funcionava. Por estar na área de educação, vivencio a parte teórica na universidade e a parte prática aqui com eles. Mudei como mãe e eles mudaram muito como filhos. Eles me ouvem mais, passaram a ter interesse pelos estudos e ficam empolgados para ir aos passeios do projeto. Já fui agressiva com meus filhos, não sabia ser mãe. Hoje aprendi a amar, respeitar e entender todas as crianças”, destacou.


Para Kevelin Oliveira Barbosa, seis anos, o projeto Amiguinhos da PM é fonte de diversão e amizades. “Gosto de brincar, dançar e fazer dever. Brinco com as meninas que eu gosto e que gostam de mim. Venho sempre para cá na parte da manhã porque eu estudo à tarde. Aqui só passeia quem estuda, sabia? Ei, tire uma foto minha”, finalizou a menina.

Projeto Amiguinhos da PM - É uma ação de prevenção primária realizada pela Polícia Militar no conjunto Almirante Tamandaré, bairro Santos Dumont, que objetiva a retirada das crianças das ruas, evitando o envolvimento destas com atos infracionais. O público do projeto é composto por crianças e adolescentes que residem na comunidade e vão à escola regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário