terça-feira, 14 de novembro de 2023

Homicídios continuam em queda em Sergipe e ministro da Justiça reconhece estado entre os três do país com maior redução


Trabalho da Segurança Pública preservou ao menos 3,8 mil vidas em 16 anos

Com uma redução de 16,3% na quantidade de homicídios registrados no estado entre janeiro e setembro de 2022 e 2023, Sergipe está retomando índices de crimes contra a vida equiparáveis a quase 20 anos atrás. Apenas entre janeiro e agosto de 2022 e o mesmo período de 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) considera que as maiores reduções na incidência desse crime aconteceram em Goiás, Paraíba e Sergipe. A redução foi antecipada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em publicação no X (antigo Twitter).

A queda antecipada pelo ministro pode ser verificada em análise dos dados reunidos pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), da SSP. Em um recorte da série histórica, entre o período de janeiro a setembro de 2023 e 2016 – ano em que houve maior aumento no número de crimes no estado – a diminuição alcança 63,8%. São, ao menos, 614 vidas preservadas no período.

Quando o levantamento é ampliado para anos anteriores, a CEAcrim identifica que Sergipe registrou menos homicídios em 2023 do que em 2004. Somados o total ano a ano, de 2004 a 2023, são pelo menos 3,8 mil vidas preservadas no estado.

Para o secretário da segurança pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, a publicação do ministro da Justiça e Segurança Pública ratifica os dados que vêm sendo acompanhados pela CEACrim da SSP. “Nossos dados já apontavam para a efetividade das nossas ações de fortalecimento das ações de segurança pública visando o bem-estar da nossa população e a garantia dos direitos do nosso povo”, comentou.

Esse reconhecimento está atrelado ao trabalho de policiamento ostensivo e repressivo nas ruas, as atividades de investigação e inteligência e a atuação pericial, conforme elencou o secretário. “A gente trabalha com frentes bem claras, a exemplo da reformulação da nossa Polícia Científica, que passa por um processo histórico e tem feito muita diferença; investigações com nossa Polícia Civil”, mencionou.

“Nossa Polícia Militar atua fazendo o mapeamento das manchas criminais, fazendo rondas e abordagens, justamente para identificar armas ilegais e evitar que novos crimes contra a nossa população venham a ocorrer. É um compromisso da Secretaria da Segurança Pública com o nosso povo sergipano e que vem sendo reconhecido nacionalmente, inclusive pelo próprio ministro Flávio Dino”, pontuou João Eloy de Menezes.

Fonte: Ascom/SSP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário