A aula magna foi proferida pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas
Com a finalidade de gerar conhecimentos acerca da gestão estratégica na segurança pública, bem como seus reflexos sociais, administrativos e judiciais, a Polícia Militar do Estado de Sergipe, em parceria com a Escola Judicial de Sergipe (Ejuse), iniciou, na última sexta-feira (7), mais uma edição do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Cegesp-2023).
A abertura dos trabalhos aconteceu na sede do Tribunal de Justiça, no Centro de Aracaju, com a participação do comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro.
O oficial teve a oportunidade de concluir o Cegesp em 2019, ainda como tenente-coronel. A especialização foi essencial para que ele alcançasse o posto de coronel, como também, na sua nomeação para o Comando Geral da Corporação no início deste ano.
“Para bem cumprir o seu dever público e a sua missão constitucional de manter à ordem pública, é de fundamental importância que a Polícia Militar de Sergipe, assim como todas as policias do Brasil, invistam na formação e qualificação dos seus profissionais”, afirmou o coronel Ribeiro.
O comandante-geral explicou que tem o objetivo de ofertar uma segurança pública de excelência à sociedade sergipana e, para contribuir com essa meta, a Polícia Militar firmou parcerias com diversas instituições de ensino, com destaque para o acordo firmado com a Ejuse, uma escola renomada e referência no ensino superior do estado.
A Escola do Judicial é coordenada pelo juiz de Direito, Marcos de Oliveira Pinto. Em meio às boas vindas aos discentes, o magistrado destacou a qualidade dos cursos ofertados e a importância da parceria com a Polícia Militar de Sergipe.
“Nossas pós-graduações são ofertadas com bastante carinho, dedicação e cuidados com as normativas. Essa parceria entre a Ejuse e a Polícia Militar é de fundamental importância para o curso. Ganha a Polícia Militar de Sergipe, ganha o tribunal de Justiça, por meio da Escola Judicial, e ganha os alunos com a excelência do curso”, reforçou o representante do TJSE.
Aula Magna
Além de proporcionar a melhoria da qualidade da prestação do serviço da Segurança Pública, o Curso Superior de Polícia visa incentivar a pesquisa e o debate de temas relevantes relacionados à gestão pública da segurança. Nesse sentido, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Ribeiro, convidou o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas, coronel Paulo Amorim Feitosa, para ministrara a Aula Magna, com o tema: Gestão Estratégica e Produtividade Operacional. Dentre os vários cursos, especializações e estágios, nos âmbitos militar e civil, o coronel Paulo Amorim é bacharel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).
“Eu me senti muito honrado e emocionado com a oportunidade de estar presente na aula inaugural do curso e proferir algumas palavras. Parabéns, coronel Ribeiro, pela realização de mais um curso superior de polícia e pelos investimentos que estão sendo feitos na Polícia Militar de Sergipe, para que a Corporação possa prestar um serviço ainda melhor ao povo sergipano”, exclamou o comandante-geral da PM alagoana, que ainda durante o evento, foi agraciado com a Medalha do Mérito Policial Militar, como forma de enaltecer e reconhecer os bons serviços prestados à Polícia Militar de Sergipe.
Ofertas
Foram disponibilizadas 70 vagas, das quais 47 foram ofertadas para tenentes-coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, 06 vagas para servidores públicos estaduais de Sergipe, sendo 03 para servidores do TJSE e Magistrados e 03 para os demais servidores, 02 vagas aos hipossuficientes e 15 vagas ofertadas ao público em geral.
Para a obtenção do certificado de conclusão de curso pós-graduação lato sensu, o discente deverá apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em relação ao total de horas efetivadas para cada disciplina ou atividade programada, atingir, em cada disciplina, a nota final igual ou superior a 7,0 (sete), ser aprovado no trabalho de conclusão de curso com nota final igual ou superior a 7,0 e cumprir as obrigações assumidas com a Ejuse. É o que pretende o comandante do Sexto Batalhão da Polícia Militar de Sergipe, sediado no município de Estância, tenente coronel Lucas Rebello.
“É um curso de excelência e necessário para que alcancemos o último posto do oficialato da Polícia Militar. É com grande satisfação que integro mais essa jornada de conhecimento, e espero absorver todo o conteúdo possível para, em breve, ajudar na gestão da PMSE”, comentou o tenente-coronel.
FONTE: ASCOM/PMSE.