Sergipe assiste angustiado ao impasse entre o governo do Estado de Sergipe acerca da aquisição de uma unidade móvel de realização de exames preventivos e para o diagnóstico do câncer em mulheres.
A celeuma da “carreta do câncer” diz respeito à compra deste veículo que é devidamente muito bem equipado com instrumentos de última geração e que permitem a expedição do resultado dos exames no mesmo dia. Sabemos muito bem das dificuldades que uma pessoa humilde possui para poder realizar tais procedimentos. Não bastassem os exames terem valores elevados, muitas mulheres sequer dispõem do dinheiro para as passagens de ônibus para se deslocarem a um hospital. Parte delas reside na zona rural e a carreta seria de grande valia ao atingir, conforme roteiro predeterminado, todo o estado de Sergipe.
Para quem recebe duas polpudas aposentadorias públicas, e está sentado na cadeira de governador, torna-se muito fácil cuidar da própria saúde. Ano passado, o governador Belivaldo Chagas afastou-se por alguns dias da chefia do Executivo e deslocou-se ao estado de São Paulo para fazer tratamento da mesma doença que aflige todas as “mulheres de peito” deste Estado. Foi se tratar em um dos melhores hospitais do Brasil. (clique aqui para relembrar)
Não fosse a realização deste procedimento preventivo, muito provavelmente o Governador Belivaldo Chagas veria evoluir sua doença, uma vez que o câncer é uma doença terrivelmente agressiva. Situação idêntica aflige um sem número de mulheres em nosso estado. Porém, ao que parece, quando a mesma doença atinge os outros – especialmente a camada mais pobre da sociedade – demonstra-se uma medonha falta de preocupação e empatia.
Dezenas de mulheres morrem todos os anos em Sergipe, vitimadas por essa terrível doença. Não aguentamos mais assistir, praticamente toda semana, a situação precária do tratamento e prevenção do câncer na rede pública, em rede nacional de TV, ridicularizando todo o nosso Estado.
Independente do reconhecimento ou não de valores a serem investidos na aquisição da carreta, o Tribunal de Contas do Estado repassou a verba para a aquisição deste importante instrumento de prevenção e fez questão de mostrar à sociedade a origem dos recursos financeiros.
Espero, do fundo do meu coração, que o Governador Belivaldo Chagas use o lema tão divulgado em sua campanha eleitoral de “chegar para resolver” e que possa dar a todos os cidadãos do nosso estado, tratamento com o mesmo nível de dignidade ao qual foi buscar em grande centro urbano do país.
Belivaldo, vidas precisam ser salvas!
A sociedade agradece.
JORGE VIEIRA DA CRUZ
Um simples sargento reformado
Fonte: https://blogdosargentovieira.blogspot.com/2019/02/carreta-do-cancer-o-impasse-que.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário