sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A AMESE CONVIDA SEUS ASSOCIADOS PARA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS.


A Associação dos Militares do Estado de Sergipe - AMESE vem a público convocar todos os seus associados para participarem da assembléia ordinária de prestação de contas da entidade, referente à prestação anual de 2015 e o mês de Janeiro de 2016.
A assembléia irá ocorrer na sede da associação, situada na Rua Boquim, nº 159, 1º andar - Centro, no dia 26 de Fevereiro de 2016, com a primeira chamada às 14:00 h e a segunda chamada às 14:30 h.


1º Leitura da ata anterior da prestação de contas do mês de Dezembro.



2º E o que demais ocorrer.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CORONEL MAURÍCIO IUNES VAI DEIXAR COMANDO-GERAL DA POLÍCIA MILITAR.

Ele assumiu o comando da Polícia Militar em 2012.
Iunes adiantou que vai entregar cargo nesta sexta-feira (19).

Maurício Iunes vai deixar comando-geral da PM

O comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Maurício Iunes, adiantou a produção da TV Sergipe que vai entregar o cargo ao governador Jackson Barreto nesta sexta-feira (19). Ele fez uma carta pedindo afastamento do cargo.

Iunes foi empossado comandante-geral da PM em maio de 2012 pelo então governador de Sergipe, Marcelo Déda.

Maurício Iunes tem 28 anos na Polícia Militar e já integrou e comandou diversas unidades, a exemplo do Comando de Operações Especiais (COE), o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Na tarde desta terça-feira (16), o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Mendonça Prado, anunciou a saída da pasta através das suas redes sociais.


Fonte: G1 SE (Fredson Navarro)

Mendonça Prado anuncia saída da SSP na rede social

A despedida foi publicada na rede social do secretário da SSP

Mendonça Prado comenta no facebook sua saída(Foto: Arquivo Portal Infonet)


(Foto: Facebook) 

Acabou a expectativa. O secretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) anunciou na tarde desta terça-feira,16, por meio da rede social a sua saída.

Conforme já anunciado pelo Portal Infonet deste a última segunda-feira,15, o Governador Jackson Barreto prometeu anunciar os novos nomes que irão compor a SSP.

No mês passado, em entrevista ao Portal Infonet o secretário da SSP admitiu uma divergência com o comandante da Polícia Militar, Maurício Iunes.

Conforme a nota na íntegra publicada em uma rede social:

"Amigos,

Informo que estou deixando a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. Portanto, quero agradecer a todos que fazem a SSP, profissionais altamente qualificados, que sempre serão destinatários do meu respeito e atenção especial. À todos os policiais civis, militares, bombeiros, peritos e demais servidores da segurança, os meus mais sinceros agradecimentos. Aproveito para convidar a todos para minha despedida e para uma entrevista coletiva de prestação de contas que concederei amanhã, 17 de fevereiro, às 08:00, nas futuras instalações do Instituto de Identificação de Sergipe, situado à Rua Basílio Rocha, Bairro Siqueria Campos, próximo a Praça dos Expedicionários. Um forte abraço a todos! Mendonça Prado", escreveu.


Por Kátia Susanna

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

SSP: Mudança só nos nomes, mas não na prática

Mudar paradigmas e democratizar instituição

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O governador Jackson Barreto deve anunciar ainda esta semana a mudança em toda a cúpula da SSP. Como a imprensa já anunciou e alguns integrantes da própria SSP, pelas redes sociais, o delegado de carreira João Batista, será o novo secretário tendo como superintendente (antigo adjunto), o coronel da reserva Andrade e como delegado-geral, Alexandro Vieira.

Para o comando da PMSE fala-se em Júlio César, coronel com doutorado em física, que foi candidato a deputado federal pelo PMDB em 2014 e obteve 1.569 votos.

Com João Batista, retorna ao comando da SSP o grupo que ele faz parte e que tem a frente o delegado João Eloy, ex-secretário, do qual ele foi adjunto. Não se discute aqui a competência de João Batista, nem a do ex-secretário João Eloy, nem a do atual, Mendonça Prado. A discussão que o blog defende é sobre a instituição e as vísceras podres que ninguém tem coragem de extirpar.

Entra governante e sai governante e parece que ninguém nota que o problema da SSP não passa apenas por mudanças de nomes. Dos últimos secretários, nenhum deles, teve a coragem de implementar mudanças de paradigmas junto a instituição.

Mesmo com os salários excelentes – se comparados com o restante dos servidores – as policiais militar e civil – sofre com o corporativismo, o despreparo técnico e a divisão de grupos. Os que estão no poder puxam a sardinha para os seus, inclusive com diárias exageradas que engordam os salários (inclusive alvos de processos como do TCE). Enquanto outra parte torce para que o serviço não ande, para que a cúpula caia.

Porém, tem uma parte, infelizmente que sempre é minoria, que tem preparo técnico, capacidade. Essa minoria fica para lá e para cá, sendo jogada de um lado para outro com as mudanças que ocorrem sempre.

É certeza que para reduzir o índice de criminalidade é preciso uma revisão do Código Penal com uma legislação mais dura.No caso de Sergipe é preciso mais. É preciso alguém que peite o corporativismo e que tenha força externa. Um promotor (em Alagoas está dando certo com Alfredo Neto) ou até mesmo um juiz. O blog pensou que Mendonça Prado, pelo trânsito fácil junto as policias poderia conseguir acabar com o corporativismo, mas foi “abafado” pelas forças internas.

A SSP precisa de mudanças na prática. E João Batista, sendo da SSP, conseguirá (ou mesmo tentará) acabar com o corporativismo dos grupos e democratizar a instituição?

O blog torce que no fundo do poço tenha uma luz e não apenas mais um porão...

Fonte: Blog do Claudio Nunes

IML: 18 homicídios no fim de semana em Sergipe

Assassinatos somam 55,17% das mortes violentas no Estado


IML: 18 assassinatos no fim de semana (Foto: Arquivo Portal Infonet) 

O Instituto Médico Legal (IML) registrou um dos fins de semana mais violentos no Estado de Sergipe. Foram 16 homicídios ocorridos entre a sexta-feira, 12, e a madrugada desta segunda-feira, 15, o que representa 55,17% das mortes violentas que aconteceram neste período no Estado de Sergipe.
No final se semana, o IML removeu 29 corpos. Além dos 18 homicídios, também foram registradas duas mortes em acidentes de trânsito, três afogamentos, uma vítima de queimadura e outras causas que ainda não foram esclarecidas. Uma das últimas ocorrências foi registrada em Feira Nova.
Por volta das 21h, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência da vítima, identificada como Horácio Júnior Guimarães Santana, 42, no conjunto José Dantas Filho. Os primeiros levantamentos realizados pela equipe da Polícia Militar indicam que a vítima estava em casa e que os dois homens estacionaram a motocicleta e gritaram pelo nome.
Quando Horácio apareceu na porta para atendê-los, os criminosos quebraram a grade, invadiram casa e a vítima chegou a correr, mas foi alcançada e morta a tiros no quintal, conforme informações do soldado Nascimento, que compõe a equipe da 2ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar.
Os demais assassinatos aconteceram em Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Poço Verde, Campo do Brito, Areia Branca, Aracaju, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores e Poço Verde. Foram registrados acidentes fatais em Aracaju e em Garuru, morte por queimadura em Areia Branca e afogamentos em Telha e Brejo Grande. As demais mortes ainda estão pendentes de exames que vão identificar a causa.


Fonte: Infonet Por Cássia Santana

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

COMUNICADO RECESSO DE CARNAVAL.

A Associação dos Militares do Estado de Sergipe, vem por meio deste, informar que não irá funcionar no período que compreende entre os dias 05/02/2016 a 12/02/2016, retornando normalmente as suas atividades no dia 15/02/2016 ( Segunda- feira) às 12:00 h. Aproveitando o ensejo, a associação deseja a todos um bom feriado de carnaval.