Sob a repetida alegação de rombo na Previdência, o Governo de Sergipe recentemente uniu os dois fundos previdenciários que existiam, usando como pretexto a valorização dos aposentados e pensionistas, fazendo projeções otimistas do que era necessário, alertando que se nada fosse feito, em alguns anos o Estado não teria mais condições de arcar com as despesas constitucionais que detém com o funcionalismo. Dois meses depois a realidade segue crítica e os mais “velhinhos” seguem desprestigiados.
Para este colunista se falta dinheiro, se falta aptidão ou se falta compromisso com a gestão pública, o governo de Jackson Barreto (PMDB) também é carente de atenção com os aposentados e pensionistas. Eles já contribuíram religiosamente, recolheram mensalmente seus tributos e não é justo que sejam penalizados. É preciso que eles sejam tratados com respeito e dignidade. Eles não precisam da “benevolência” de ninguém, mas, sim, receber aquilo que eles têm direito.
Nós estamos nos aproximando do Natal, chegamos a dezembro de 2017 e também se aproxima o prazo final para o governador Jackson Barreto decidir se entrega ou não o cargo para disputar uma cadeira no Senado Federal. Essa semana seu governo anunciou que os aposentados e pensionistas cujos vencimentos totalizam R$ 3 mil, recebem dia 14. Aqueles que recebem acima desse valor, recebem R$ 3 mil dia 14 e o restante dia 21.
Veja que dia 21 é quase em cima da véspera do Natal. É a data que os aposentados irão receber os salários ainda de Novembro! O reflexo disso é sentido, inclusive, na economia local. O dinheiro não circula, o comércio sofre e o risco de desemprego só aumenta. Se os aposentados e pensionistas não questionarem a partir de agora, logo estarão recebendo seus vencimentos com mais de um mês de atraso o que é um verdadeiro descaso, uma falta de respeito por parte do Executivo.
Na gestão pública, sobretudo nos momentos de crise, há de se separar o importante do fundamental. Salário não é gratificação ou gesto, é um direito do trabalhador! Este colunista espera que o governador Jackson Barreto se sensibilize com a causa dos aposentados e pensionistas que só querem uma velhice digna e tranquila. Pelos gastos que acompanhamos, diariamente do governo, fica difícil acreditar que, pelo menos esta categoria, não tenha como ser priorizada. Estamos de olho…
Fonte: Faxaju (coluna politizando do jornalista Habacuque Villacorte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário