terça-feira, 17 de janeiro de 2017

CINCO MIL MANDADOS DE PRISÃO? CADÊ A POLÍCIA CIVIL?


“Sergipe tem mais de 5 mil mandados em aberto”. A manchete do Jornal da Cidade do fim de semana é preocupante. A matéria abordou mais a questão do déficit do sistema prisional, mas a questão maior é: o que a Polícia Civil está fazendo para cumprir os mandados expedidos pela justiça sergipana?

5 mil mandados de prisão? Cadê a Polícia Civil? II

Na matéria, a SSP tenta explicar afirmando que nos mandados tem gente morta, duplicidade de nomes e até já presa, cujos dados não foram baixados no sistema do CNJ. O problema é maior: a responsabilidade da PC é cumprir os mandados e não faz. E o pior: tem autoridade que concede entrevista e critica o sistema penal que, (e é verdade), é atrasado e possibilita que um meliante seja solto por várias razões. Mas, independente do sistema penal e do déficit dos presídios a função da PC é cumprir os mandados.

Sensação de impunidade

Se o sistema penal atual cria monstros, é preciso transformá-lo. Mas enquanto a lei não muda é preciso cumpri-la. E cabe as autoridades o exemplo maior. É estarrecedor este número de mandados não cumpridos. Passa para a sociedade a sensação de impunidade e inércia do sistema como um todo. E passa para a sociedade que um dos motivos dá violência em Sergipe é este.

Sistema falido

Não pode é continuar está. No modo “estou levando”. Um sistema falido, desde as penas ultrapassadas, passando excesso de prisões cautelares e presídios que transformam ladrões de galinha em militantes de organizações criminosas.

Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes

Postado por ESPAÇO MILITAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário