Desabafo do secretário João Batista
“Vivemos uma legislação frouxa e caduca”. A declaração do secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista, dada ao ser entrevistado no telejornal da TV Atalaia ontem, 14, é a pura verdade.
Segundo dados apresentados por João Batista, a SSP já prendeu cerca de 2.700 meliantes este ano e, infelizmente, muitos deles voltam ao seio da sociedade e a maioria esmagadora retornar a cometer crimes.
E o pior, como no caso do menor que cometeu latrocínio contra o cobrador de ônibus. Em muito pouco tempo, o menor que está apreendido estará nas ruas novamente. No caso do menor, bastou a imagem dele para saber quem era: um infrator corriqueiro.
João Batista tem razão, o Código Penal Brasileiro é ultrapassado. Como pode um condenado a quinze anos de prisão ficar apenas alguns meses, graças as diversas brechas como a progressão da pena.
Tem que aumentar a pena para crimes de homicídios e, principalmente para crimes hediondos. Acabar com a progressão da pena para os casos graves. Tem que reduzir a maioridade penal. Tem que ter prisão perpetua para estuprador e muitos crimes hediondos. O blog é contra a pena de morte por uma simples razão: no atual sistema carcomido brasileiro com poderes envolvidos em muita sujeira, só quem iria para o corredor da morte seria preto pobre.
Enquanto a classe política brasileira não resolver aprovar um novo Código Penal vai continuar assim: a polícia que realmente trabalha enxugando gelo, o Judiciário soltando por conta da legislação penal e os índices de criminalidade aumentando.
É como se fosse uma roda viva, retornando sempre ao ponto inicial, ou seja, quase sempre os mesmos criminosos.
Fonte: Blog do jornalista Cláudio Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário