segunda-feira, 29 de setembro de 2025
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
PMSE se destaca em competição hípica interestadual em Alagoas
A equipe de hipismo da Polícia Militar de Sergipe obteve resultados expressivos durante o VII Concurso Hípico do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I, da Polícia Militar de Alagoas. O evento, que também sediou a III Etapa do Circuito Alagoano de Hipismo 2025, foi realizado neste final de semana em Maceió e contou com a participação de diversas coirmãs.
Os cavaleiros e amazonas do Regimento de Polícia Montada da (RPMon) da PMSE demonstraram técnica e sintonia com seus animais, garantindo importantes colocações e elevando o nome da Corporação no cenário esportivo interestadual.
Destaques da Competição
Na principal categoria disputada, de 1,00m, o tenente-coronel S. Júnior, comandante do RPMon sergipano, montando Formoso, sagrou-se o grande campeão geral, após conquistar o primeiro lugar na prova do sábado e a terceira colocação no domingo. Na mesma série, o conjunto formado por Wesley Barreto e Corsário garantiu o título de vice-campeão na segunda jornada da competição.
Na categoria de 80cm, os representantes da PMSE também subiram ao pódio por diversas vezes. O soldado Lídio conquistou o primeiro lugar no sábado com a égua Artemis e a medalha de bronze no domingo, desta vez com o cavalo Fantasma. O mesmo animal levou a amazona Sarah Tavares ao terceiro lugar no pódio no primeiro dia de provas.
Fechando as conquistas, o cavaleiro Daniel, também montando Fantasma, ficou com a medalha de bronze no segundo dia.
Resultados Oficiais da PMSE:
- Conjunto tenente-coronel S. Júnior e Formoso:
- Campeão Geral da categoria 1,00m
- Campeão da prova de 1,00m (1º dia)
- 3º lugar na prova de 1,00m (2º dia)
- Conjunto Wesley Barreto e Corsário:
- Vice-campeão da prova de 1,00m (2º dia)
- Conjunto soldado Lídio e Artemis:
- Campeão da prova de 80cm (1º dia)
- Conjunto soldado Lídio e Fantasma:
- 3º lugar na prova de 80cm (2º dia)
- Conjunto Sarah Tavares e Fantasma:
- 3º lugar na prova de 80cm (1º dia)
- Conjunto Daniel e Fantasma:
- 3º lugar na prova de 80cm (2º dia)
As conquistas reafirmam o alto nível de dedicação e preparo técnico da Cavalaria da PMSE. A participação em eventos desta natureza não apenas enaltece o nome da Corporação no cenário desportivo nacional, mas também fortalece o intercâmbio técnico e estreita os laços de integração com as Polícias Militares de outros estados, como Distrito Federal, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, presentes no evento.
Fonte: ASCOM/PMSE.
SSP e Polícia Militar lançam documentário Ser Policial Militar em comemoração aos 190 anos da Corporação
Lançamento ocorreu em duas sessões exclusivas destinadas a policiais e convidados na manhã desta segunda-feira (22), no Cinemark do RioMar Shopping
Em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), a Diretoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (Dicom/SSP), em parceria com a PM-5, lançou, nesta segunda-feira (22), o documentário ‘Ser Policial Militar’. O longa-metragem, cujo lançamento aconteceu em duas sessões exclusivas destinadas a policiais e convidados no Cinemark do RioMar Shopping, resgata a essência da corporação e sua importância como célula de defesa do corpo social.
documentário mergulha na trajetória da PMSE, destacando valores, desafios e a diversidade que compõem a instituição. Ao todo, 32 policiais militares foram entrevistados, entre homens e mulheres de diferentes idades, cores, graduações e postos da hierarquia, resultando em mais de 50 horas de depoimentos gravados ao longo de 18 meses de produção.
Responsável pela direção, roteiro e cinegrafia, o 3º sargento Sivirino Barbosa explicou a proposta da obra. “Esse filme busca evidenciar a essência da Polícia Militar e mostrar o que movimenta o policial a sair de casa todos os dias para proteger a sociedade, mesmo com risco da própria vida. É um momento de grande celebração, com boa parte da tropa reunida”, destacou.
O comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, ressaltou a relevância histórica da produção. “O documentário traz uma abordagem sobre a atuação da nossa corporação, exaltando valores éticos e morais que permeiam a profissão. É também um convite para reafirmarmos nosso compromisso com o presente e o futuro, oferecendo um serviço de excelência em segurança pública à sociedade sergipana.”
O diretor de Comunicação da SSP, Lucas Rosário, destacou o fortalecimento do núcleo de audiovisual da Assessoria de Comunicação, responsável pela produção do filme. O documentário marca também a continuidade da série iniciada em 2021, que já apresentou Ser Bombeiro e, em 2023, Ser Policial Civil.
“Consolidamos um núcleo importante dentro da comunicação, capaz de produzir conteúdos de impacto tanto para a sociedade quanto para o público interno. No próximo ano, iniciaremos a produção de Ser Policial Científico”, anunciou.
Série documental
A produção ‘Ser Policial Militar’ integra uma série de documentários que busca revelar a ‘invisível essência’ das instituições que compõem a segurança pública sergipana. Em 2021, foi lançado o longa-metragem ‘Ser Bombeiro’ e, em 2023, ‘Ser Policial Civil’. A série documental, idealizada pela Dicom/SSP, ainda terá duas novas produções. Em 2026, serão lançados os documentários ‘Ser PCi’ e ‘Ser SSP’, completando o ciclo de filmes que revelam a identidade e os bastidores da segurança pública de Sergipe.
Fonte: ASCOM/PMSE.







_page-0001.jpg)
